Por que a App Store brasileira não tem jogos?

3 min de leitura
Imagem de: Por que a App Store brasileira não tem jogos?

Você acabou de comprar um lindo iPhone, o mais moderno e bonito, e não vê a hora de testar tudo, desde configurações até baixar vários aplicativos e, porquê não, joguinhos de última geração capazes de distrair sua atenção na fila do banco ou no ônibus.

Eis que você descobre que a App Store brasileira não vende jogos online. Mas como assim, se praticamente todas as lojas do MUNDO disponibilizam games para os usuários? Afinal, esta é uma das maravilhas do seu aparelho, a possibilidade de adquirir tudo que quiser. Você pensa “só pode ser brincadeira”. Não, meu caro, não é.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas por quê?

Bom, o motivo oficial nunca foi discutido pela Apple, uma vez que a empresa não comenta sobre o assunto no próprio site ou em outros releases oficiais, mas especula-se que o motivo seja mais irritante do que se imagina.

Imagem do Departamento de Justiça para classificação etária

No Brasil, existe uma lei referente ao estatuto e classificação de jogos. O Órgão do governo denominado DEJUS (Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação) sancionou em 2002 uma lei que classifica a faixa etária dos jogos eletrônicos no Brasil, ou seja, nada pode ser liberado e comercializado para o público sem passar por este órgão.

Sendo assim, a App Store instalada no país está sujeita também a este tipo de legislação vigente, uma vez que a classificação etária dos Estados Unidos não funciona da mesma forma que a brasileira (a classificação dos jogos está disponível no site da Secretaria).

Celulares cada vez mais modernos e cheios de aplicativosDe acordo com o DEJUS, entre os critérios analisados para a classificação está a avaliação de situações nos jogos que envolva sexo, drogas e violência. Eles recebem dos distribuidores fotos, vídeos e jogos demonstrativos, além de sinopses e, em alguns casos, o jogo completo. Estes jogos passam então pelo crivo da Secretaria antes da comercialização.

Por ser um processo burocrático e que conta com várias análises (a classificação é feita por mais de uma pessoa para garantir a pluralidade e manter a objetividade do processo, afirma o DEJUS), pode tornar-se demorado e atravancar o que é a base do comércio online: a rapidez.

Vale a pena reforçar que a classificação segue os parâmetros daquela utilizada na televisão (através de idade), porém, diferente das televisões que podem classificar os programas conforme acharem mais adequado, os jogos devem ser analisados pela própria Secretaria.

Alternativas

Mas como brasileiro não desiste nunca (para citar um slogan do próprio governo), existem algumas alternativas para burlar a situação. Uma delas, encontrada por desenvolvedores, é inserir seus jogos na categoria “Entertainment” da App Store, passando assim pela malha fina dos órgãos de regulamentação (o que, afinal, um jogo não deixa de ser – entretenimento).

Queremos jogar!

Alguns usuários ainda se voltam para lojas virtuais de outros locais, principalmente da Argentina e dos Estados Unidos. Na iTunes Store dos nossos hermanos, cartões de crédito brasileiros passam numa boa (por enquanto). Já na loja do “Tio Sam”, é possível adquirir jogos por gift cards (vale-presentes), através que envio do código do cartão via email.

Foco diferenciado

A única maneira de resolver este problema é se a própria Apple, ao invés de se abster e simplesmente não vender os jogos, dialogar e discutir formas de tornar o envio, e consequente classificação indicativa dos games, mais suave e rápida. Uma ideia é que desenvolvedores ou a Apple classifiquem seus jogos, assim como acontece nos canais de televisão.

É importante observar que há atualmente uma mudança de foco quando se fala em tecnologia em geral. A preocupação e desenvolvimento antigamente estavam ligados somente ao hardware. AtualmCuidado Apple!ente o software também está em alta, ou seja, grande parte do interesse está em aplicativos, sistemas operacionais, jogos, etc.

Isso acontece também com celulares, tanto que novas lojas virtuais serão abertas por grandes empresas, como a Nokia, por exemplo. Se a Apple não se cuidar, vai perder a preferência que conquistou através dos seus aparelhos e facilidades para outras empresas, que estão chegando com tudo.

Para nós, simples usuários mortais que só queremos passar o tempo nos divertindo com jogos no iPhone, quanto maior a concorrência melhor. Assim quem sabe, teremos mais opções na hora de escolher o jogo que mais nos agrada, diretamente através de sites brasileiros (tomara).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.