*

Logo Skim ícone

Skim

1.4.32
  • Gratuito
  • 3,70 MB
  • Para Mac OS X
  • Atualizado em 1/3/2018
  • Skim Team
  • Baixar
    Gratuito
  • 11.035downloads
  • 1.5 1 10
  • Download seguro
    Verificado com Antivírus

Um ótimo leitor de PDF em código livre que deixa o Acrobat Reader no chinelo

Por Bruna Rasmussen
Publicidade

A ferramenta Preview do Mac OSX é consideravelmente poderosa quando se trata de arquivos PDF. Contudo, se o usuário precisa de ferramentas de edição mais eficientes, é necessário optar por um dos vários leitores e editores de PDF disponíveis na plataforma. 



Skim é um leitor de PDF com ferramentas realmente avançadas que possibilitam  realizar todas as tarefas de edição e visualização utilizando apenas um aplicativo. Com o Skim, o Adobe Reader torna-se um aplicativo praticamente inútil!

Tudo o que você faz com um arquivo PDF no Preview pode ser feito no Skim, só que de maneira muito mais intuitiva e rápida. São várias ferramentas interessantes como anotações e diferentes formas de visualização.

Visual sofisticado e interessante.

Enquanto o Preview permite que o usuário crie anotações flutuantes, o Skim faz isso e ainda oferece opções de marcação no texto como notas-âncora (anotações que  ficam em um pequeno ícone, mostrando texto ou imagem quando clicado).


Arquivos PDF.
Melhor ainda, há um painel de notas que, quando aberto, mostra toda e qualquer anotação realizada no documento e, com um clique, direciona o usuário até a página relacionada.

O painel de controle do Skim também é semelhante ao do Preview – é possível visualizar miniaturas de cada página do documento ou o Index de cada um. 

As melhorias que envolvem a ferramenta de busca são satisfatórias.

Agora, além de marcar o termo procurado com cores vibrantes, o programa os circula, evidenciando-os ainda mais. 



Se você preferir o método clássico de buscas, basta ir até as preferências do programa para alterar o modo de busca. Assim, basta digitar a palavra procurada e as ocorrências são mostradas uma por vez, conforme o modo clássico.

Lista de conteúdos


Lista de conteudos com gradiente.Uma das características do programa que mais chama a atenção é a lista de conteúdo de cada arquivo PDF que indica, utilizando cores em gradiente, as páginas do documento que foram lidas recentemente — e, melhor que isso, mostrando o quão recentemente.



Isto é, a página que está sendo lida possui a cor mais escura, a página que acabou de ser lida apresenta uma cor um pouco mais clara e assim por diante, ficando simples alternar entre as páginas que receberam visitas recentes.




Facilitando a leitura

Utilizar uma caneta para não se perder nas linhas é coisa do passado. O Skim oferece uma barra para leitura cujo funcionamento é surpreendente. 

Basta pressionar as setas do teclado para que ela deixe a linha que você está lendo em uma cor mais vibrante, diferenciando-se das outras.

Barra de leitura.

As letrinhas ficaram pequenas demais para que você possa enxergá-las? Utilize uma espécie de lente de aumento que atua sobre uma área definida, aumentando as letras ou a imagem do PDF.



Isso é possível sem que seja necessário utilizar a ferramenta zoom. Basta clicar na ferramenta de aumento e escolher a área de atuação. Há ainda uma série de atalhos para redefinir, aumentar ou diminuir a área.



Uma ferramenta parecida permite que você visualize links sem precisar clicar neles. É só passar o mouse por cima da palavra com o hyperlink que uma pequena caixa aparece contendo o link.

Modos de visualização
Aumento sem zoom.

Você precisa apresentar um documento PDF em uma apresentação do trabalho ou escola? O Skim oferece modos de apresentação dos arquivos em PDF que são bastante satisfatórios.



O modo padrão mostra o arquivo em tela cheia com bordas pretas, permitindo que você utilize as setas do teclado para alternar as páginas.

Se preferir, no modo tela o usuário controla as páginas pelas miniaturas laterais ou barra de rolagem.

Mais interessante que tudo isso é o modo Kiosk de tela cheia, que esconde todos os outros aplicativos, menus e área de trabalho; porém, ele não tira os botões e menus do Skim, sendo possível utilizá-los normalmente, mas sem a distração de outros programas e elementos da tela.




Nossa Opinião sobre Skim

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Skim e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Skim é um incrível leitor de arquivos PDF que oferece ferramentas únicas que facilitam a leitura de documentos, além de trazer inovadores modos de visualização como o Kiosk, próprio para apresentações em empresas ou escolas.



O visual do programa é bastante agradável e o menu é interativo. Além disso, se o usuário está acostumado com o menu do Preview, da Apple, acha o menu do Skim bastante semelhante. 



Apesar de ser eficiente na inserção de anotações, o programa peca por não armazenar as anotações no arquivo PDF em si, e sim em extensões separadas dentro do sistema. 



Portanto, se você for visualizar determinado PDF em outro leitor, as anotações não aparecem.  Caso você envie este arquivo para outra pessoa que não possui o Skim instalado, as anotações também não aparecem.



Como todo programa, o Skim possui defeitos, mas apesar disso é um leitor de PDF que tem bastante potencial e já mostra ferramentas mais avançadas que as do famoso Acrobat Reader.

ImportantePrós
  • Ótima interface
  • Código livre
  • Sistema de anotações poderoso
  • Modos de visualização
  • Intuitivo
ImportanteContras
  • Não disponível em português

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?
Publicidade


Shopping Baixaki