Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

WhatsApp: confira as principais notícias relacionadas ao app

Veja quais são as últimas novidades relacionadas ao mensageiro instantâneo mais famoso do mundo

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

25/10/2021 16h44min · Atualizado em 10/02/2022 16h08min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Nas últimas semanas, as notícias sobre o WhatsApp movimentaram o mundo da tecnologia. Desde novidades integradas ao aplicativo até rumores de novas funcionalidades — houve muita agitação em relação ao tema. 

Com isso, listamos as mais importantes notícias relacionadas ao app nos últimos dias. Confira! 

WhatsApp adiciona a opção "Coleções" à versão comercial

O WhatsApp Business ganhou, na última quarta-feira (20), a função "Coleções". Com ela, aqueles que utilizam o aplicativo comercial podem criar catálogos de produtos para que seus clientes possam ter acesso dentro do perfil. Nas imagens, também é possível adicionar preço, descrição do item, código do produto e até um link para compras fora da plataforma. 

Coleções disponíveis no WhatsApp Business.
Coleções disponíveis no WhatsApp Business.

O "Coleções" também tem uma fácil edição, permitindo que o perfil esconda ou exclua determinadas imagens, como a de produtos em falta. No total, é possível incluir até 500 itens de um determinado catálogo, podendo também os dividir por categorias. 

WhatsApp ganha função que facilita uso de chamadas em grupos

Na segunda-feira (18), o WhatsApp revelou uma nova função para as chamadas em grupos. Agora, há um atalho que permite aos usuários entrarem em conversas já iniciadas pela própria janela de mensagens. Com isso, caso algum participante chegue atrasado para a videoconferência, ele pode entrar na conversa apertando o botão. 

O link fica disponível no canto superior da janela de mensagens do grupo.
O link fica disponível no canto superior da janela de mensagens do grupo.

Essas conferências também recebem uma nova notificação ligada ao símbolo do grupo na lista de "Conversas". A intenção é facilitar o alerta para os usuários, principalmente aqueles que lidam com um grande volume de notificações no aplicativo. 

Atualização do WhatsApp Beta corrige bugs na versão para Android

Para quem usa a versão Beta do WhatsApp, o programa recebeu uma atualização para corrigir eventuais bugs na versão para Android. O último update tem um bug que impedia a abertura de grupos e informações referentes às conversas, acarretando um travamento no app, além de outra falha em relação ao carregamento de imagens de perfis. 

WhatsApp Beta ganhou uma atualização para corrigir erros da versão para Android.
WhatsApp Beta ganhou uma atualização para corrigir erros da versão para Android.

A mais recente atualização, disponibilizada no último dia 14/10, não tem nenhuma funcionalidade nova, apenas a correção desses problemas. Porém, acredita-se que o próximo update trará a esperada função de pausar uma gravação de áudio e retomá-la em seguida.

WhatsApp pode estar trabalhando em recurso de "Comunidades"

O portal XDA Developers destrinchou a versão beta mais recente do WhatsApp e achou um novo recurso chamado "Community", que, em tradução livre, significa "Comunidade". Até o momento a empresa não se manifestou sobre o assunto, com isso, muitos usuários especulam que pode até se tratar de uma função parecida com a de grupos, mas com diversas opções de configuração.

Reprodução dos códigos exibem as "Comunidades" no WhatsApp.
Reprodução dos códigos exibem as "Comunidades" no WhatsApp.

Ainda segundo o portal, as cadeias de caracteres (strings) apontam para um sistema de convites que permite a entrada de novos membros ou por meio de códigos QR. A iniciativa teria administradores, que poderiam conceder permissões aos outros participantes, além de alterar descrições das comunidades e ter acesso a outras configurações. Um modelo bem parecido ao que é usado em programas como o Discord e na função "Canais" do Telegram

WhatsApp terá função que permite pausar e retomar gravações de áudio

Em breve, o WhatsApp ganhará uma função em que será possível pausar a gravação de um áudio e continuar quando quiser. A informação foi revelada pelo WABetaInfo e deverá chegar logo à versão beta do aplicativo.

WhatsApp terá nova função para áudios em pouco tempo.
WhatsApp terá nova função para áudios em pouco tempo.

A ferramenta permitirá pausar, adicionar conteúdo extra a uma gravação existente e, em seguida, enviá-la como uma única mensagem. Com isso, os usuários não terão mais que dividir os seus áudios em várias partes caso sejam atrapalhados durante a gravação.