Dicas Windows 7: Organize a Barra de tarefas criando grupos de aplicativos

1 min de leitura
Imagem de: Dicas Windows 7: Organize a Barra de tarefas criando grupos de aplicativos

Mesmo quem utiliza o PC apenas para lazer conhece a grande quantidade de aplicativos necessários para fazer tudo o que é possível em um computador. Um software serve para escrever, outro acessa a internet, um terceiro reproduz filmes e assim por diante, em uma lista praticamente infinita.

A Microsoft facilitou o acesso aos programas no Windows 7 ao possibilitar a configuração de aplicativos favoritos na Barra de tarefas. Ali, eles podem ser acessados a qualquer momento e estão ao alcance de um clique, substituindo os diversos ícones no desktop das versões anteriores. Com uma grande quantidade de aplicativos, porém, o espaço fica bem bagunçado, e o que seria um auxílio pode se tornar um problema.

A separação dos aplicativos em grupos envolve a criação de atalhos falsos, que serão colocados entre os atalhos reais na Barra de tarefas. Antes de mais nada, baixe aqui um ícone transparente que servirá como separador, cortesia do site How-To Geek.

Escolha uma pasta para abrigar os separadores. Clique no menu “Organizar”, na barra superior da janela, e selecione “Opções de pasta e pesquisa”. Na aba “Modo de exibição”, desmarque a caixa “Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos” e dê OK.

Desmarque a opção indicada


Crie um novo documento de texto, e dê a ele o nome do grupo que será criado. Adicione a extensão “.exe” ao final, e clique em OK no aviso do Windows que surge a seguir. Crie um atalho para o arquivo, que será colocado na Barra de tarefas.

Atalhos já criados


Para alterar a imagem do atalho, clique nele com o botão direito e selecione “Propriedades”. Na aba “Atalho”, pressione “Alterar Ícone”. Localize a pasta onde o arquivo transparente foi salvo e o selecione, dando OK em todas as janelas.

Selecione o ícone transparente


Após, arraste o atalho transparente para a Barra de tarefas e coloque-o entre os aplicativos favoritos. Repita o processo quantas vezes forem necessárias, e arraste os ícones para organizá-los em grupos.

Ícones organizados em grupos


Se preferir, diminua o tamanho dos ícones clicando com o botão direito sobre a Barra de tarefas e selecionando propriedades. Marque a opção “Usar ícones pequenos” e clique em OK. Para aumentar o número de aplicativos que podem ser colocados no espaço, clique sobre ele com o botão direito e desmarque a opção “Bloquear a Barra de tarefas”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.