Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Saiba como rastrear o celular pelo número

Aprenda a rastrear o seu celular, seja ele Android ou iOS, em caso de perda ou roubo

Avatar de: Flávio Motta Coutinho

Por Flávio Motta Coutinho via nexperts

10/03/2022 21h59min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Um medo comum é o de ter o celular roubado, já que esse é um item de valor, com várias informações importantes, como dados bancários. Uma forma prática de lidar com esse tipo de imprevisto é usar o sistema de rastreio do próprio celular para encontrá-lo. O método funciona tanto para Android quanto para iOS e pode ser aplicado logo após o roubo.

Veja como fazer!

Como encontrar um celular Android pelo Google

A plataforma Encontre Meu Dispositivo é a principal indicação de uso após o roubo, mas só funciona se o smartphone estiver conectado à internet e com a função GPS ativada. 

Confira os passos necessários para encontrar seu celular Android pelo Google:

  1. Acesse o site do Encontre Meu Dispositivo no Google.
  2. Faça login na conta, informando e-mail e senha.
  3. Selecione o aparelho que foi roubado, caso apareça mais de um dispositivo listado.
  4. Espere alguns segundos para que a plataforma tente localizar o celular.

Se a busca funcionar, serão informados dados como último acesso, Wi-Fi conectado no momento e a porcentagem de bateria. A plataforma oferece vários recursos para proteger as informações guardadas no celular, como bloquear o dispositivo a distância e até mesmo limpar todo o conteúdo do smartphone, garantindo que o dono fique protegido, mesmo que não recupere o celular.

(Fonte: Tecnoblog/Reprodução)
(Fonte: Tecnoblog/Reprodução)

Como encontrar um iPhone pelo Google

Por serem sistemas diferentes, iOS e Android têm métodos específicos para encontrar o celular roubado. No caso do iPhone, veja o que fazer:

  1. Procure “Buscar Meu iPhone” no Google.
  2. Informe as credenciais associadas ao Apple ID para acessar a conta.
  3. Toque em “reproduzir som”, se quiser que o aparelho fique tocando por um tempo.
  4. Selecione “modo perdido” para que o iPhone seja bloqueado por um código de acesso, garantindo segurança às informações;
  5. Toque em “apagar iPhone” para que o dispositivo seja restaurado com as configurações de fábrica e os dados registrados nele sejam excluídos para que não sejam roubados.

É importante lembrar que o dispositivo deve estar conectado à internet, por dados móveis ou Wi-Fi, assim como o GPS. Só assim é possível encontrar a localização no mapa, com a sinalização do ponto exato em que o dispositivo está no momento.

Aplicativo para rastrear celular

Além dos métodos citados para localizar o celular roubado, outra opção viável é o app Anti Furto Droid SMS, que funciona em segundo plano no dispositivo, para economizar energia. Para ativá-lo, basta enviar uma mensagem de texto com a palavra “localizar” para o número perdido.

Após isso, o app ativa automaticamente todas as redes disponíveis, além do GPS do aparelho. Tendo as informações necessárias, uma mensagem com a localização é enviada por torpedo ao número de celular que solicitou a busca.