Logo Spelunky Ícone

Spelunky

Versão 1.0 Grátis
19.73 MB
Funciona em: Mac
OS X
Adicionado em : 18/07/2011 Derek Yu
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

André Luiz Cavanha
Aventure-se por cavernas subterrâneas cheias de tesouros, donzelas em perigo e até lojas de equipamentos

Apesar da “morte” dos velhos consoles como Atari e NES, muitos jogos ainda são desenvolvidos nos moldes dos antigos vídeo games de 8 bits. Um exemplo é o Spelunky, um game de aventura em plataforma com inovações que você dificilmente verá em outros jogos. No melhor estilo Indiana Jones, você controlará um explorador em busca de tesouros, dentro de perigosíssimas cavernas. Mas não pense que só porque o estilo é “das antigas” que o jogo é fácil, muito pelo contrário, Spelunky é um jogo difícil e cheio de ação, onde sobrevive quem tem os dedos ágeis.

Não há a necessidade de instalar nada. Basta fazer o download do arquivo ZIP e extraí-lo para a pasta de sua preferência. Depois, abra o executável de nome “spelunky_1_0.zip” para jogar.

Não se preocupe logo de início com os comandos, pois há um tutorial que ensina tudo o que você precisa saber para sobreviver em meio aos perigos do Spelunky. O tutorial está em inglês, então é recomendável um nível intermediário de entendimento do idioma. Se você não sabe inglês, não se preocupe, veja abaixo a lista de comandos. Se quiser, altere os controles a seu gosto na tela inicial do jogo, clicando no botão “keyconfig”.

Spelunky - Imagem 1 do software

Controles

Setas para direita e esquerda – Andar;
Seta para cima – Subir escadas, cordas e olhar para cima;
Seta para baixo – Abaixar;
X – Usa o chicote, joga ou usa o item que estiver sendo carregado;
Z, W ou Y – Pular;
C – Alterna entre o chicote, bombas e a corda;
B – Atalho para atirar bombas;
R – Atalho para usar a corda;
F – Acende a toxa;
P – Comprar ou apostar;
Esc – Pausar o jogo e exibir o menu com a opção de sair;
F4 – Muda para tela cheia;
M – Liga e desliga a música;

- Para abrir baús e caixotes, segure a seta para cima e pressione X;

- Para correr, ande e pressione a seta para baixo ou segure o SHIFT, CTRL, ALT ou a barra de espaço;

- Para pegar itens, abaixe-se próximo a eles e aperte X. Lance-os apertando X novamente. Se você mantiver a seta para cima apertada e depois pressionar X, o item será jogado para cima. Se mantiver a seta para baixo apertada e depois pressionar X, o item será solto no chão.

Spelunky - Imagem 2 do software

Dicas

No primeiro nível, você terá 4 bombas e 4 cordas. Para usá-las, aperte C até aparecer o item desejado e aperte X.

As bombas devem ser armadas primeiro. Cuidado para que elas não explodam enquanto você ainda está segurando.

As cordas podem ser jogadas para cima ou para baixo, dependendo do local onde você está. Caso esteja em uma beirada, aperte a seta para baixo e use a corda para que ela seja lançada para baixo e você possa descer sem perigo de cair de muito alto.

Você segurará automaticamente nas bordas das paredes quando pular nelas. Essa característica ajudará muito quando a parede for um pouco mais alta do que você é capaz de pular. Depois de se pendurar na borda da parede, aperte Z para pular para cima dela.

Em locais perigosos, você pode se agachar e engatinhar até a beirada da parede. Fazendo isso, seu personagem se pendurará na borda da parede automaticamente, o que reduz a distância da queda.

Cuidado para não cair de distâncias muito altas, pois você ficará tonto e perderá energia.

É possível destruir qualquer parte do cenário. Portanto, cuidado com o local onde joga bombas, pois você pode acabar sem nenhum caminho para continuar e terá que pensar em um jeito de seguir adiante (o suicídio deverá ser considerado).

Nossa Opinião sobre o Spelunky

Prepare-se para ficar horas seguidas jogando Spelunky, pois ele é viciante. Não pense que você vai conseguir sair ileso, pois é impossível terminar o jogo sem morrer várias vezes. Mas é aí que está a graça do game, já que cada vez que você morre e volta para a fase em que estava, ela muda. Não há um nível igual a outro, o que dá ao Spelunky a sensação de ser infinito. Dificilmente o jogador enjoará.

O único ponto fraco do jogo é a música repetitiva, mas isso é facilmente corrigido, pois há a opção de desabilitá-la. Spelunky é um jogo desafiador, difícil e com muita ação. O fato de o cenário ser destrutível também é uma das boas idéias. Jogando bombas em locais estratégicos das cavernas, você pode coletar o ouro que estava preso, ou seja, não só é possível explorar aquilo que está em seu caminho, como também tudo o que aparecer nos caminhos que você mesmo construir (ou demolir).

Prós & Contras

Prós

  • Divertido.
  • Desafiador.
  • Não é repetitivo.

Contras

  • Música cansativa.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Spelunky

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação