Os 10 tweets mais poderosos e influentes de 2010

3 min de leitura
Imagem de: Os 10 tweets mais poderosos e influentes de 2010

A influência do Twitter

Na última sexta-feira (10), o Twitter lançou um site para fazer uma espécie de retrospectiva do microblog e inaugurou-o com a lista dos dez usuários mais famosos de cada mês. Segunda-feira (13) foi a vez dos dez tópicos mais comentados em diversas categorias. Hoje, terça-feira (14), o site mostrou a lista “Os 10 Tweets Mais Poderosos de 2010”: as mensagens de 140 caracteres que mais tiveram efeito sobre o mundo de alguma maneira.

Pista liberada

A jornalista Ann Curry ficou com o primeiro lugar com o tweet no qual pediu (e conseguiu!) para a Força Aérea dos Estados Unidos permitir o pouso no Haiti do avião em que estavam os Médicos Sem Fronteiras – depois do terremoto violento que houve no país não havia pistas normais para pousar.

Boas vindas

Neste ano o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, começou a usar o microblog. Seu primeiro tweet dizia: “Olá a todos! Estou no Twitter e este é meu primeiro tweet”. O segundo lugar fica para a resposta desta mensagem enviada pela Casa Branca: “Bem-vindo ao Twitter, Presidente Medvedev!”.

Acidente

O terceiro tweet foi curioso. Seriamente ferida após um acidente de bicicleta em um bosque e sem poder usar o celular por ele não receber sinal, a triatleta Leigh Fazzina enviou um pedido de ajuda pelo microblog e conseguiu ser socorrida pouco tempo depois.

Casualidade

O tópico mais discutido de 2010 apresentou o quarto tweet mais poderoso de 2010, pois guiou a discussão da catástrofe: o maior vazamento de óleo até o momento, no Golfo do México. O tweet veio de um perfil falso da empresa responsável pelo acidente e parodiava uma tentativa de melhorar a imagem da empresa com a mensagem: “Catástrofe é uma palavra muito forte, vamos todos combinar de chamá-la de casualidade”.

Estado de emergência

Em setembro o presidente do Equador, Rafael Correa, acusou a oposição e as forças armadas de tentar um golpe militar e usou o Twitter para declarar estado de emergência no país – o que aconteceu devido à agitação pública ocasionada pelo corte de benefícios a servidores públicos. A repercussão do tweet foi a resposta dos líderes da América Latina e do mundo em favor do povo equatoriano.

Casamento

O príncipe William, filho do príncipe do País de Gales, teve seu casamento com Kate Middleton divulgado de maneira bem diferente: via Twitter! A conta foi criada especialmente para isso e, mesmo assim, conseguiu o sexto tweet mais poderoso de 2010.

Haikai da demissão

Apesar de ser CEO de uma das maiores empresas de tecnologia no mundo, a Sun Microsystems, Jonathan Schwartz fez de sua carta de demissão um poema japonês: “Hoje é meu último dia na Sun. Sentirei falta. A única maneira de terminar parece ser uma haikai. Crise financeira / Muito clientes perdidos / Não mais um CEO”.

Eleições

Para demonstrar o quão rápido a comunicação está mudando no mundo da política, nada melhor do que uma eleição. Em 2010 o Twitter recebeu vários tweets durante a apuração dos votos. Porém, aquele que mais se destacou pelo mundo foi o de John M. Foster, ao parabenizar Raul Labrador pela vitória e ao desejar sorte aos próximos membros do congresso de Idaho.

Copa do Mundo

A Copa de Mundo representou o evento que mais ficou entre os principais tópicos do microblog, recebendo tweets de 172 países e em 27 idiomas. O time vencedor da competição foi o da Espanha, sendo que o destaque ficou justamente para a comemoração da vitória: a foto enviada pelo zagueiro Carles Puyol em sua conta com a chegada do time ao país.

Esgotado

O último tweet de destaque é o de Conan O’Brien e mostra como o Twitter pode alterar a venda de ingressos. Depois de sair do programa Tonight Show, o comediante divulgou o tour do seu show que duraria dois meses. O resultado? Os ingressos de todas as apresentações se esgotaram em questão de horas!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.