Conheça a tecnologia que torna os objetos invisíveis

1 min de leitura
Imagem de: Conheça a tecnologia que torna os objetos invisíveis

Membrana Metaflex

Fonte da imagem: Andrea Di Falco, Martin Ploschner e Thomas F Krauss

Já no começo da história de Harry Potter, o personagem principal ganha um manto de invisibilidade, uma capa que o esconde de todos os demais. Depois de diversos estudos feitos por cientistas do Reino Unido, finalmente um material parece trazer isso da ficção direto para a realidade.

O verdadeiro manto da invisibilidade

O documento completo sobre o material foi divulgado pelos estudiosos Andrea Di Falco, Martin Ploschner e Thomas F. Krauss e pode ser acessado clicando aqui. Segundo eles, o material é extremamente flexível e chamado de “Metaflex” (imagem acima), podendo ser fabricado com nanotecnologia.

Ao usar várias camadas desse material, é formado o metamaterial, que é o responsável por criar essa “distorção” na luz e no que o olho nu é capaz de enxergar. Dessa forma, quando o metamaterial é usado sobre os objetos, eles acabam ficando invisíveis para nós.

Se você ficou ainda mais curioso sobre o assunto, nós já abordamos o tema de invisibilidade no artigo “O que é Plasmônica e quais as possibilidades trazidas com essa tecnologia”. Não deixe de conferir e de opinar sobre quais possibilidades você imagina com o uso de tal tecnologia em nosso cotidiano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.