Logo theBlu Ícone

theBlu

Versão 2.2.1 Grátis
37.21 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 26/11/2013 Wemu Media

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

André Luiz Cavanha
Prenda a respiração e leve o seu PC para o fundo do mar com este screensaver com aspecto de rede social

theBlu é um screensaver sem precedentes, apresentando um conceito inovador para os protetores de tela. O software agrega aspectos de uma rede social ao mecanismo que ocupa a tela enquanto a Área de trabalho permanece em descanso.

Este aplicativo aplica um ambiente tridimensional e interativo no seu computador, fazendo com que você tenha a sensação de estar mergulhando em um oceano e possa interagir com outras pessoas que também utilizem o screensaver.

O programa também apresenta informações sobre peixes e vegetais que habitam as profundezas do mar, possibilitando que você aprenda sobre a vida marinha de uma forma muito mais agradável.

theBlu - Imagem 1 do software

Cadastro

Para usufruir de todas as funcionalidades fornecidas pelo theBlu, você precisa ter uma conta ativa no site do programa. Existem duas formas de criar o seu perfil: preenchendo o formulário desta página ou conectando sua conta no Facebook. É válido dizer que, nesse segundo caso, é necessário que você libere algumas permissões de acesso às suas informações na rede social.

Bonito e educacional

Ao iniciar o theBlu, você perceberá que o seu monitor começa a afundar em águas ainda desconhecidas. Esse é o primeiro passo para um mundo novo, no qual vivem dezenas de espécies de peixes, algas, corais, entre outros seres vivos que fazem parte desse tipo de habitat.

theBlu - Imagem 2 do software

Clicando sobre um desses elementos, o screensaver exibe popups com as principais características do item selecionado, como profundidade em que é encontrado, alimentação, estilo de vida (solitário ou em grupos) e muito mais. Assim, é possível aprender sobre a vida marinha de uma maneira mais divertida e imersiva.

Aquário personalizado

A segunda perspectiva do theBlu consiste na personalização do ambiente aplicado como proteção de tela. No cenário reproduzido pelo aplicativo, você pode passear por um recife de corais (Reef) ou uma área destinada somente para a sua conta (My Habitat).

É nessa primeira seção que você pode descobrir mais sobre os animais e plantas que vivem no fundo do mar. Por esse ambiente circulam uma infinidade de peixes, os quais você pode seguir, acompanhando-os enquanto nadam, e conhecer que pessoa o adquiriu.

theBlu - Imagem 3 do software

Você é capaz inclusive de acompanhar a evolução desse indivíduo no theBlu, sendo informado sempre que ele realizar uma nova aquisição. Por sua vez, acessando a loja (Store), você pode comprar as mais variadas espécies de peixes.

As transações são feitas por meio de créditos, os quais são adquiridos a partir de pagamentos eletrônicos ou realizando algumas atividades promocionais promovidas pelos desenvolvedores do screensaver. Além disso, o programa permite que sejam tiradas screenshots dos ambientes em exibição, podendo ser compartilhadas pelo Facebook.

Nossa Opinião sobre o theBlu

Provavelmente, você nunca tenha visto nada igual ao theBlu. Este protetor de tela quebra um paradigma antigo desse tipo de programa: a falta de interação. Ele combina com muita qualidade a ambientação do fundo do mar (com excelentes perspectivas 3D) e recursos de uma rede social.

As imagens não são perfeitas ou extremamente realistas, e facilmente é possível perceber a virtualização dos peixes. Contudo, os cenários possuem uma riqueza de detalhes impressionante, com belíssimas texturas e efeitos de profundidade – além de uma grande variedade de elementos. A vida e o ambiente marinho como um todo são muito bem reproduzidos.

A possibilidade de interagir com os elementos dos cenários, inclusive adquirindo conhecimentos sobre tais, é realmente algo inovador nessa categoria de software – dando ao programa também um viés educacional. A combinação de todas essas características promove uma experiência muito imersiva e agradável.

Em contrapartida, a soma desses recursos torna o theBlu um aplicativo muito pesado, exigindo bastante do hardware. Assim, computadores com processadores e memórias RAM limitados podem encontrar dificuldade para executá-lo.

Embora visualmente este protetor de tela seja incrível, a sua trilha sonora deixa um pouco a desejar. A música de fundo é sempre a mesma, o que pode tornar o programa um pouco enjoativo ao longo do tempo. Sentimos falta também da reprodução de ruídos comuns do oceano – recurso que proporcionaria maior imersão ao screensaver.

Prós & Contras

Prós

  • Ambientes marinhos muito bem reproduzidos
  • Interação com os elementos do cenário
  • Experiência extremamente imersiva
  • Apresenta informações sobre animais e vegetais exibidos

Contras

  • Trilha sonora enjoativa
  • Aplicativo pesado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o theBlu

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação