Dicas do Windows 7: como criar cotas para espaço em disco

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como criar cotas para espaço em disco

O Windows 7 trouxe várias inovações para os usuários e nessa nova versão do sistema operacional da Microsoft muitos novos recursos estão presentes nativamente, sem a necessidade da instalação de aplicativos externos.

Alguns bons recursos, porém, foram herdados do Windows Vista e um dos que merecem destaque é o gerenciamento de cotas de espaço em disco para usuários, algo muito interessante em um PC usado por várias pessoas. Assim é possível delimitar quanto do disco rígido pode ser utilizado no máximo por cada um que utiliza o computador.

Se você possui status de administrador do Windows pode realizar essa ação de modo rápido e simples seguindo as instruções. Vamos lá!

Ativando o gerenciamento de cotas

1 . Primeiramente abra vá em Iniciar > Computador. Lá, clique com o botão direito do mouse sobre o drive que sofrerá o gerenciamento de cotas de espaço e depois em Propriedades.

2 . Na janela aberta, vá até a guia Cota e nela habilite a opção Ativar gerenciamento de cota. Depois dessa ação, uma série de novas opções são liberadas na mesma janela e por meio delas é possível configurar o recurso em questão.

Ative o gerenciamento de cotas

3. Habilite a opção Negar espaço em disco para limites de cota excedidos para evitar que o usuário exceda o seu limite de espaço em disco para a gravação de arquivos.

Negar espaço em disco para limites de coxa excedidos

4. Na opção Limitar espaço em disco a você deve inserir qual o limite máximo de espaço em disco será destinado para os demais usuários do computador. É possível inserir valor no campo Definir nível de notificação como para que o sistema notifique o usuário de que o espaço livre em disco está chegando ao fim.

Limitar o espaço em disco a

5. Finalizadas todas as configurações, clique em Aplicar para que as alterações entrem em vigor e em OK para finalizar a janela de gerenciamento de cotas de espaço em disco.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.