Google disponibiliza atalhos de teclado no YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Google disponibiliza atalhos de teclado no YouTube

Logo do YouTube

A Google adicionou atalhos de teclado para os vídeos do YouTube. Essa é uma funcionalidade que além de agradar aos fãs desse tipo de recurso, também pode tornar muito mais simples para um usuário controlar a reprodução enquanto utiliza o serviço online.

Atalhos de teclado são sempre bem vindos, ainda mais quando o assunto é vídeos. Além de já haver certa familiarização com eles, pois são adotados por muitos players, as teclas costumam simplificar processos e economizar “cliques”, especialmente com o hábito, após certo tempo de uso.

Adicionalmente, nesse caso, além de os atalhos poderem ser utilizados na página do YouTube, eles valem inclusive para vídeos incorporados em outros sites. A única regra é que o vídeo precisa ser o foco na página em questão. Veja abaixo quais são os atalhos e aproveite esta função que traz muita praticidade.

Vale lembrar que o teclado numérico lateral não funciona: devem ser utilizadas as teclas de número da parte central.

Atalhos

  • Barra de espaço: Serve para pausar o vídeo ou reproduzi-lo.
  • Home: Faz com que o vídeo volte ao começo.
  • End:  Vai para o final do vídeo.
  • Setas direcionais para esquerda e direta: Avançar ou retroceder o vídeo em um intervalo de 5 segundos para cada vez que você pressionar a tecla.
  • Ctrl + setas direcionais para esquerda e direta: Avançar ou retroceder o vídeo em um intervaldo de 10 segundos por uso.
  • Setas direcionais para cima e para baixo: Aumentar ou diminuir o volume em 5%
    0 (zero): Retorna ao início do vídeo.
  • Teclas numéricas de 1 a 9: Avançam entre 10% e 90% no local de reprodução.

Lembre-se de que o vídeo precisa estar como elemento principal da tela, logo por vezes é preciso clicar nele para que os atalhos funcionem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.