Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Conecte SUS: tenha acesso à cartilha de vacinas e a informações de saúde

Por meio do Conecte SUS, é possível conferir seu histórico no Sistema Único de Saúde e emitir o comprovante vacinal

Avatar de: Marco Aurelio Andrade de Souza

Por Marco Aurelio Andrade de Souza via nexperts

14/02/2022 17h55min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

O Conecte SUS é o aplicativo do Governo Federal que concentra informações de todos os cidadãos que utilizam o o Sistema Único de Saúde. Nele, é possível conferir dados do seu histórico de atendimento e até mesmo emitir o comprovante de vacinação contra a covid-19. Então, devido à grande importância desse app, reunimos uma série de informações sobre ele, para que você tire as principais dúvidas sobre a utilização do software. Confira abaixo! 

Como instalar o Conecte SUS no iOS?

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

O app Conecte SUS está disponível no Baixaki, para iOS e Android, facilitando o download para os usuários. Siga o passo a passo adiante para baixar o software em seu dispositivo e aproveite-o.

  1. Toque em "Baixar Grátis" e espere ser direcionado para a página de download.
  2. Aguarde 10 segundos; caso você não seja levado para a loja de aplicativos da Apple, selecione a opção "Clique para começar o download".
  3. Na App Store, aperte "Obter" para que o programa comece a ser descarregado no aparelho.
  4. Quando o aplicativo for baixado, toque nele para iniciar a instalação.
  5. Abra o app Conecte SUS e tenha acesso às suas informações de saúde.

Como desbloquear o cadastro no Conecte SUS?

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

Para utilizar o Conecte SUS, é necessário acessar o aplicativo com o cadastro disponível no site gov.br. Portanto, logo após baixar o app, é preciso clicar em "Entrar" e inserir o seu CPF. 

Caso ainda não tenha um cadastro, o software te direcionará para a tela correta, onde é preciso inserir dados sobre a sua identificação, como: nome completo, data de nascimento e nome dos pais. Todavia, se você já tiver um cadastro, mas não lembrar a senha, basta clicar na opção "esqueci minha senha" para receber uma nova no e-mail que estiver cadastrado. Uma vez que você conseguir fazer o login, ele já estará pronto para ser utilizado, podendo ser explorando como desejar. 

Como imprimir cartão do SUS pela internet?

De acordo com o site do Governo Federal, a impressão do cartão do SUS não está disponível para ser realizada em casa. Para atendimento, os cidadãos podem escolher levar o cartão físico ou o celular com o aplicativo do Conecte SUS aberto. 

Caso o usuário faça questão de ter um cartão físico para levar em atendimentos, será necessário comparecer uma unidade de saúde mais próxima e solicitar a impressão a um dos servidores que estiverem na recepção. 

Como pegar o número do SUS pela internet?

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

O número do SUS, conhecido também por número do Cartão Nacional de Saúde, está disponível dentro do Conecte SUS. Para ter acesso a ele, basta olhar para a parte superior da tela do aplicativo. Abaixo do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), o número estará disponível no campo do Cadastro Nacional de Vacinação (CNS). 

Para ficar mais fácil na hora de copiá-lo, você pode selecionar a foto de perfil localizada no canto direito da tela do smartphone e depois, os algarismos em seu respectivo campo, como na imagem acima. 

Como emitir o comprovante de vacinação por meio do Conecte SUS?

Para emitir o seu cartão de vacinação no Conecte SUS, é preciso se direcionar à página inicial do app e clicar em "Vacinas". Todas as doses tomadas por você na rede pública serão carregadas na tela. Caso tenha tomado a 2ª ou 3ª dose nos últimos 10 dias, é possível que o app demore um tempo para ser atualizado. 

Por fim, atenção: vá na última dose que aparece no sistema e depois selecione "Certificado da Vacinação Covid-19". O seu certificado será gerado em 3 línguas diferentes, sendo possível salvar e imprimir qualquer versão que você desejar.