Dicas do Windows 7: como criar um instalador universal do sistema

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como criar um instalador universal do sistema

Quando a Microsoft lançou o Windows 7, também vieram várias versões do sistema operacional. No Brasil, foram lançadas quatro: a Home Basic, a Home Premium, a Professional e a Ultimate. Veja aqui um quadro comparativo dessas diferentes versões.

Cada uma possui suas próprias características, vantagens e desvantagens. Mas uma coisa que poucos sabem é que o disco de instalação de todas as versões é virtualmente idêntico. A única coisa que diferencia cada uma é a presença de um arquivo ei.cfg.

Este arquivo é o responsável em dizer qual versão será instalada e quais informações farão parte da instalação. Por exemplo, o CD de instalação do Windows 7 Home Basic é virtualmente o mesmo do Windows 7 Professional. Porém, o arquivo ei.cfg não seleciona algumas opções do Aero que serão instaladas pelo CD do Windows 7 Professional, por mais que essas informações estejam presentes no CD.

É possível ter um único disco de instalação do Windows 7.

Para o usuário comum, isso não é um grande problema, já que ele compra o disco de instalação, instala o sistema operacional em seu computador e pronto. Porém, para técnicos em informática, é chato carregar vários discos sendo que se pode levar somente um e realizar todas as suas instalações através dele.

O problema é resolvido criando um novo disco de instalação universal. Faça isso de acordo com os seguintes passos:

  1. É fácil criar um disco de instalação universal do Windows 7.Crie uma imagem ISO do disco de instalação de qualquer versão do Windows 7 disponível;
  2. Baixe o patch ei.cfg Removal Utility. Rode-o e selecione a imagem ISO salva. Esse patch remove o arquivo ei.cfg do ISO, formando um novo;
  3. Copie a nova imagem ISO em um disco virgem.

Pronto. Você acaba de criar um disco de instalação universal do Windows 7, capaz de instalar qualquer uma das versões disponíveis deste sistema operacional. Porém, vale lembrar que esse disco é somente o instalador.

Você ainda precisa adquirir uma licença válida para aquela versão do Sistema Operacional instalada. Ou seja, não adianta comprar o disco da versão Home Basic, por ser mais barata, e tentar instalar o Ultimate, pois a chave da licença é para a versão Home Basic e ela não funciona com outras versões.

O que achou dessa dica? Ela foi útil para você? Deixe aqui seu comentário e participe da conversa!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.