ASUS Ares: a placa de vídeo mais poderosa do mundo

3 min de leitura
Imagem de: ASUS Ares: a placa de vídeo mais poderosa do mundo

Há uma infinidade de montadoras interessadas em abocanhar um pedaço do mercado das placas gráficas, contudo nem sempre as estratégias são eficientes para conquistar os consumidores. A ASUS resolveu fazer uma jogada arriscada e fabricar uma placa que todos consideram um esbanjo em desempenho.

ASUS Ares – Edição limitada, poder ilimitado!

Usando o slogan acima para descrever a nova placa gráfica, a ASUS pretende conquistar um espaço nos computadores dos gamers entusiastas. Qual o segredo da placa? Além de dois processadores gráficos AMD ATI Radeon HD5870, a Ares traz 4 GB de memória RAM do tipo GDDR5 (que trabalha na velocidade de 1,2 GHz). Se você acha pouco, então confira todas as especificações na tabela abaixo:

Especificações de Hardware

Processador GráficoAMD ATI Radeon HD 5870 (2 GPUs)
Clock do Processador850 MHz (multiplicado por 2, visto que são dois processadores)
Quantidade de memória4 GB de memória RAM
Tipo da memóriaGDDR5
Velocidade da memória1,2 GHz *
Resolução máxima suportada2560 x 1600 pixels
DVISim (1 conector)
HDMISim (1 conector)
DisplayPortSim (1 conector)
EyeFinityCompatível com a tecnologia
Classificação AMDAMD Vision Black

*Por se tratar do padrão GDDR5, a velocidade é multiplicada por 4 e o clock alcança 4,8 GHz

Toda essa configuração está presente numa placa muito elegante, a qual vem acompanhada de um conjunto (caixa, maleta, manual e mouse) de colecionador. E não é somente os extras que fazem da ASUS Ares uma edição limitada, porém a configuração exagerada não permite que a fabricante se dê ao luxo de montar muitas placas.

Conexões de vídeo da ASUS Ares

Configurações máximas, temperaturas mínimas!

Segundo as informações oficiais na página da ASUS, a nova placa Ares é até 32 % mais rápida que uma AMD ATI Radeon HD5970 genérica (sem modificações). E não é somente papo furado da fabricante, pois os testes do site Guru3D.com informam que a ASUS Ares alcança resultados melhores em todas as avaliações.

Em média a placa consegue 20% a mais do que a concorrente NVIDIA GeForce GTX480 e as placas com processadores Radeon HD5970. Vale salientar que todos os testes apresentados foram realizados com a resolução de 2560 x 1600 e todas as configurações ativadas no perfil Extremo.

Cooler e heat pipes garantem temperaturas baixas

Apesar de ganhar por pouco na quantidade de quadros por segundo (FPS), a ASUS Ares apresenta alguns fatos curiosos. Entre eles está o aspecto da refrigeração muito bem executada, que mantém sempre as temperaturas em valores ideais para jogar games por horas a fio - e se desejado efetuar overclock no processador gráfico.

As informações no site da ASUS dão conta de que o sistema de refrigeração da Ares é até 600% melhor do que os sistemas presentes nas placas AMD ATI Radeon HD5970. O site relata que a placa possui 8 heat pipes (pequenos contatos de cobre especialmente modelados para retirarem o calor em excesso do processador gráfico), os quais são 99,9 % livres de oxigênio.

O poder custa caro, muito caro!

Tudo o que é único custa caro e quando se trata de uma Ferrari no mundo das placas de vídeo, não há como cogitar um preço barato. A ASUS Ares será comercializada por 1200 dólares, um valor absurdamente excessivo para uma placa gráfica, mas que pode ser cobrado visto que há consumidores interessados (e com dinheiro suficiente) em tal configuração de hardware.

Sendo assim, a placa oferece 32% a mais de desempenho, mas custa o dobro (ou seja, 200%) de uma AMD ATI Radeon HD5970. Vale lembrar que por ser edição especial, a ASUS Ares traz uma maleta especial e um mouse ideal para gamers.

Maleta para carregar a placaMouse pronto para os jogos

Obviamente, vale salientar que a ASUS cria estratégias para não ter prejuízos na venda e considerando que tais configurações não são muito requisitadas, dificilmente haverá um grande número de jogadores interessados na ASUS Ares.

Enfim, considerando todos os impostos, taxas e pormenores do Brasil, a placa possivelmente seria vendida por 4 mil reais aqui — ou até mais. Você compraria? Será que vale mesmo investir tanto numa placa gráfica?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.