Nokia retoma controle do desenvolvimento do Symbian

1 min de leitura
Imagem de: Nokia retoma controle do desenvolvimento do Symbian

O blog oficial da Nokia afirma que o sistema Symbian, o sistema móvel mais utilizado pelos usuários, voltará a ser fechado a partir de abril de 2011. Desde 2008, o sistema era disponibilizado livre de royalties e com código aberto através da Fundação Symbian.

A partir do ano que vem, segundo o anúncio, a fundação será responsável pelo licenciamento de softwares, e a Nokia será a única responsável pelo desenvolvimento do SO.

“Algumas grandes companhias anunciaram recentemente a intenção de deixar a Fundação, levando os fundos com elas. A Fundação foi forçada a reconsiderar seu futuro e, após uma reunião da diretoria, decidiu que não poderia continuar na forma atual”, afirma a entrada do blog.

A competição foi o que motivou a decisão da Nokia. Apesar de ainda ser líder no segmento, outros sistemas, como iOS e Android vêm abocanhando o público. Samsung e Sony Ericsson, por exemplo, deixaram de usar o sistema em seus aparelhos.

“Com a competição vem a escolha, e toda companhia deve fazer escolhas sobre a estratégia de software baseada em suas prioridades e capacidades”, esclarece o anúncio.

A nova plataforma de desenvolvimento

Fonte da imagem: Nokia

Mesmo com a queda da preferência, o sistema ainda é foco de desenvolvimento. “A Nokia acredita no Symbian porque sabemos que é a única plataforma capaz de atender à nossa audiência global”, diz o texto, que ainda anuncia o investimento nas tecnologias Qt e Qt Quick para o desenvolvimento de aplicativos ricos e visuais.

Com isso, aplicativos desenvolvidos em Qt para o Symbian também serão compatíveis com dispositivos MeeGo, que devem ser lançados em 2011. O uso da mesma plataforma facilita a compatibilidade de aplicativos com diferentes versões do Symbian.

A Nokia já havia anunciado, em outubro, que apostaria na evolução constante de uma nova plataforma de desenvolvimento.

“Agora é a hora de a Nokia conduzir para onde o Symbian pode ir. O fim da Fundação é o fim de uma era, mas, para o Symbian, uma nova era está apenas começando”, conclui o comunicado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.