Como editar fotos sem sair do Orkut

4 min de leitura
Imagem de: Como editar fotos sem sair do Orkut

O Orkut possui uma interessante parceria com o Picnik, um editor de imagens online,que permite que os usuários editem as suas fotos sem sair do seu álbum de fotografias na rede social. Veja neste artigo como isso funciona e confira dicas para deixar as fotos muito mais bonitas.

Abra os seus álbuns e escolha uma imagem que você queira modificar. Dê preferência para fotografias nítidas, com qualidade e com cor, para que você possa utilizar melhor os recursos do Picnik. Assim que a foto é aberta, um botão aparece no canto superior direito da janela, “Editar com o Picnik”. Clique ali para começar.

Abra o editor diretamente pelo álbum do Orkut (Fonte da imagem: Reprodução)

Na aba “Editar”, existem as configurações mais comuns dos editores de imagem, como brilho e contraste na guia “Exposição” e saturação, na guia “Cores”. Além disso, você pode recortar e girar a foto, tirar olhos vermelhos e ajustar a nitidez.

Os controles do Picnik, a maioria, são deslizantes, você só precisa ajustar a quantidade desejada do efeito. Isso faz com que seja fácil editar utilizando essa ferramenta, mesmo que você não tenha muito conhecimento no assunto.

Filtros, efeitos e criação

A mágica do Picnik, no entanto, está na aba “Criar”. São dezenas de filtros e efeitos incríveis, além de adesivos, textos e molduras. Abra esta aba para começar a transformar a fotografia em algo completamente diferente.

Explore a aba de criação (Fonte da imagem: Reprodução)

A primeira guia se chama “Em Destaque” e mostra as novidades do serviço, que se atualiza sempre, além de efeitos e filtros que tenham a ver com alguma data comemorativa atual. O Picnik lança atualizações para a maior parte dos feriados, além de festas norte-americanos e mundiais.

Os filtros do editor estão na guia “Efeitos”. São muitas opções, porém algumas delas são apenas para assinantes Premium. Os efeitos estão divididos em seis categorias diferentes: “Básicos” (P&B, sépia, vinheta etc...), “Câmera” (HDR, Lomo, anos 60 etc...), “Cores” (dois tons, cores invertidas, mapa de calor etc...), “Área” (suavização focal, pixelado focal etc...), “Artísticos” (desenho à lápis e neon), “Diversos” e “Efeitos de sandbox”.

A maior parte dos filtros possui um controle deslizante chamado “Atenuar”. Isso serve para que você controle a quantidade de efeito e consiga criar ótimas máscaras para a foto, sem que isso deixe a imagem artificial e desfigurada. Esse controle é bastante importante e existem várias formas de ser usado.

Atenue os efeitos para conseguir máscaras suaves e realistas (Fonte da imagem: Reprodução)

Por exemplo, o efeito “Revelação cruzada” na guia “Cores”, quando aplicado, se torna bastante forte e artificial. Se você diminuir a quantidade de efeito, atenuando o filtro em mais ou menos 80%, a fotografia fica muito mais bonita, natural e com tons suaves. Outro exemplo é o filtro “Dois tons”, que fica melhor quando é atenuado até aproximadamente 85%.

Outra dica importante em relação aos efeitos é que existe um pincel, em alguns casos, para que você aplique ou tire o efeito de partes da foto. Isso serve para que você deixe parte da imagem com efeito, e partes sem, para dar destaque a algo especial.

Por exemplo, aplique o filtro de P&B (Preto e Branco) em toda a foto e, com o pincel, retire o efeito de apenas algumas partes específicas. Isso pode ser um pouco difícil no começo, mas o resultado é incrível. Controle o tamanho do pincel para fazer isso nas áreas pequenas sem manchar o resto da foto.

Deixe o efeito apenas em algumas áreas para criar um destaque (Fonte da imagem: Reprodução)

Explore os filtros e brinque com os controles de cada um dos efeitos, para descobrir o que você pode criar além daquilo que o serviço mostra. O Picnik é uma das ferramentas de edição de imagem mais completas da internet, e em alguns aspectos ele inclusive supera o Photoshop, portanto não subestime o que este editor pode fazer!

Adesivos, textos e molduras

Se você gosta de colocar figuras e textos na imagem, pode clicar nas guias correspondentes, também na aba “Criar”, e adicionar elementos a mais para a sua fotografia. Existem várias categorias de imagens que podem ser usadas sem uma conta Premium, além de diversas fontes para os textos.

As figuras e textos podem ser ajustados para que fiquem com a cor e o tamanho que você desejar, além de ser possível girar o elemento, basta clicar sobre a bolinha na parte superior de cada imagem e girá-la.

Adicione texto e figuras à sua foto (Fonte da imagem: Reprodução)

A guia “Retoques” é quase inteira para assinantes apenas, porém você pode clarear os seus dentes e remover espinhas, sem precisar pagar por isso. As ferramentas são bastante eficientes e deixam um efeito natural, quando usadas com parcimônia.

Para adicionar molduras e bordas à imagem, clique em “Molduras” e escolha aquela que você mais gostar. Existem bordas simples, apenas coloridas e quadros mais complexos, que imitam, por exemplo, uma fotografia Polaroid.

Coloque uma moldura ou borda na fotografia (Fonte da imagem: Reprodução)

Após terminar a edição, basta clicar em “Salvar no meu álbum”. A foto original não é alterada! O Picnik apenas cria uma imagem no final do álbum, e você pode continuar com as duas, ou apagar a foto original se preferir. Isso é feito para que você não faça alterações permanentes e se arrependa depois.

E aí, gostou das dicas? Se você quiser, pode acessar o serviço diretamente, sem passar pelo Orkut, e editar qualquer imagem do seu computador. Deixe-as mais bonitas, com efeitos diferentes, e muito mais divertidas com este ótimo editor online.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.