Logo Writers Café Ícone

Writers Café

Versão 2.39 Grátis para testar
32.23 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 08/05/2014 Writers Cafe Team
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Bruna Rasmussen
Poeta, jornalista ou escritor de gaveta? Este é o processador de textos pelo qual você tanto procurou

Para um escritor, um simples editor de textos não é suficiente. Afinal, a história e os personagens não surgem de repente, mas são construídos a partir de ideias, pesquisa, citações e até mesmo outras obras. O processo criativo da escrita envolve dezenas de anotações, bilhetes, lembretes e rascunhos, coisa que um só editor de textos não dá conta.

O Writers Café é um aplicativo robusto voltado para todo escritor profissional e amador. Em uma interface bem organizada e agradável, estão todas as ferramentas que você precisa para desenvolver a história, criar seus personagens e realizar pesquisas online. Se o papel e a caneta não são mais suficientes, quem sabe não esteja na hora de tentar este aplicativo?

Ideias para história, artigos e poesias não são difíceis de acontecer. Entretanto, complicado é transformar uma simples ideia em um texto bem escrito, com personagens completos e palavras encantadoras. O programa não irá desenvolver os parágrafos por você, nem irá completar seus personagens e tramas. No entanto, o Writers Café pode se mostrar uma ajuda essencial, deixando o escritor relaxado e com o foco apenas na história. Afinal, é preciso se envolver na história: pular de cabeça!

Writers Café


Janela principal


Assim que você instalar o Writers Café, irá dar de cara com a janela principal. Diferente da Home de qualquer outro programa, esta janela parece mais a Área de Trabalho do Windows 98 ou algum sistema operacional do gênero. Do lado esquerdo, uma coluna chamada "Organizer" obviamente tem a função de gerenciar todos os seus projetos e textos salvos.

É hora de escrever!


A Área de Trabalho em si contém ícones para as mais diversas ferramentas do programa, tais como um atalho para o OpenOffice, bloco de anotações, atalho para um dicionário em inglês, linha do tempo, diário, lista de personagens e quadro de ideias. Além disso, uma grande variedade de material sobre ficção e sobre o próprio Writers Café foram disponibilizados pela desenvolvedora na lateral direita.

Bloco de anotações


Assim como o TextEdit do Mac OS X, esta ferramenta apresenta um ambiente simplificado para que o usuário desenvolva algumas ideias e comece a mergulhar em seu texto, escolhendo os caminhos da história. O texto escrito aqui está longe de ser definitivo e é armazenado como em uma sequência de borrões. As páginas podem receber títulos conforme a sua preferência e a navegação por entre o conteúdo se dá por uma espécie de índice do bloco de notas.

Diário

Querido diário...


Um romance, artigo ou poesia: toda escrita traz consigo um pouco de seu autor. Afinal, é difícil não colocar pitadas de sua vida e experiência em um texto. Muitos escritores gostam de manter diários sobre acontecimentos em sua vida, pensamentos e sensações. Então, para facilitar a sua vida, o Writers Café traz uma ferramenta para anotações diárias. Com o auxílio de um pequeno calendário, você pode navegar pelas anotações e, quem sabe, adicionar ao seu texto um pouco do que acontece em seu dia a dia.

Exercícios de escrita

Escreva sobre um personagem.


Converse com qualquer escritor e você verá que, mais que inspiração, escrever exige disciplina. A ferramenta de Exercícios de Escrita do Writers Café é interessante para quem está sem muita inspiração ou, em meio a um texto, teve suas ideias travadas. Ao clicar para gerara um exercício, você recebe uma tarefa, como por exemplo escrever sobre o personagem X  que está atrasado para um compromisso. Uma vez lançada a proposta, tudo o que você tem de fazer é desenvolvê-la e apresentá-la em um texto, o que pode servir de inspiração para os seus projetos.

Scrapbook


Um espaço flexível onde você pode deixar suas ideias guardadas, como em uma gaveta. O Scrapbook permite armazenas pedaços de texto, imagens relacionadas à história, links para sites da internet, documentos e programas dentro do seu Mac e até mesmo quadros de mapeamento de ideias para brainstorming. O Scrapbook é a ferramenta perfeita para guardar pedacinhos da sua história em forma de texto, imagem, link ou o que mais você preferir.

Cookies

Citações para a inspiração.


Precisa de uma inspiração extra? A ferramenta cookies mostra centenas de citações de escritores famosos e é gerada de forma aleatória. Se as palavras lhe faltarem, deixe que os grandes mestres da literatura mundial dêem uma forcinha.

Estante


No ícone "Bookshelf", o usuário tem acesso a todo o material de apoio do programa tal como o manual, o guia para iniciantes e o livro digital sobre ficção disponibilizado pela autora. Dividida em tópicos, toda a parte de ajuda está nesta seção.

Mural

Palavras e post-its.


Diferente do Scrapbook, o mural é voltado para o armazenamento de pequenas anotações. Você até pode adicionar uma imagem ou outra a esta seção, mas o foco está nos pequenos post-its com ideias e lembretes que serão adicionados à história.

Nomes

Lista de vestibular, passeios pelo cemitério, alusão a personagens de filmes e outras obras: tudo vale na hora de escolher um nome para os personagens. No entanto, se estiver complicado se decidir sobre o nome ou sobrenome de algum deles, a ferramenta "Name" do Writers Café pode ser de grande ajuda. Este gerador de nomes traz um amplo banco de dados que combina nomes e sobrenomes para homens e mulheres. Escolha o que você quer e deixe que o programa batize seu personagem.

Nossa Opinião sobre o Writers Café

O melhor amigo de um escritor, hoje em dia, é um bom editor de textos. Contudo, programas como o Microsoft Word nem sempre dão conta do recado. Uma boa história não é feita apenas de ideias, mas também de imagens inspiradoras, treino de escrita e construção de personagens.

O Writers Café é um programa bastante completo que oferece ferramentas para treino de texto, propostas de exercícios literários, gerador de nomes, organizador de ideias, atalhos para editores de texto maiores, pesquisa online e todas as ferramentas necessárias para ajudar você na criação da sua novela, artigo ou poesia.

Muito bem organizado, o Writers Café peca apenas no design da interface. Bastava trazer ícones e menus com um design mais moderno e o aplicativo iria fazer o coração dos escritores bater mais forte. Apesar do péssimo visual, o Writers Café é supercompleto e merece ser testado, seja você um escritor profissional ou amador.

Prós & Contras

Prós

  • Ferramentas interessantes.
  • Bem organizado.
  • Construção de personagens.
  • Exercícios de escrita.

Contras

  • Visual antigo.
  • Não oferece versão em português.
  • Sem corretor ortográfico.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Writers Café

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação