Logo WaveMaker Ícone

WaveMaker

Versão 6.7.0 Grátis
80.47 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 17/03/2014 WaveMaker
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Esse programa dá uma ajudinha na hora de criar um site

Se você quer criar um site, porém não possui um conhecimento avançado de linguagens como HTML e CSS, o WaveMaker pode ser de grande ajuda. Ele cria todo o código enquanto você precisa apenas se preocupar com a parte visual.

Na tela de boas vindas que aparece assim que você abre o WaveMaker pela primeira vez, existe um botão chamado “Create a New Project”. Clique nele para começar a trabalhar em um novo projeto em branco. Você precisa dar um nome para ele e escolher um Template, se já quiser começar com uma base pronta. É possível adicionar e retirar elementos posteriormente, portanto essa escolha não é definitiva.

Crie um novo projeto de site

É recomendado que você já tenha um desenho do seu site, com a disposição dos elementos, botões, menus e figuras. Além disso, é recomendado também ter um mapa do site, com todas as páginas que você deseja criar e um esquema de navegação entre elas. Isso deve ser bem pensado antes de iniciar a montagem, pois deixa o processo mais fácil.

Monte a estrutura do site

A janela tem, basicamente, três partes: uma coluna na lateral esquerda, com as ferramentas e elementos que podem ser adicionados à pagina, a coluna central com o modelo em tempo real do seu site, mostrando todas as modificações feitas e, por fim, a coluna na lateral direita da janela, que possui as propriedades de cada item, de acordo com o que estiver selecionado.

Para adicionar um elemento à página que você está criando, basta escolher na lista à esquerda o que você precisa e arrastar para a área de criação. Você pode clicar e arrastar dessa mesma forma os elementos que já foram adicionados, movendo-os pela tela para ajustar os seus locais corretos.

Delete os elementos da sua página se for preciso

Para apagar algum elemento, basta selecioná-lo (ele está selecionado quando fica com uma borda azul com o nome do item em um marcador no canto superior direito) e clicar no botão de apagar - aquele com o ícone com um “X” vermelho - no menu na barra superior do programa, como mostra a imagem acima. Essa barra contém outros botões importantes, como a função de copiar e a opção de voltar.

Configure cada elemento

Já a barra de propriedades na lateral direita da janela trabalha, como o seu nome já diz, com as particularidades de funcionamento e aparência de cada um dos itens do seu site. Para configurar isso, basta selecionar um elemento e a barra de propriedades mostra todas as opções para aquele item.

Por exemplo, se for um botão, você pode configurar a ação quando ele for apertado, o que está escrito, se existe alguma figura, o tamanho, posição etc... Essas propriedades variam de acordo com o tipo de elemento e configurar isso é o que deixa o seu site totalmente personalizado.

Propriedades de um elemento da página

Você pode, se desejar, trabalhar com linguagens de programação e códigos, porém isso não é obrigatório. Para fazer isso, clique na guia “Source” e configure o que for preciso. O resultado também aparece em tempo real, basta voltar para a guia “Canvas” e ver as modificações que você fez.

Nossa Opinião sobre o WaveMaker

O WaveMaker é um programa que simplifica muito a criação de um site. Recomendado para quem não trabalha com desenvolvimento de sites, que não possui conhecimento de linguagens como HTML, CSS e outras. Nos testes ele se mostrou fácil de usar, apesar de não ser tão intuitivo quanto a maioria dos programas para o Mac, pois muitas vezes foi preciso algumas tentativas frustradas para se conseguir fazer o pretendido. Mesmo assim, basta alguns minutos trabalhando com ele para pegar o jeito no básico necessário.

Durante os testes o programa, que abre o editor diretamente no seu navegador padrão, não teve falhas e funcionou corretamente. O fato de ser um editor gratuito também faz dele uma opção a se considerar para criar um site sem precisar se prepocupar com códigos.

Prós & Contras

Prós

  • Elimina a necessidade de programar para criar um site
  • Totalmente gratuito
  • Possui modelos, itens e widgets prontos

Contras

  • Possui uma interface um pouco confusa
  • É preciso entender os termos da área para conseguir se achar no aplicativo

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o WaveMaker

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação