Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

5 podcasts para aprender inglês sem sair de casa

Quer aprender inglês de forma prática enquanto realiza outras atividades? Veja quais podcasts podem ajudar a aprimorar o idioma

Avatar de: Flávio Motta Coutinho

Por Flávio Motta Coutinho via nexperts

22/07/2022 20h54min · Atualizado em 22/07/2022 20h54min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

O podcast se tornou um formato muito popular entre os usuários da internet, principalmente para quem gosta de conteúdos úteis enquanto realiza outras atividades. Assim, tornou-se uma prática eficiente para mais variados assuntos, desde consumir notícias até novas formas de estudar.

Os métodos de aprendizagem da língua inglesa acompanharam essa evolução da tecnologia, dando várias alternativas para quem deseja aprender o idioma de variadas formas, em diferentes níveis de conhecimento.

Se você deseja começar a aprender inglês ou já tem algum conhecimento, mas deseja aprimorar seu entendimento e vocabulário, conheça alguns podcasts para aprender inglês que podem ser muito úteis na sua rotina.

Grammar Girl

(Fonte: Grammar Girl/Reprodução)
(Fonte: Grammar Girl/Reprodução)

Criado e apresentado por Mignon Fogarty, Grammar Girl é um podcast renomado há anos na área de ensino de idiomas. No programa, a professora e escritora ensina gramática, regras, pronúncias, termos e demais assuntos relacionados à língua inglesa, com conteúdos técnicos e explicativos.

Com vários anos de experiência, Mignon apresenta formatos e discursos que facilitam o aprendizado do ouvinte, permitindo que as lições sejam compreendidas até mesmo por quem ainda não tem total compreensão do idioma.

English Experts

(Fonte: English Experts/Reprodução)
(Fonte: English Experts/Reprodução)

Gravado por brasileiros, o English Experts tem Alessandro Brandão como host. O podcast é uma conversa semanal sobre temáticas que envolvem a aprendizagem de idiomas. 

Além de aprender inglês, é possível conhecer novas técnicas e práticas de aprimoramento do idioma, assim como gírias e expressões populares na língua inglesa.

Por ser um papo informal, a aprendizagem acaba sendo mais sincera e natural, aumentando o vocabulário, fixando alguns conteúdos nos ouvintes de forma ainda mais eficiente. Assim, o English Experts é um ótimo podcast para aprender inglês, principalmente para quem está começando e ainda tem um entendimento raso sobre o idioma.

Voice of America

(Fonte: VoA/Reprodução)
(Fonte: VoA/Reprodução)

Diferente do podcast anterior, o Voice of America direciona o conteúdo para quem já tem um nível um pouco maior de conhecimento do idioma. O principal motivo é que ele é gravado totalmente em inglês.

Mas isso não é um problema para quem quer aprender, pois o Voice of America fala das notícias do momento utilizando um vocabulário mais simples, com uma velocidade que permite o acompanhamento de quem ainda não é especialista no idioma. Junto do aprendizado e do aumento do vocabulário, o usuário também acaba aprendendo outros assuntos.

Podcasts in English

(Fonte: Buzzsprout/Reprodução)
(Fonte: Buzzsprout/Reprodução)

Com episódios que atendem às expectativas de pessoas dos mais diferentes níveis de inglês, o Podcasts in English apresenta temas leves e bem-humorados com diálogos variados. Em alguns programas, os apresentadores falam curiosidades e acontecimentos de forma prática, usando um inglês que favorece quem deseja aprender.

O diferencial do Podcasts in English é que os episódios dele tem apenas 5 minutos de duração. Isso favorece quem não tem muito tempo livre, mas deseja aprimorar o inglês com métodos mais práticos e modernos.

6 Minute English

(Fonte: 6 Minute English/Reprodução)
(Fonte: 6 Minute English/Reprodução)

Para quem deseja ter contato com o inglês britânico, o 6 Minute English é uma excelente opção. Gravado pela emissora BBC da Inglaterra, o podcast apresenta semanalmente um homem e uma mulher discutindo informações e notícias relevantes, com um vocabulário e ritmo que facilitam o entendimento.

Ouvir o 6 Minute English é uma ótima atividade para quem já tem contato com a língua inglesa e quer treinar o entendimento de diálogos e conversas contínuas. Além desse podcast, a BBC também proporciona outros conteúdos mais profissionais para quem deseja aprender inglês, e tudo de forma gratuita!