Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Carteira Digital de Trânsito: como usar o app?

A Carteira Digital de Trânsito serve como um documento original? Tire todas as dúvidas e saiba usar o app

Avatar de: Matheus Benjamin

Por Matheus Benjamin via nexperts

12/08/2022 18h42min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Freepik/Reprodução)
(Fonte: Freepik/Reprodução)

O mundo tecnológico continua a apresentar inúmeros benefícios aos usuários. Inclusive, muita gente não sabe, mas, atualmente, é possível utilizar alguns documentos também na versão digital, incluindo a Carteira Digital de Trânsito

Embora seja uma facilidade na vida das pessoas, ainda há algumas dúvidas em torno do assunto que precisam ser solucionadas. Desse modo, neste texto, você pode conferir como fazer a própria Carteira Digital de Trânsito (CDT) e ainda descobrir qual é a validade dela em todo o território nacional. Aproveite!

Como fazer a Carteira Digital de Trânsito?

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito consiste em uma certa evolução do que alguns indivíduos já conheciam como CNH Digital. Tudo isso foi criado para deixar ainda mais dinâmico todos os processos de documentação. 

Nesse sentido, a CDT funciona para o armazenamento digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que também é bastante importante durante uma abordagem policial, por exemplo. 

(Fonte: Freepik/Reprodução)
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Entretanto, é importante se ligar em alguns detalhes desse segundo documento. Por exemplo, no celular, só pode armazenar a documentação de algum veículo que esteja cadastrado em seu nome. 

De maneira ampla, após tirar a habilitação ou renová-la, é possível emitir a CDT. No entanto, a CNH deve vir com um QR code para a emissão acontecer, e a boa notícia é que as últimas versões desse documento já estão vindo com esse código. 

Passo a passo para usar o app

Antes de tudo, faça o download do aplicativo em seu dispositivo. A Carteira Digital de Trânsito está disponível para usuários móveis dos sistemas operacionais Android e iOS. Basta seguir as recomendações do Baixaki, que estão em consonância com a loja oficial de aplicativos de cada sistema, para que o app esteja disponível a você.

Uma vez que o software já estiver instalado, acesse-o. A recomendação é que você utilize o Login Único do Gov BR. Caso ainda não tenha feito esse cadastro, recomendamos que o faça antes de dar continuidade ao processo. Para isso, é necessário acessar o site oficial do Gov BR.

Guarde essas informações, pois elas são bastante úteis em diversos contextos. Assim, após o login, tenha a CNH física em mãos. Dentro do aplicativo, toque na opção de QR code, localizada no centro da tela. Automaticamente, a câmera do aparelho será aberta. Aponte-a para o QR code localizado na CNH física, que esta disposto na parte de trás do documento.

(Fonte: Google Play Store/Reprodução)
(Fonte: Google Play Store/Reprodução)

Quando o aplicativo fizer o reconhecimento do código, uma verificação será iniciada para cruzar as informações. Por meio do sistema do Departamento de Trânsito (DETRAN), a sua identidade será confirmada. 

Depois disso, confirme outras informações, incluindo o código de endereçamento postal (CEP) cadastrado no momento da última renovação. Caso tudo esteja correto, a CNH digital será gerada automaticamente, ficando armazenada no aplicativo de forma segura e assertiva.

No caso da geração do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, é preciso informar ao aplicativo, no campo específico para isso, o número do Renavam e também o código de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Quando as informações forem inseridas, o documento já estará disponível no formato digital. 

A Carteira Digital de Trânsito serve como um documento original?

Para essa pergunta, a resposta é: sim! O documento digital tem a mesma validade e garantia do original físico. Dessa maneira, você pode guardar CNH e CRLV em casa e andar apenas com o aplicativo. Além disso, há diversos estabelecimentos que o utilizam para comprovação de maioridade.

Vale destacar ainda que o tempo de validade de CNH Digital e CRLV Digital é o mesmo da versão impressa. Portanto, é preciso também renová-lo a cada 5 anos. 

(Fonte: App Store/Reprodução)
(Fonte: App Store/Reprodução)

Gostou do conteúdo? Então continue ligado no Baixaki para saber tudo do mundo dos aplicativos!