Deletados para sempre!

2 min de leitura
Imagem de: Deletados para sempre!

Você quer se desfazer de um arquivo ou pasta de seu computador. Você o coloca na Lixeira e depois o deleta . Mas, você sabia que ele ainda pode ser recuperado? Usando um de vários programas você consegue recuperar um arquivo deletado. Mas e se eu quiser me livrar completamente dele? Neste artigo vou mostrar alguns programas que fazem isso para você.

Esses programas que recuperam arquivos deletados vasculham registros e pistas deixadas pelo programa ao ser deletado. Imagine que tudo que você usa deixa uma marca física no seu HD, pois ele usa uma forma de registro magnético que altera fisicamente o disco. Até mesmo as memórias flash dos pendrives fazem isso. É assim que ele pode ser lido depois. Por mais que você altere o disco, desfragmente ou o formate, vão ainda restar alguns resquícios físicos dos arquivos deletados.

Jogue seus arquivos na lixeira

Usando um programa apropriado, como o PC Inspector File Recovery, o Undelete Plus ou o Recuva, você consegue trilhar as marcas deixadas pelos arquivos deletados e recuperá-los quase que completamente. Alguns fatores dificultam isso, como o tamanho do arquivo deletado ou há quanto tempo ele foi apagado. Mas mesmo assim, isso é possível.

E quando eu não quero que esses arquivos possam ser recuperados? Às vezes empresas trabalham com arquivos confidenciais ou você vai emprestar seu pendrive para um amigo e você não quer que ele possa recuperar os arquivos que você guardava lá. Existem alguns programas que você pode usar para evitar isso.

Freeraser da Codyssey

Um dos pontos fortes deste programa é o visual da  Lixeira. Ela é completamente personalizável, podendo mudar seu tamanho e transparência. Ela ainda é animada e você a vê trabalhando enquanto ela deleta para sempre seu arquivos confidenciais. Veja neste vídeo como ela funciona.

Lavasoft File Shredder

Este programa não é tão visualmente bonito quanto o anterior. Porém, ele traz algumas funcionalidades extras bastante interessantes. O Lavasoft File Shreder permite, além de deletar permanentemente arquivos, limpar completamente sua lixeira, eliminar para sempre arquivos de sistema (como arquivos temporários) ou ainda apagar de vez o espaço vazio do seu HD de forma que não haja possibilidade que outra pessoa possa tentar usar algum programa para recuperar os arquivos que você já deletou faz tempo.

Hard Drive Eraser

Este programa não deleta unicamente arquivos: ele formata completamente seu HD, partição ou pendrive.  Hard Drive Eraser, diferentemente dos outros, foi feito para você limpar de vez algum HD ou disco de qualquer resquício que tenha ficado de sua última instalação. E tenha certeza que, após utilizar o Hard Drive Eraser, nada que estava no disco apagado poderá ser recuperado. Ele ainda traz diferentes velocidades de formatação, desde o mais rápido para aqueles menos preocupados até o mais lento e eficaz, para os mais paranóicos.

Se arrependimento matasse...

Mas lembre-se que todo arquivo deletado pode ser recuperado. Por outro lado se você o fizer usando algum desses programas, as chances de recuperar algum desses arquivos é praticamente nula. Então só faça isso se você souber que você não vai se arrepender de deletá-los.

Só clique delete se tiver certeza

Privacidade garantida

É claro que esse tipo de recurso é extremamente válido para empresas e pessoas que trabalham com arquivos confidenciais ou precisam se livrar de quaisquer resquícios de arquivos. Ou ainda, caso você use algum computador compartilhado ou disco removível compartilhado e você realmente não quer que ninguém veja os arquivos que você deletou. É uma das melhores formas de você garantir a sua privacidade.

Garanta sua privacidade

E você já usou ou precisou se desfazer permanentemente de algum arquivo de seu computador?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.