Dicas do Windows 7: como deixar a inicialização do sistema mais rápida usando mais núcleos do processador

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como deixar a inicialização do sistema mais rápida usando mais núcleos do processador

No Windows 7 (assim como no Vista), a configuração padrão determina que somente um dos núcleos do processador do computador seja responsável pela inicialização do sistema operacional. No entanto, há como deixá-la mais rápida: altere as configurações e determine quantos núcleos serão usados quando seu PC for ligado.

A principal razão para realizar essa alteração de configurações seria a demora de inicialização do sistema. Esse problema é comum para usuários que instalam muitos programas e os deixam para carregar junto ao Windows.

Caso você não tenha certeza de quanto tempo é considerado “demorado”, pense o seguinte: se leva menos de um minuto para ligar e carregar todos os programas, o computador está rápido.

O padrão de utilização de núcleos é usar somente um deles. Para cada núcleo extra adicionado à inicialização, o aumento médio de velocidade é de 10%. Em outras palavras, se você usava somente um núcleo e passou a usar dois, o que sistema que demorava 60 segundos para carregar, passará a fazê-lo em 54 segundos.

Mãos à obra

Abra o Menu Iniciar, digite msconfig e aperte Enter.

Menu Iniciar

Na janela aberta, selecione a aba Inicialização do Sistema e clique sobre Opções avançadas.

msconfig

Enfim, marque a caixa Número de processadores, defina quantos núcleos deseja que o Windows utilize quando for carregado e clique em OK para fechar as janelas.

Escolha quantos  deseja usar

Você conseguiu alterar o número de núcleos utilizados de maneira significativa? Qual foi o resultado?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.