O programa mais utilizado para manipular e editar imagens é, com certeza, o Adobe Photoshop. Entretanto, além de ser um software caro e pesado, apresenta funções e ferramentas que um usuário iniciante ou intermediário jamais vai utilizar. Uma boa alternativa para o Photoshop é o GIMP, editor de imagem de código aberto originalmente desenvolvido para Linux, que apresenta sua mais nova versão para Mac Intel e PowerBook.
Ferramentas básicas e avançadas
Trabalhe com camadas, edição de cores, canais, filtros e efeitos. Todas as ferramentas básicas e mais utilizadas são semelhantes às do Photoshop, sendo fácil familiarizar-se com a interface do GIMP.
O software é flexível o bastante para ser utilizado como um simples Paint ou como um poderoso editor de imagens, oferecendo recursos avançados de manipulação e criação.
Crie GIFs animados
O usuário pode criar gráficos, logos, redimensionar e cortar as imagens do jeito que preferir. O GIMP também pode ser utilizado para criar GIFs animados, função muito utilizada, hoje, para a criação de emoticons para o MSN Messenger.
Filtros
Assim como o Photoshop, o GIMP oferecediversos filtros divertidos paramanipular suas imagens. Filtros que vãodesde a remoção de granulaçãoda foto (Noise), filtros artísticos como cubismo e desenho até filtrospara borrar (Blur). O software oferece um menu recheado depossibilidades sofisticadas para manipular suas fotos com qualidade.
Formatos suportados
O GIMP reconhece e exporta desde os arquivos em formatos básicos como JPG, TIFF e PNG até formatos sofisticados como RAW e o próprio PSD, formato clássico do Adobe Photoshop.
Extensões
Plug-ins e extensões foram criadas para aumentar o leque de possibilidades oferecidas pelo aplicativo. A interface avançada permite fazer de tudo no GIMP, desde as tarefas mais básicas até edições complexas e formadas por diversas camadas e efeitos. Mais de 100 plug-ins estão disponíveis para download aqui.
Otimização de cores
Geralmente as fotos e imagens digitais acabam apresentando pequenasimperfeições de cor ou tonalidade. Com o GIMP, você edita as cores domodo que preferir utilizando ferramentas como o Balanço de cores,Brilho e Contraste e canais de cor.
Interface
O GIMP é composto por 2 grupos principais de ferramentas que são totalmente independentes um do outro, tornando possível modificar a disposição das janelas conforme sua necessidade.
Na caixa de ferramentas (toolboox) você tem as ferramentas básicas como pincel, balde de tinta, borracha, conta gotas, ferramentas de seleção, etc. É também nesta janela que você tem o controle das cores que estão sendo utilizadas. No outro grupo de ferramentas, você tem as janelas de camadas, texturas, pincéis, gradiente, caminhos e histórico de ações.
A disposição das ferramentas acaba por ser muito semelhante ao Photoshop. A flexibilidade e customização das funções, no entanto, é muito maior no GIMP. O usuário edita sua imagem como bem entender, dispondo de recursos avançados e precisos, porém, fáceis de usar.
Perfeito para o Mac
Na sua mais nova atualização, o editor de imagens GIMP, você não precisa mais do aplicativo X11 para rodar o software. Além disso, a interface está muito mais completa e compatível com o Mac. Com o GIMP, o usuário tem acesso a um editor repleto de recursos avançados, com uma interface simples e menus intuitivos e, o melhor de tudo: sem pagar nada.