Novo serviço do Facebook: emails, bate-papo e SMS

2 min de leitura
Imagem de: Novo serviço do Facebook: emails, bate-papo e SMS

Fonte da imagem: Divulgação/Facebook

Fonte da imagem: Divulgação/Facebook

“Isso não é um email”: esta é a primeira mensagem do Facebook sobre seu novo serviço. A ideia é unificar vários serviços em um só lugar, mantendo a comunicação como algo contínuo  em vez de fragmentado.

Mark Zuckerberg anunciou nesta segunda-feira, ao lado de Joel Seligstein (engenheiro do Facebook), o novo serviço de mensagens da empresa – chamado de Facebook Messages que compreende várias tecnologias para otimizar a comunicação entre você e seus contatos.

Em breve, os usuários podem utilizar um endereço @facebook.com para enviar e receber mensagens – sejam elas emails ou não. Seu histórico será unificado: se você receber uma mensagem de texto, poderá responder através de um email ou de uma mensagem de bate-papo, se comunicando de várias formas em um só lugar.

Além disso, os executivos do Facebook optaram por agrupar e arquivar mensagens por contatos, em vez assuntos. Esta escolha se baseou no número de mensagens enviadas com o campo de Assunto vazio ou apenas com a palavra “Oi” – o que não é exatamente capaz de organizar uma conversa.

Fonte da imagem: Divulgação/Facebook

Fonte da imagem: Divulgação/Facebook

Caixa de entrada social

A “Social Inbox” deste novo serviço tem como objetivo não misturar suas mensagens de contatos e amigos com emails corporativos. Sendo assim, só seus contatos podem enviar mensagens para esta caixa de entrada diferenciada.

A caixa de entrada social desenvolvida para o Facebook Messages é uma forma contrária do que temos atualmente em nossas contas de email: não é necessário criar uma lista com nossos contatos favoritos, pois ela é prioritária – você apenas adiciona quem mais (além de seus contatos no Facebook) envia mensagens para ela.

E quem não está no Facebook? Mesmo assim, é possível encaminhar mensagens destes contatos para a Social Inbox. O conceito de integração entre serviços não exclui usuários que não estão cadastrados.

Além de dar permissão aos conatatos que não são do Facebook para integrar sua Social Inbox, Messages também tem uma forma de evitar SPAM, permitindo que você bloqueie mensagesn de qualquer usuário – seja ele do Facebook ou não.

Facebook Messages possui uma interface similar a de um bate-papo. Esta escolha tem como objetivo diminuir ao máximo o número de passos para que você envie um recado. O serviço deverá ser integrado aos perfis do Facebook gradualmente e, no começo, vai funcionar com o sistema de convites.

Como conseguir um convite?

Antes de começar sua busca enlouquecida por um convite para a nova função do Facebook (como foi a correria do Google Wave e Novo Orkut), você mesmo pode solicitar um. Acesse o link oficial do serviço e clique na opção “Request an invitation” (Solicite um convite). Agora, é só aguardar para, em breve, testar este novo jeito de enviar e receber mensagens.

Facebook Messages

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.