Logo Skitch Ícone

Skitch

Versão 2.7.3 Grátis
19.92 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 28/10/2014 EverNote
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Bruna Rasmussen
Tire capturas da tela, edite e ainda poste-as em um servidor gratuito oferecido pelo programa

Depois de muito tempo em uma versão Beta, o Skitch para o Mac 1.0 foi lançado, e agora com ferramentas novas que o tornam o melhor aplicativo para gerenciar snapshots para o sistema operacional da Maçã.

O programa tira capturas de tela com uma qualidade impressionante, além de oferecer recursos de edição. E o melhor de tudo: você pode fazer o upload das suas capturas gratuitamente no website do programa. Recentemente, os donos do Evernote anunciaram a compra do Skitch, de forma que, agora, o usuário pode desfrutar da integração das duas ferramentas de notas.

O Skitch facilita bastante a tarefa de inserir capturas de tela no seu blog ou website. Flechas indicativas, círculos e ferramentas de texto são algumas das opções de edição oferecidas pelo programa. Você pode facilmente deixar sua captura do jeito que desejar antes de postá-la na internet.

Crie, edite e  compartilhe screenshots


Instalando o Skitch

Faça o download do programa a partir da Mac App Store. Após a instalação, o Skitch pede que você entre com o seu login e senha. Se você ainda não é cadastrado no site, vá até o site do desenvolvedor e preencha suas informações. Após fazer o cadastro, entre com o seu login no programa para começar a usar.

Crie uma conta para  começar

A criação de uma conta no Skitch é necessária uma vez que você, ao utilizar o programa, tem o direito de armazenar suas capturas de tela no servidor dele, podendo utilizar o link das imagens em seus blogs e websites. Mas você também pode, se desejar, fazer o upload das imagens para uma rede social que você costuma usar.

Capture tudo o que estiver na sua tela!

Para começar a fazer capturas de tela, abra o programa e clique em “snap”, no canto superior direito da tela principal. O processo é bem parecido com a captura original do Mac, porém a imagem é aberta posteriormente no Skitch para edição. Selecione a área a ser capturada clicando em um ponto e arrastando até cobrir o que você deseja mostrar.

Clique em Snap para  tirar screenshots

Após fazer a captura da região desejada da tela, é hora de editar o que você quer, adicionando setas, desenhos e texto na imagem. As ferramentas de edição se encontram no canto esquerdo da tela do programa. Para alterar a cor de cada elemento, clique sobre a bolinha colorida que se encontra na lateral direita e escolha a nova tonalidade.

Você também pode alterar facilmente o tamanho da imagem, clicando e arrastando qualquer um dos quatro cantos da janela para dentro (para diminuir) ou para fora (para aumentar) e estabelecer a nova dimensão do arquivo. Nunca foi tão fácil redimensionar os seus screenshots!

Outra ferramenta para alterar as dimensões da imagem é o crop, bastante famoso no Photoshop e outros programas de edição. Com ele, você elimina partes da imagem, bastando clicar na borda da região de edição e arrastar para dentro. Se você deseja criar uma espécie de borda, pode arrastar para fora: uma borda branca aparece para cobrir o espaço.

Use atalhos!

Aproveitando os atalhos de captura de imagem do Mac, o Skitch adicionou mais alguns modos de captura utilizando o mesmo padrão de atalho.

Mac:
Command-Shift-3 – Captura a tela inteira

Command-Shift-4 – Captura área selecionada

Command-Shift-4 e Control enquanto seleciona – Captura a tela inteira e copia a imagem para o Clipboard

Command-Shift-4 e Espaço – Captura a janela selecionada

Skitch:
Command-Shift-5 – Selecione a área desejada e espere 3 segundos para a captura.

Command-Shift-6 – Captura a tela inteira



O programa também oferece a opção de tirar capturas da iSight ou qualquer outra webcam conectada ao Mac. No entanto, lembre-se de que o Skitch não possui ferramentas avançadas de edição, sendo possível apenas adicionar algum texto, flechas ou desenhos à mão livre.

Nunca foi tão fácil salvar o seu trabalho

Terminou de editar e quer salvar a sua imagem ou compartilhá-la com os seus contatos nas suas redes sociais favoritas? É muito mais fácil do que você imagina! Para salvar, você precisa escolher um nome para o documento que é criado ou salvar a imagem com o nome que ele cria automaticamente. Mude o nome digitando o novo na caixa de texto abaixo da figura.

Escolha um nome para o  novo documento

Logo após mudar o nome, troque a extensão do arquivo, se desejar, para salvá-lo. Clique sobre o botão ao lado do nome para abrir as opções. Por padrão, o programa escolhe o formato JPG para saída, mas existem outros que você pode escolher, como PNG e até um formato exclusivo do programa, para ser compartilhado com outros usuários.

Defina a extensão do  arquivo

Pronto, agora clique em “Drag Me” e, com o botão pressionado, arraste o mouse para o local no qual você deseja que a imagem seja salva. Esse método dispensa todo o trabalho de encontrar a pasta de saída em menus muitas vezes confusos. Apenas arraste!

Compartilhando o documento

O Skitch foi pensado para facilitar o trabalho do usuário, e compartilhar os seus arquivos criados com ele é superfácil! No canto inferior direito existe um botão chamado “Share”. Clique nele para fazer o upload da imagem para o servidor gratuito do programa. Em segundos essa operação é concluída e você tem mais algumas opções à sua disposição.

Clique em Share para  compartilhar

Clique em “Image page link” para copiar o link da imagem no servidor do Skitch e compartilhá-lo com outras pessoas. Além disso, você pode clicar em “Tweet this image” para enviar o link para os seus seguidores do Twitter ou outra rede social.

Alternativamente, você pode fazer o upload das imagens e anotações para os servidores do Evernote, graças à recente aquisição do Skitch pelos donos do famoso aplicativo de notas multiplataforma.

Desenhando com o Skitch

Apesar de não ser uma ferramenta especialmente voltada para isso, é possível desenhar também usando o Skitch. Se você procura uma maneira mais básica de criar desenhos rapidamente, ele tem o que você precisa. As opções de desenho se encontram na lateral esquerda do programa.

Teste as suas  habilidades no desenho

Aproveite que compartilhar e salvar com o Skitch é extremamente simples e use-o como ferramenta de desenho também! Descubra tudo o que este programa tão completo tem a oferecer e torne o trabalho de criar, editar e compartilhar screenshots muito mais descomplicado!

Alternativamente, o usuário pode fazer o upload das imagens e anotações para os servidores do Evernote, graças a recente aquisição do Skitch pelos donos do famoso aplicativo de notas multiplataforma.

Nossa Opinião sobre o Skitch

Quem busca rapidez e agilidade para criar, editar e compartilhar screenshots e imagens de uma webcam ligada ao computador vai encontrar tudo isso no Skitch. Tudo no programa é descomplicado e muito mais simples do que em qualquer editor, como a ferramenta para redimensionar as imagens e o modo como elas são salvas.


Um dos únicos pontos negativos é que não existe versão em português, porém a interface é bastante intuitiva, com desenhos indicativos, e isso pode não se tornar um problema. De qualquer forma, vale a pena instalar o Skitch e testá-lo.

Prós & Contras

Prós

  • Boas ferramentas de desenho
  • Integração com o Evernote

Contras

  • Não existe versão em português.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Skitch

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação