O que são Nettops?

5 min de leitura
Imagem de: O que são Nettops?

Você que acompanha o Baixaki já conhece a definição de netbook, notebook e as diferenças entre eles. O que talvez você não conheça é a definição de nettop. Pois fique tranquilo, este artigo vai explicar tudo para você.

Resumidamente, um nettop é um PC compacto, uma espécie de "desktop em miniatura" capaz de executar tarefas que não exigem muito de uma máquina, como navegar pela internet, acessar aplicativos para Web, processar documentos e executar mídias. Um nettop é para um desktop o que um netbook é para um notebook.

Mais do que diminuir o tamanho de um gabinete, nettops formam uma categoria de computadores mais leves, baratos e que consomem bem menos energia. Enquanto um típico desktop chega a consumir mais de 100 watts, alguns modelos de nettop, como o fit-PC2 (desenvolvido pela CompuLab), não consomem mais que 8 watts.

O fit-PC da Compulab. Um computador em O consumo baixo de energia faz com que muitos modelos nem precisem de um sistema de ventilação, e isso os torna muito silenciosos. Alguns modelos de nettop sequer contam com leitor de CD/DVD. Nestes casos, eles são ainda mais silenciosos.

Geralmente, o disco rígido é do tipo Solid State Disk (SSD). Este tipo de disco rígido é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, que é efetivamente o responsável pelo armazenamento dos dados.

A redução de tamanho implica em perda de desempenho comparado a desktops típicos. Um nettop não é indicado para tarefas pesadas e aplicativos intensos, pois as especificações de hardware e de processamento são consideravelmente "sacrificados" em prol do menor tamanho possível.

A Intel foi a primeira empresa a desenvolver uma plataforma especial para netbooks e nettops, com processador, unidade de processamento gráfico, chipset, memória RAM, dispositivos de armazenamento, rede e portas adaptados para ocupar pouco espaço. Hoje o padrão da Intel é adotado por diversas outras desenvolvedoras.

A Nvidia levou a plataforma da Intel adiante, combinando o processador Atom com o poder da placa GeForce 9400M.

Entendendo a cronologia e o termo

O termo nettop vem da junção das palavras internet e desktop, de maneira semelhante à composição da palavra netbook (internet e notebook). De fato, o conceito de nettop é mais antigo que o de netbook. O Mac Mini é um exemplo disso. Lançado em 2005, o pequeno computador de mesa da Apple faz sucesso até hoje. O uso da terminologia que é recente. Com a ascensão dos netbooks, percebeu-se que uma palavra para designar computadores de mesa menores fortalece o conceito.

Este é o Eee Box, da Asus, que traz tecnologias adaptadas do netbook Eee.As diferenças entre nettop e netbook podem ser comparadas às diferenças entre um desktop e um notebook. Um resumo da ópera: nettop e netbooks são versões compactas de notebooks e desktops para execução de tarefas básicas centralizadas na internet. Em essência, tanto um nettop como um netbook foram desenvolvidos para a apreciação de conteúdo, e não para a criação e edição de tal.

A diferença maior entre esses dois modelos, como não poderia deixar de ser, é a portabilidade. Um netbook leva a internet a você em qualquer lugar e com muito conforto. Já um nettop não sai da mesa. Um netbook tem tela pequena, em torno de 10’’, enquanto um nettop não tem nenhuma restrição nesse sentido Basta plugar o monitor.

O disco rígido de um nettop tem maior capacidade e a memória RAM também é maior. Isso quer dizer que a performance de um nettop é superior.

Exemplo de configuração

O Mac Mini, da Apple, teve uma nova versão lançada recentemente, em março de 2009. Ele conta com processador Intel Core 2 Duo de 2 GHz, até 2 GB de memória RAM do tipo DDR3 SDRAM (que pode ter um upgrade para 4 GB), HD SATA de 5400 rpm e 120, 250 ou 320 GB de capacidade.

A placa de vídeo é uma nVidia GeForce 9400M com 128 ou 256 MB de memória compartilhada. O drive de leitura e gravação de CD/DVD chega a 8 velocidades. O Mac Mini conta com cinco portas USB, conexão FireWire 800, porta mini-DV e conexão para telas de LED e HD.

O Mac Mini, da Apple: pequeno, mas pode ser muito potente.

O "pequeno gigante" da Apple é um exemplo recente de nettop, e representa um estágio avançado desse tipo de computador. Outro modelo, o ASUS Eee Box, por exemplo, é mais modesto, com processador Intel Atom N270 de 1.6 GHz, memória RAM DDRII de até 512 MB e disco rígido de até 250 GB.

A placa de vídeo é uma Intel GMA 950 com resolução máxima de 2048 x 1536 x 32 bit e frequência de 75 Hz. No entanto, modelos mais recentes contam com uma placa ATI Radeon HD 3450 de 256 MB de memória.

A conexão pode ser de 10, 100 ou 1000 Mbit/s com uma placa Realtek RTL 8168. As portas contam com SD, SDHC, Mini SD, MMC.

Quem fabrica

Além de Apple e Asus, Acer, Compulab e Dell são outras empresas com modelo de nettops. O modelo Acer é o AspireRevo, com chipset ION (da nVidia), processador Atom e consumo de energia que não chega a 30 Watts.

Já a Compulab tem o fit-PC, com processador Geode e consumo de energia de apenas 6 Watts. A Dell ataca com o Studio Hybrid 140G, com processador Core 2 Duo Mobile.

Vantagens e público

O AspireRevo, da Acer.As vantagens de um nettop atingem diferentes tipos de público. Um grande atrativo é o design: pequeno, moderno e muito agradável. O emaranhado de fios pode ser grandemente reduzido com este design.

O consumo de energia é outro atrativo, com modelos que consomem cerca de 8 Watts.  A média fica em torno dos 30 watts. Apesar de não ser portátil, outra vantagem de um nettop é o tamanho, comparado a um gabinete tradicional. Um nettop se encaixa em um cantinho bem pequeno sem problemas.

O público dos nettops pode variar, sendo em essência muito semelhante ao público dos netbooks: usuários que não exigem tanto de um computador e que gostam de novidades pequenas. Um nettop é uma excelente alternativa para um segundo computador em uma casa, por exemplo.

Um nettop também é uma ótima opção para quem está à procura de um primeiro computador, pois, além do preço menor, ele apresenta mais do que o necessário para começar a se familiarizar com o ambiente da informática.

Em resumo: pelo preço, é um ótimo atrativo para mercados emergentes. Pelo baixo consumo de energia, agrada aos mais ecologicamente corretos. Pelas configurações e pelo tamanho, é ótimo para quem está começando a conhecer um computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.