Logo Vivaldi Ícone

Vivaldi

Versão 1.13.1008.40 Grátis
53.42 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 05/09/2018 Vivaldi Technologies
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Leonardo Florsz
Inspirado no Opera e com núcleo do Chrome, este browser promete surpreender muita gente

Se você achou que o mercado de navegadores estaria “restrito” a basicamente Google ChromeMozilla Firefox, é bom ficar de olho no mais novo programa do gênero: o Vivaldi.

Este navegador está sendo desenvolvido por John von Tetzchner, cofundador e ex-CEO do Opera, com base no Chromium/Blink — que, grosso modo, é o núcleo do browser da Gigante das Buscas.

Apesar de ter sua essência extraída de um de seus concorrentes, o Vivaldi não se parece em nada com ele e ainda oferece mecanismos pouco convencionais entre os demais softwares da categoria. Chegou a hora de você conhecer uma grande promessa entre os navegadores atuais.

Atenção!

Antes de nos aprofundarmos em mais detalhes do Vivaldi, é válido salientar que esta é uma versão Technical Preview, ou seja, voltada para desenvolvedores. Isso significa que o aplicativo ainda está em desenvolvimento e pode apresentar instabilidades e incompatibilidades. Por isso, não é indicado que ele seja usado como browser-padrão.

Inspirado em suas raízes

Conforme já mencionamos, o Vivaldi está sendo produzido por um dos responsáveis pela criação do Opera, um navegador bastante conhecido e respeitado. E como não poderia deixar de ser, o novo browser tem claras inspirações em seu “irmão mais velho”.

Entre as características compartilhadas entre ambos, estão a possibilidade de realizar ações por meio de gestos efetuados com o cursor do mouse, uma função que reúne seus sites favoritos ou os mais acessados em uma tela com miniaturas (chamado Speed Dial no Opera) e o recurso que permite o agrupamento de várias páginas favoritadas em pastas.

Vivaldi - Imagem 1 do software

Assim como o software que lhe serviu como inspiração, o Vivaldi também oferece uma barra de ferramentas na sua lateral esquerda. Ali, você encontra acesso a todos os seus favoritos, ao serviço de email gratuito que será fornecido pelo navegador em sua edição final, a uma agenda de contatos (com foto, endereço, email e telefone), à lista de downloads realizados e a um bloco de notas que permite até tirar e anexar screenshots automaticamente.

Um modo diferente de usar abas

O Vivaldi conta com duas opções bem interessantes para o uso de abas no navegador. Uma delas já foi introduzida desde as primeiras versões do browser, que é a mudança da tonalidade de uma guia de acordo com as cores do site acessado. Além disso, o Vivaldi disponibiliza uma série de filtros que alteram o estilo e a coloração das páginas carregadas.

Entre as modificações oferecidas, estão os modos preto e branco, escalas de cinza, tonalidade invertida, sépia, entre outros. O navegador também traz o agrupamento de várias guias em uma única, permitindo alternar facilmente entre elas. Essa função é ativada simplesmente “arrastando” uma aba para cima da outra.

Vivaldi - Imagem 2 do software

Como resultado, você pode ver várias pequenas divisões em cima do local daquela guia, indicando as demais.

Enquanto as abas estiverem empilhadas, você também pode escolher entre visualizar uma por vez ou dividir a janela ativa com várias delas ao mesmo tempo. As opções para essa função estão disponíveis na barra de estado do navegador e basta um clique para modificar o modelo que está habilitado no momento.

Vivaldi - Imagem 3 do software

Há, também, a opção “Desempilhar” em menu de contexto, que faz com que as guias agrupadas voltem a ser divididas em várias abas. O aplicativo também traz uma função semelhante para telas com o mesmo tipo de conteúdo. Nesse caso, basta clicar com o botão esquerdo em uma daquelas que serão agrupadas e usar a função “Empilhar guias semelhantes”.

Praticidade na navegação

O Vivaldi possui algumas opções que podem ser interessantes para o uso em conexões mais lentas, ou quando você não necessite de determinadas funções, como é o caso de ocultar imagens. Com ele, você pode escolher se deseja carregar ou não as imagens e, também, optar por visualizar apenas aquelas que já estejam no cache do sistema.

Vivaldi - Imagem 4 do software

Ainda nessa linha, o navegador traz a possibilidade de aplicar filtros às páginas carregadas. Assim, você pode bloquear conteúdo, caso desejado, mudar o esquema de cores de um site, alterar a fonte utilizada, deixar tudo em três dimensões e excluir transições, por exemplo. Tanto a ativação quanto a desativação de qualquer uma dessas características é acessada pelo atalho presente na parte inferior do programa.

Também é possível ocultar ou visualizar painéis facilmente por meio do botão exibido na barra de estados do browser ou até mesmo modificar o zoom aplicado na página. Marcadores, contatos, downloads e anotações integram um pequeno menu na lateral esquerda da tela, evitando a ocupação desnecessária de espaço e agilizando o seu acesso.

Nossa Opinião sobre o Vivaldi

Vivaldi oferece mais uma opção de navegador para você acessar as suas páginas favoritas na internet. Combinando recursos do Opera, browser que o inspirou, com o núcleo do Google Chrome, este aplicativo mostrou ser bastante veloz e ter uma ótima estabilidade, mesmo ainda estando em desenvolvimento.

Aliás, é bom aproveitar o gancho para reforçar mais uma vez que o programa ainda está inacabado, podendo apresentar incompatibilidades e instabilidades durante sua execução. Apesar disso, durante nossa análise não presenciamos qualquer problema com ele, e seu desempenho foi completamente satisfatório.

Manipulação agradável

A interface do Vivaldi esbanja beleza, combinando perfeitamente um esquema de cores leve e uma boa organização das funções na tela. Assim como de costume, ele traz uma barra de opções enxuta na parte superior da tela e alguns botões colocados na lateral esquerda. Dessa maneira, além de facilitar o acesso a tais alternativas, ele evita o acúmulo de opções direto na interface.

Além disso, várias opções de navegação podem ser abertas diretamente na barra de estados do browser – e tudo em poucos cliques. A função de agrupar guias opera no modelo inteligente de “clicar e arrastar” e a reversão, bem como várias opções específicas para abas podem ser encontradas via menu de contexto.

O navegador também suporta atalhos de teclado para quem prefere navegar dessa maneira, o tornando bastante versátil. As configurações são acessadas a partir de um único botão, tornando a sua interação descomplicada e garantindo que mesmo iniciantes não venham a ter maiores dificuldades na operação do Vivaldi.

Adicionalmente, o aplicativo já conta com versões traduzidas para uma série de idiomas, incluindo o português.

Peculiaridades funcionais

Outro ponto positivo do Vivaldi é a disponibilização de recursos peculiares, incluindo a adaptação da tonalidade das abas e menus do programa de acordo com o site visitado, o sistema de notas que ficam armazenadas diretamente no browser e os filtros com variados estilos de modificação de cores.

Se você quer migrar de outro browser para o Vivaldi ou simplesmente testá-lo sem abrir mão dos seus dados, agora está disponível a importação a partir dos navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer e Opera.

Nem tudo é perfeito

Para não dizer que o Vivaldi é completamente perfeito, alguns mecanismos presentes na maioria dos navegadores modernos e mais conhecidos ainda não fazem parte do Vivaldi. Entre essas funcionalidades, estão sincronização de configurações, personalizações da interface e diferentes modos de exibição da barra de ferramentas.

Contudo, como o browser ainda está em fase de desenvolvimento e de testes, é bem provável que esses e outros recursos sejam implementados até o lançamento da sua edição final.

Prós & Contras

Prós

  • Interface bonita e organizada
  • Muito fácil de usar
  • Mostrou estabilidade mesmo sendo uma versão de teste
  • Ferramentas promissoras

Contras

  • Ainda faltam alguns recursos comuns nos navegadores mais modernos
  • Não possui tradução para o português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Vivaldi

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação