Logo Sym Ícone

Sym

Versão DEMO Grátis para testar
292.97 MB
Funciona em: Mac
OS X
Adicionado em : 19/02/2015 Atrax Games
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luciano Carvalho
Um jogo que serve como metáfora para as fobias sociais com um visual incrível

Sym, apesar do nome, não é uma marca de absorventes nem um simulador ultrarrealista. Ele é um jogo de plataforma com puzzles sobre um adolescente com fobia social que, para conseguir lidar com os seus medos, imagina o mundo como um desenho preto e branco.

Porém, mesmo esse espaço com cores limitadas tem seus perigos e desafios. O lado claro tem flores que podem devorar o protagonista, e o escuro tem lâminas giratórias que podem dilacerar o personagem.

Além disso, cada um tem a sua própria gravidade, o mundo branco sendo na orientação “normal”, com o chão na parte de baixo, e o outro mundo tendo uma gravidade reversa, que deixa o protagonista de ponta cabeça. Para completar cada nível, é preciso usar isso a seu favor para escapar dos obstáculos e alcançar a saída.

Sym é um game para quem procura desafios que vão além de velocidade e reflexos rápidos. É preciso analisar bem a situação antes de sair correndo por ai, pois não há perdão para erros: qualquer um dos obstáculos é capaz de matar em um só golpe.

E, por mais que seja simples, este jogo traz uma nova luz para quem sofre com timidez ou a ansiedade gerada por fobia social. Claro que não substitui nenhum tratamento, porém oferece uma nova perspectiva e mostra que esse problema é muito mais comum do que se imagina, afinal, existem até jogos sobre isso.

imagem do jogo

Controles

  • A ou seta para esquerda: ir para a esquerda;
  • D ou seta para a direita: ir para a direita;
  • X ou seta para cima: entrar em portas;
  • W ou seta para cima: pular;
  • S ou seta para baixo: alternar entre o mundo preto e o branco.

Instalação

A DEMO do jogo está disponível na Steam. Caso você não esteja familiarizado com a plataforma, veja este tutorial do TecMundo para aprender como fazer uma conta ou instalar novos games.

Nossa Opinião sobre o Sym

Sym tem um visual simples e uma jogabilidade complexa, com puzzles que envolvem mudar a gravidade e riscos exclusivos para cada realidade. No mundo branco as flores escondidas no gramado como meras sementes podem ser mortais. Já no mundo escuro, lâminas estão prontas para triturar o protagonista e punir qualquer falha. É preciso avançar com cuidado e calcular bem os pulos.

Os gráficos simplificados e usando apenas duas cores poderiam realmente ter sido feitos por um adolescente com fobia social que desenha para fugir da realidade e encontrar uma forma de se acalmar. O tutorial do game fica escondido em plena vista, na forma de pichações pelo cenário, o que também combina com rabiscos em paredes ou cadernos feitos por jovens.

Porém, não entenda essa afirmação como um ponto negativo. A escolha do visual está totalmente condizente com a história do protagonista adolescente com problemas de ansiedade que procura uma válvula de escape.

Their eyes are hunting me

Sym não perdoa falhas, assim como a consciência de quem fica constantemente se lembrando de situações embaraçosas que aconteceram. E um detalhe no cenário chama atenção: os olhos que não machucam, mas que seguem e julgam o protagonista. Eles servem como uma metáfora perfeita para situações desconfortáveis, aquelas em que você sente como se todos os olhos estivessem voltados para o seu vexame.

Todos os inimigos são coisas comuns, como plantas e animais, mas nenhum é humanoide. Talvez para simbolizar que o maior inimigo de quem tem fobia social não são as outras pessoas, mas seus próprios medos.

Here I’m the ruler

Os sons do jogo são melancólicos, mas conseguem trazer um tom de esperança e superação, sem ficar muito brega ou explicitamente de autoajuda, até porque é só uma melodia sem letra. Eles apenas pavimentam o caminho contado pela história.

Sym é um game sombrio e difícil, mas sem chegar ao ponto desesperador de Limbo, pois nesse caso os maiores inimigos são a sua insegurança, a ansiedade e a timidez. Quem sabe a reflexão que o jogo traz não possa ajudar alguém a lidar melhor com seus próprios problemas?

Prós & Contras

Prós

  • Puzzles desafiadores
  • Metáforas interessantes

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Do mesmo desenvolvedor

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Sym

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação