Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Qual é o melhor navegador? Chrome, Firefox, Safari ou Opera?

A busca por um bom navegador é crescente e é difícil escolher entre opções tão populares. Confira os testes que fizemos para facilitar a decisão

Avatar de: Flávio Motta Coutinho

Por Flávio Motta Coutinho via nexperts

09/02/2022 14h47min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Google/Reprodução)
(Fonte: Google/Reprodução)

Atualmente, contar com um bom navegador é cada vez mais necessário para poder usar a internet da melhor forma possível. No entanto, existem muitas opções disponíveis, cada uma com seus prós e contras, o que levanta a dúvida: afinal, qual é o melhor navegador do mercado?

Tudo depende muito das suas prioridades, ou seja, o que você mais costuma fazer no navegador. Para quem tem uma rotina mais simples de uso pessoal, por exemplo, um deles pode ser mais adequado do que o contexto de quem usa o navegador para trabalhos que exigem uma maior capacidade.

Fizemos a análise dos principais navegadores disponíveis para download, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e Safari. Como será que cada um deles funciona em diferentes aspectos analisados? Continue lendo e descubra.

Processo de instalação

Instalar o navegador no seu computador é o passo inicial. No geral, o procedimento é bem simples, já que basta apenas fazer o download e esperar até que seja concluído, mas o tempo e o processo de finalização apresentam pequenas diferenças em cada navegador.

O Google Chrome foi o que apresentou mais rapidez e simplicidade, considerando o contexto completo. Não foi preciso intervir e responder a questionamentos sobre a forma de instalação, já que tudo foi feito automaticamente. Para quem procura situações descomplicadas, fica a recomendação.

(Fonte: Google/Reprodução)
(Fonte: Google/Reprodução)

Em relação ao Mozilla Firefox e ao Opera, ambos apresentam características bem parecidas, incluindo o tempo de instalação e algumas ações requeridas para completar o procedimento. Não é nada muito complexo, mas são diferenças válidas de mencionar em comparação ao Google Chrome.

Por fim, temos o Safari. Todo o processo de instalação é bem rápido, mas um ponto interessante é que este foi o único navegador que apresenta a opção de criar um atalho na área de trabalho do PC ao ser finalizado. Para pessoas mais organizadas, esse é um ponto que costuma ter bastante relevância.

undefined

undefined

-

Interface

A interface, ou seja, a organização visual de cada navegador, costuma variar bastante. Nos casos analisados, é importante destacar que o Google Chrome e o Safari são as plataformas que apresentam maior leveza quando falamos sobre esse aspecto: com as guias arredondadas, tudo parece mais fluido e tranquilo, sendo ótimos para quem é mais minimalista e prefere opções que indiquem rapidez.

(Fonte: Apple/Reprodução)
(Fonte: Apple/Reprodução)

Já o Mozilla Firefox e o Opera vão no sentido contrário. Os dois têm um design mais moderno e, consequentemente, parece mais "pesado" para quem vê. A organização é feita de forma retangular, dando a sensação de que os navegadores são mais robustos do que os seus semelhantes. Em muitos casos, essa configuração é vista de forma negativa, mas alguns usuários preferem o estilo mais tecnológico.

undefined

undefined

-

Sistema gerenciador de senhas

Com a quantidade de sites e aplicativos que usamos diariamente fica quase impossível lembrar da senha em cada um deles, por isso um gerenciador é tão importante.

No caso dos navegadores Opera e Firefox, é possível perceber que há um cuidado maior com esse aspecto. Isso porque eles apresentam um gerenciador detalhado e oferecem também o conceito da senha mestre, além de ajudarem no controle de exibição das senhas salvas.

(Fonte: Opera/Reprodução)
(Fonte: Opera/Reprodução)

Quando falamos sobre Chrome e Safari, não é possível encontrar o mesmo cuidado. Ambos apresentam a possibilidade de salvar senhas digitadas, o que ajuda as pessoas esquecidas, mas não é nada tão complexo. Um ponto negativo importante a ser citado é que o Safari é o único navegador que não pergunta antes de salvar uma senha.

undefined

undefined

-

Testes de velocidade

Atualmente, o que as pessoas mais buscam é um navegador capaz de funcionar rapidamente, mesmo com várias abas abertas. Por isso, é importante testar as diferentes opções para saber como cada uma delas reage. Confira os resultados do nosso teste.

O primeiro carregamento, ou seja, aquele feito logo que o navegador é aberto do zero, mostrou ser altamente eficiente com o Google Chrome, levando o destaque positivo, enquanto o Mozilla Firefox foi para o outro extremo e apresentou muito tempo até ser devidamente aberto. Safari e Opera estão no meio-termo, com médias semelhantes.

(Fonte: Google/Reprodução)
(Fonte: Google/Reprodução)

No entanto, Safari e Opera recompensaram no teste de abrir nova aba. Eles tiveram o menor tempo registrado entre os navegadores, com apenas dois segundos cada, enquanto Mozilla Firefox e Google Chrome precisaram de quatro segundos cada.

Portanto, existem muitas variáveis envolvidas na hora de escolher o melhor navegador do mercado. Cada um apresenta pontos positivos e negativos em diferentes aspectos. O importante é analisar suas maiores necessidades e optar por aquele que mais atende as suas prioridades.

undefined

undefined

-