Google Earth começa a exibir eventos meteorológicos

1 min de leitura
Imagem de: Google Earth começa a exibir eventos meteorológicos

No Google Earth você pode “viajar” pelo mundo todo sem sair da frente do PC. Visualizações em 3D, marcação de rotas e acesso a locais históricos de todas as partes do mundo, ver fotos e saber de algumas opções de comércio local em várias regiões são algumas das coisas que também podem ser feitas com o aplicativo da Google.

Em sua versão atual (5.2) o Google Earth  ganhou uma nova funcionalidade e passa a exibir fenômenos relacionados ao clima em tempo real. Assim é possível saber (e visualizar) se chove ou neva em várias cidades do mundo, além de ter acesso às previsões climáticas do site Weather.com.

Como funciona?

Para ativar o novo recurso do Google Earth, basta habilitar a camada “Nuvens” presente na guia “Clima” do aplicativo. Feito isso já é possível visualizar as nuvens que cobrem a Terra, bem como possibilidade de precipitação por meio de radares (por meio da habilitação da camada “Radar”).

Habilite as novas funções

A ferramenta pode ser bastante útil para quem planeja viajar para algum lugar e quer ter uma ideia sobre o clima na região. Utilizando este novo recurso em conjunto com as possibilidades de visualização e o zoom do Google, você pode ver chuvas, nevascas, furacões e outros eventos climáticos ocorrendo em tempo real.

Nuvens no Google Earth. Fonte: Google LatLong
Nuvens no Google Earth. Fonte: Google LatLong
Chuva em tempo real. Fonte: Google LatLong
Chuva em tempo real. Fonte: Google LatLong
Possibilidade de precipitação direto no Google Earth. Fonte: Google LatLong
Possibilidade de precipitação direto no Google Earth. Fonte: Google LatLong

Onde funciona?

De acordo com o blog Google LatLong, responsável pelas novidades relacionadas ao Google Earth e ao Maps, a nova ferramenta funciona atualmente apenas em algumas regiões da Europa e América do Norte. Navegando pelo programa é possível verificar que a região do Caribe também já conta com a cobertura do novo recurso do Earth.

Novos recursos já estão disponíveis na região do Caribe

Infelizmente, a nossa querida América Latina e as demais regiões do globo terrestre ainda não foram contempladas com este serviço. Não existe previsão de cobertura dos demais continentes pelo serviço de meteorologia em tempo real do Google Earth.

De qualquer forma, ativando a opção “Condições e previsões” da guia “Clima”, você visualiza a temperatura atual em diversas cidades brasileiras. Com um duplo clique sobre as temperaturas você obtém um apanhado geral da previsão para os próximos dias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.