Confira em vídeo os resumos da E3 e WWDC

7 min de leitura
Imagem de: Confira em vídeo os resumos da E3 e WWDC

Esta foi uma das semanas mais movimentadas da história da tecnologia. A Apple mostrou suas novidades durante a conferência anual de desenvolvedores e as maiores empresas de video game do mundo foram a Los Angeles para apresentar os títulos que farão a cabeça dos jogadores no próximo ano.

O Tecmundo preparou vários vídeos resumindo o que aconteceu de mais legal nos eventos e agora traz tudo em um único artigo. Prepare-se para conhecer (ou rever) os principais pontos exibidos nas conferências. Você está preparado para o futuro?

Apple WWDC 2011

Todos os anos, a Apple reúne os desenvolvedores para mostrar o que há de melhor nos seus sistemas operacionais. Na conferência realizada na última segunda-feira, Jobs e seus executivos subiram ao palco para apresentar as novidades que devem chegar nos próximos meses, tanto para os portáteis quanto para os computadores Mac.

iOS 5

Proprietários de iPhones, iPods Touch e iPads vão poder utilizar o novo sistema operacional portátil nos próximos meses. Desenvolvedores já têm acesso às novidades, mas será que elas são realmente boas? Nós achamos que sim - pelo menos é o que se espera de um dos sistemas portáteis mais completos da atualidade.

A integração com o Twitter agora é completa, indo desde a interface inicial até os mais diversos aplicativos. Com o novo sistema, será possível compartilhar informações com todos os seus amigos sem precisar logar na rede social em cada software, pois a conta será cadastrada de maneira única.

Chegam ainda vários outros recursos, o que inclui uma grande melhoria no navegador Safari e o incrível PC Free. Com ele, não será mais necessário utilizar cabos para sincronizar os portáteis e os computadores, pois será permitido que o mesmo processo seja realizado por conexões sem fio.

Mac Os X Lion

Os computadores Apple também vão ganhar um novo sistema operacional. Quem já possui o Mac OS X Snow Leopard vai poder atualizar o software por apenas 30 dólares, tudo através da Mac App Store. O plantel de novidades relacionadas ao Lion é enorme: com ele será possível ativar softwares em tela cheia, deixando os aplicativos muito mais simples de serem utilizados.

Além disso, outros dois anúncios da empresa de Jobs merecem muito destaque. O primeiro deles é o iCloud, que vai levar a Maçã para as nuvens, facilitando a sincronização dos documentos e aplicativos. O outro é o "one more thing" da conferência: iTunes Match, o serviço que pretende legalizar as músicas baixadas nos seus dispositivos.

E3 2011

A maior feira de games do mundo contou com conferências das principais desenvolvedoras e produtoras, mostrando que 2011/2012 pode ser ainda melhor do que foi o último ano. Confira agora quais são os principais pontos apresentados por cada empresa durante as conferências na E3 2011.

Konami

Na sexta-feira que precedeu o evento principal, os fanáticos por games puderam ter um aperitivo muito interessante. A conferência da Konami apresentou novidades arrasadoras sobre os principais games da empresa, animando tanto os fãs dos jogos mais novos quanto dos games clássicos que fizeram da Konami um dos maiores nomes dos video games.

Para começar, foi apresentada a congruência entre os games da empresa e o novo portátil da Nintendo, o 3DS. O novo Pro Evolution Soccer também ganhou prévias animadoras, mostrando a melhoria nos gráficos aplicados aos gramados e também na jogabilidade.

Fãs de jogos de ação em terceira pessoa vão encontrar em Neverdead uma incrível novidade. Por fim, foram apresentados alguns títulos que arrepiaram todos. Metal Gear Solid, Silent Hill e Zone of the Enders vão ganhar versões em alta definição.

Ubisoft

Comemorando 25 anos, a Ubisoft está relançando diversos títulos, com gráficos remodelados e jogabilidade melhorada. Rayman Origins é um dos principais títulos dessa leva de remakes. Driver:San Francisco traz de volta as perseguições alucinantes nas ruas de uma das cidades mais bonitas já criadas para jogos de carros.

FarCry volta ao mercado em sua terceira edição e faz uma pergunta aos gamers: “Eu já te falei sobre a definição de insanidade?”. E nesse clima deve se desenrolar o jogo de tiro em primeira pessoa da Ubisoft. Mas o que deve ser o título mais divertido em matéria de FPS é o novo Brothers in Arms: Furious Four.

Para Kinect também há várias novidades. Raving Rabbids e “Preencha as Formas” são jogos menos desafiadores, mas que devem ser extremamente divertidos. Just Dance 3 volta para todas as principais plataformas para todos balançarem os esqueletos. A conferência da Ubisoft foi encerrada com o novo Assassin’s Creed, perfeito para os fãs da série.

Nintendo

Uma das mais esperadas conferências era a da Nintendo. Rumores sobre o Wii 2 e novidades sobre o 3DS tiveram muito destaque na imprensa internacional nas últimas semanas. Quando o evento finalmente começou, os fãs da Nintendo não se decepcionaram com os novos recursos que estão sendo apresentados para os gamers.

Para o 3DS, diversos games clássicos estão sendo remodelados. Mario Kart (como era de se esperar) ganhará uma edição exclusiva em três dimensões, trazendo novos veículos com asas e também corridas submarinas. StarFox, Luigi’s Mansion e Kid Icarus também vão ganhar novos títulos, além de uma variedade enorme de games que devem chegar entre 2011  e 2012.

Mas o que todos queriam ver era o novo console da empresa. O Nintendo Wii 2, que chega a público com o nome Wii U, inova em vários setores, principalmente no novo controlador, que possui uma tela própria de seis polegadas. Essa tela será sensível ao toque e deve auxiliar os jogadores em uma série de games.

Sony

Depois dos problemas na rede PSN, muitos esperavam que a Sony dedicasse parte de  sua conferência para explicar as melhorias na segurança, mas o assunto foi resumido em um pedido de desculpas. Sem se prender ao passado, a Sony começou a falar sobre os jogos que devem ser lançados nos próximos meses.

O destaque foi para Uncharted 3, que deve ser ainda mais bem elaborado do que os antecessores. Os games em 3D também fizeram parte da conferência, mas o principal nome das três dimensões foi a revelação da TV Sony PlayStation 3D. O aparelho de 24 polegadas visa levar a possibilidade do 3D de uma forma mais acessível.

No segmento dos portáteis, o foco ficou sobre o PlayStation Vita. O console, que já foi chamado de Next Generation Portable, foi anunciado, mas não deve chegar ao mercado mundial antes do início de 2012. Durante o evento, a Sony anunciou que já existem mais de 80 títulos sendo desenvolvidos para o novo video game.

Electronic Arts

Quem achava que os gráficos dos games já não tinham mais para onde ir deve ter se impressionado com o que foi mostrado pelo trailer de Mass Effect 3. Esse jogo deve seguir o mesmo foco na ação incessante que foi mostrada nas edições anteriores, colocando inimigos poderosos e missões que exigem muita rapidez para serem vencidas.

Star Wars e Need for Speed terão suas séries continuadas no próximo ciclo da empresa. O primeiro com o jogo Knights of the Old Republic, que se passa muitos séculos antes da saga narrada por George Lucas nos cinemas. Já o game de corridas vai receber o título “The Run”, que ganha o sistema autolog, uma espécie de rede social própria. The Sims também foi destaque, pois foi anunciada a versão Social, criada especialmente para o Facebook.

A EA também é conhecida como o maior nome dos games de esporte. O SSX está ainda mais radical e levará os jogadores para muitos lugares ao redor do mundo. Mas o grande nome da EA Sports é mesmo o FIFA 12, que deve ser lançado com novos recursos de simulação para deixar as partidas do game ainda mais realistas.

Microsoft

Para começar a conferência, a Microsoft mostrou o vídeo do novo Call of Duty: Modern Warfare 3. Lara Croft está de volta na série Tomb Raider e o foco do game deve ser nas reações instintivas dos personagens. Mas já que estamos falando de Microsoft, a grande espera era para as novidades no Kinect.

Nem todos os games utilizarão o sensor de imagens do Xbox da maneira como estamos acostumados, pois alguns deles, como Ghost Recon: Future Soldier, apenas terão as vozes captadas pelo video game. Há anúncios de que os jogos da série Tom Clancy’s também vão oferecer suporte para o Kinect.

Crianças também devem ficar muito felizes com as novidades da parceria entre Disney e Microsoft. Vários desenhos animados e programas infantis serão adaptados para o Kinect, podendo ser jogados sem a utilização de controles comuns (como o padrão do Xbox 360).

.....

Gostou dos resumos das conferências mais quentes da E3? E do vídeo que preparamos para a conferência da Apple? Deixe um comentário para mostrar a todos o que achou dos eventos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.