Logo Time Lapse Assembler Ícone

Time Lapse Assembler

Versão 1.5.3 Grátis
1.07 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 01/11/2012 Dan Bridges
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Cristina Martins Nemes
Monte time-lapses rapidamente com uma ferramenta de edição especial para esse tipo de vídeo

O Time Lapse Assembler é um programa que, a partir de uma sequência de imagens fornecida pelo usuário, converte as fotografias e monta um filme em time-lapse rapidamente. Basta definir os parâmetros básicos como tamanho e quantidade de frames por segundo!

Você sabe o que são time-lapses?

Provavelmente você já viu um, mas talvez não saiba que esse é o seu nome. Time-lapse é um tipo de animação quadro a quadro, na qual o tempo decorrido durante a ação vista é muito maior do que o tempo do filme em si, uma espécie de oposto ao slow-motion, no qual um acontecimento que é rápido na vida real é “alongado” no video.

Por exemplo, se você fotografar o céu da sua cidade (normalmente usando um tripé) de uma mesma posição durante um dia inteiro em intervalos de 15 minutos, por exemplo, e montar com essas imagens um vídeo de poucos minutos, o resultado é um time-lapse, no qual a impressão que se tem é que o céu está se movendo bem mais rápido que o real. Veja um exemplo dessa técnica:

Fonte: 599 Productions

Muitas pessoas acreditam que montar um time-lapse é difícil e demorado, mas não é bem assim. O Time Lapse Assembler é um aplicativo completamente descomplicado que monta filmes desse tipo em instantes. Tudo o que você precisa fazer é colocar as imagens numeradas em ordem em uma pasta e fazer o upload delas no programa. Depois disso, configure alguns parâmetros e o software faz o resto!

Montando o filme

As opções de configuração do filme são bem básicas, mas facilitam bastante o trabalho do editor do vídeo, pois o maior trabalho maior fica a cargo do programa. Para começar, faça o upload da pasta de imagens no programa, no campo “Source Directory”.

Interface do programa

Após isso, você pode definir um modo de codificação para o filme, em “Codec”. Não é preciso alterar essa configuração se você não desejar. A próxima opção, ao contrário, é uma das mais importantes e é o que vai dar ao seu filme a cara de time-lapse de verdade.

Definindo o Framerate

O framerate é a quantidade de frames por segundo, isto é, a quantidade de quadros (fotografias) que são exibidas neste período de tempo. Os filmes normais e a televisão normalmente utilizam entre 24 até 30 fps (frames por segundo), que são percebidos pelo olho humano como uma imagem fluída, e não como quadros separados.

Quadros de um rolo de filme

No caso de um time-lapse, a quantidade precisa ser muito maior. Pense que você precisa fazer caber, por exemplo, um dia inteiro (milhares de quadros) dentro de 10 segundos (aproximadamente 240 quadros). Nesse caso, cada segundo vai conter muito mais quadros que o normal, o que vai dar a aparência final de que o tempo está passando depressa.

Para calcular a quantidade de frames por segundo, é preciso saber quantos quadros você tem e quanto tempo de vídeo você quer obter. Se você tem 600 quadros e quer 10 segundos de filme, divida 600 por 10 e o framerate correto será 60 frames por segundo. Você pode ir experimentando valores diferentes para saber como fica o resultado se você altera essa taxa para mais ou menos. É importante  ter bastante paciência no começo!

Faça vários testes alterando o framerate

O que mais falta?

Se você deseja redimensionar o filme, pode fazer isso em “Dimensions”, marcando a caixa “Resize” e informando as novas dimensões. Para não distorcer a imagem é aconselhado marcar também a opção “Scale proportionally”. Em “Quality” você ajusta a qualidade do filme (quanto maior, mais pesado o arquivo final se torna). Por fim, para gerar o vídeo, clique em “Encode” e espere o arquivo ser gerado.

Espere, o programa está montando o vídeo!

O processo pode demorar um pouco, dependendo de alguns fatores. Por exemplo, quanto mais imagens e maiores elas forem, mais tempo é necessário para juntá-las. A qualidade do material também influencia no tempo. Se você está apenas fazendo um teste e quer um resultado mais rápido, experimente colocar poucos quadros e com um tamanho menor, apenas para ver se é o que você deseja.

Nossa Opinião sobre o Time Lapse Assembler

O Time Lapse Assembler é um programa ideal para quem precisa montar filmes utilizando a técnica de time-lapse, mas não quer gastar muito tempo em editores mais complexos, como o Final Cut e o Adobe Premiere. Ele fornece as ferramentas básicas para a criação desse tipo de vídeo, e é perfeito para quem não tem noções aprofundadas de softwares de edição, pois faz o trabalho todo sozinho.

Porém, justamente por ser tão simples, ele pode não agradar àqueles que desejam mais opções ou ajustes mais finos, como poder utilizar framerates diferentes ao longo do filme. Outra desvantagem dele é que a taxa máxima de frames por segundo é 60, o que limita um pouco as possibilidades de criação.

Prós & Contras

Prós

  • Cria time-lapses de forma rápida e sem complicações.
  • Oferece diferentes codificações para o material final.

Contras

  • Não oferece opções mais avançadas de edição.
  • O framerate máximo pode limitar o material final.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Time Lapse Assembler

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação