Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Quais são os benefícios e riscos do WhatsApp Aero

WhatsApp Aero é um dos MODs disponíveis para aprimorar a experiência do mensageiro mais famoso do mundo, mas quais são os benefícios e os riscos de usá-lo?

Avatar de: Cezar Vinicius R. Joukovski

Por Cezar Vinicius R. Joukovski via nexperts

02/03/2022 14h30min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: TecMundo/Reprodução)
(Fonte: TecMundo/Reprodução)

O WhatsApp revolucionou a comunicação: substituiu o SMS, democratizou a troca de mensagens e criou opções úteis nos celulares e até mesmo no computador. Mesmo assim, existem inúmeras funções desejadas pelos usuários que ainda não foram atendidas pelos desenvolvedores do aplicativo.

Para facilitar o processo, programas e extensões foram criados, como WhatsApp GB, WhatsApp Plus e WhatsApp Aero. Este último vem fazendo muito sucesso entre os usuários, oferecendo funcionalidades que não existem no aplicativo original.

Como um modificador, o programa usa o código-fonte do mensageiro e oferece para os dispositivos com Android 4.0 ou superior uma interface diferenciada e atraente. Apesar das vantagens, há o outro lado da moeda: os riscos envolvidos em utilizar plataformas que não têm a permissão do WhatsApp para funcionar. 

Benefícios do WhatsApp Aero

(Fonte: TecMundo/Reprodução)
(Fonte: TecMundo/Reprodução)

Quem tem saudades de usar o antigo MSN pode se lembrar de mudar a fonte das mensagens como e quando quiser. Essa é uma das principais ferramentas de personalização do WhatsApp Aero, entre muitas outras que são direcionadas ao visual. Ele também inclui a informação de quem visitou seu perfil e o tamanho dos arquivos enviados.

Outros benefícios atrativos são: integração de todos os emojis e possibilidade de criar novos padrões, ocultar mídias enviadas da galeria e impedir a exclusão de mensagens recebidas de outros usuários.

Para enfrentar e vencer a corrida dos MODs para WhatsApp, o APK turco usa muito o trunfo do design, permitindo que praticamente tudo seja personalizável, como emojis, imagens, temas, fontes e backgrounds.

Riscos de usar o WhatsApp Aero

Por se tratar de um programa clone não permitido, o Aero não pode ser encontrado na loja oficial da Google. Para usar, é necessário realizar o download do arquivo APK no aparelho e acessar as configurações do celular para autorizar que o smartphone baixe programas por meio de fontes desconhecidas.

Só por baixar um aplicativo fora da loja oficial, seu dispositivo já pode estar exposto a vírus e outros problemas nos quais o Google não atua com sua camada de segurança e proteção. Ao utilizar o código aberto do WhatsApp e não ter vínculo com a tecnologia da gigante Meta, informações e dados pessoais podem ser interceptados e compartilhados com terceiros, especialmente quando falamos de um aplicativo com troca massiva de mensagens.

Sem garantia de confiabilidade por parte das grandes empresas como a Google e o próprio WhatsApp, o usuário fica à mercê da tecnologia de um programa suspeito, mas que garante que ele não será expulso do aplicativo e que o MOD usa criptografia de ponta a ponta.

Se houver punição por parte do mensageiro verde, o usuário tem 72 horas para excluir o aplicativo antes que receba uma punição permanente por se manter vinculado a uma ferramenta não oficial.

Vale a pena usar o WhatsApp Aero?

(Fonte: TecMundo/Reprodução)
(Fonte: TecMundo/Reprodução)

Invertendo a reflexão sobre o uso do WhatsApp Aero e focando a punição, 72 horas de banimento inicial para que o usuário exclua o programa parece justo, mas não pesado o suficiente para não levar a ideia em consideração.

Pensando por esse lado, é válida a tentativa de utilizar o MOD caso você esteja muito interessado nas vantagens oferecidas. Porém, existem alguns riscos irreversíveis no caminho, como o vazamento de dados.

Enquanto um antivírus de qualidade pode evitar malwares e outros vírus no celular, poucas ações podem ser efetivas na segurança das mensagens e informações que você troca no WhatsApp. Por isso, tome cuidado e pense bem antes de baixar o MOD!

undefined

undefined

-