Cuidados para acessar hotspots Wi-Fi com segurança

3 min de leitura
Imagem de: Cuidados para acessar hotspots Wi-Fi com segurança

Aí vai um alerta para quem pretende aproveitar o feriado para acessar a internet em seu notebook através de um hotspot, um ponto de acesso à Internet sem fio, em algum café, shopping, aeroporto, entre outros.

A crescente popularização dos notebooks e o crescimento dos locais de acesso à Internet sem fio (Wi-fi), os chamados hotspots, tem feito aumentar cada vez mais o número de pessoas acessando-os.

O primeiro alerta reside no fato de que, por serem conexões abertas, esses pontos de acesso geralmente não oferecem qualquer tipo de segurança para o tráfego de dados entre o computador e o roteador, ou seja: suas informações que não são criptografadas podem acabar por transitar livremente, como conversas do Messenger.

Hotspots Wi-FiO que muita gente não desconfia, ao conectar seu notebook ou smartphone em uma rede aberta é que pode estar permitindo que seus dados transitem sem qualquer proteção adicional além da criptografia padrão.

Uma senha fraca de fácil dedução pode ser quebrada por alguém que conseguir acessá-la através do tráfego da rede.

Portanto, criamos um pacotão de dicas para que você possa acessar um hotspot com segurança e sem colocar seus dados e arquivos em risco.

Mantenha antivírus e firewall instalados


Acessar qualquer tipo de conexão sem um antivírus instalado e atualizado é um risco muito grande, que ninguém deve correr. De acordo com o SANS Institute, uma das principais organizações internacionais de segurança na área de informática, um computador desprotegido não sobrevive nem 20 minutos na rede, ou seja, pode ser infectado por vírus ou ser invadido.Para acessar Wi-Fi gratuita mantenha-se atualizado

Mas atenção, somente o antivírus não protege o seu computador de ataques na rede, portanto, a instalação de um firewall personalizado também é essencial para manter sua segurança.

O firewall é responsável pelo controle de acesso em uma rede de computadores.

É ele o responsável por bloquear qualquer tentativa de acesso ao seu computador sem autorização, e pode bloquear o ataque de malwares antes mesmo que o antivírus os detecte.

Atualize seu sistema operacional


Proteja-se na hora de acessar hotspotsAssim como um computador sem antivírus e firewall não deve ser conectado à rede, um computador com sistema operacional desatualizado tampouco deve ficar online. Pessoas mal intencionadas procuram falhas de segurança nos aplicativos mais populares para invadir computadores.

Sistemas operacionais como o Windows e aplicativos como o Internet Explorer, por serem utilizados por mais usuários, costumam ser mais vulneráveis. É muito importante que você realize as atualizações necessárias do seu sistema operacional em uma conexão confiável, de preferência antes de sair de casa, para não correr riscos.

Proteja-se na hora de acessar


Você sempre deve verificar se a rede Wi-Fi que está acessando é a mesma oferecida pelo hotspot local, pois podem haver redes paralelas criadas para roubar informações de usuários desavisados.

Em uma área de cobertura muito ampla, qualquer um pode simular um roteador e uma rede Wi-Fi para acessar os dados de quem se conectar ao seu computador.

Também é muito importante que você desative os compartilhamentos existentes em seu computador, como pastas, impressoras ou arquivos compartilhados, pois numa rede sem fio eles poderiam ser acessados por qualquer pessoa.

Não realize transações financeiras


Se acessar a Internet e realizar transações bancárias ou compras com cartão de crédito de sua casa já é um risco devido à vulnerabilidade normal da rede, graças aos riscos do acesso constante, imagine o perigo de fazer isso em uma conexão aberta!Não seja um alvo fácil para hackers

Evite ao máximo acessar sua conta bancária ou realizar compras com seu cartão de crédito pelo seu computador quando estiver conectado a um hotspot, pois seus dados estão vulneráveis.

Prefira procurar um caixa eletrônico ou utilizar o acesso via telefone, caso seu banco possua.

Conclusão


Bom, o aviso está dado, você sabe que corre riscos. Mas acalme-se, se você tiver todas as precauções citadas, pode se divertir acessando vídeos, rádios online, jogos em flash e chats, claro, tudo com o devido cuidado.

Não seja um alvo fácil para mal intencionados, você deve tomar em um hotspot o mesmo cuidado que você tomaria em uma lanhouse, ou maior, pois se trata do seu computador pessoal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.