iPhone vira tradutor instantâneo usando realidade aumentada

1 min de leitura
Imagem de: iPhone vira tradutor instantâneo usando realidade aumentada

Word Lens

Fonte da imagem: Divulgação/QuestVisual

A Quest Visual, desenvolvedora norte-americana de aplicativos mobile, anunciou esta semana o lançamento de seu mais novo produto: Word Lens. O aplicativo é considerado inovador por sua capacidade de traduzir instantaneamente qualquer texto que seja capturado pelas lentes do iPhone.

O processo todo ocorre em frações de segundos e é quase imperceptível ao usuário. O texto traduzido é projetado sobre a imagem captada pela câmera, por meio do sistema de realidade aumentada. Uma das vantagens do sistema é que ele funciona sem a necessidade de qualquer conexão com a internet, ou seja, não existe nenhum custo adicional para a utilização.

Com um sistema baseado no reconhecimento de caracteres, o aplicativo levou dois anos e meio para ser desenvolvido e está disponível apenas nas versões de tradução entre inglês e espanhol e vice-versa, sendo que cada função é vendida como um aplicativo separado.

O Baixaki testou o Word Lens e, durante os testes realizados, o aplicativo se comportou de maneira instável para textos de fontes pequenas e manuais. Entretanto, para textos com fontes grandes, o sistema impressiona: a tradução acontece de maneira muito rápida e o conteúdo que aparece sobre a imagem quase não demonstra diferenças entre o texto original e o que é aplicado.

Otavio Good, um dos criadores do projeto, diz que em breve, o aplicativo será lançado também com suporte para francês e italiano. Por ser filho de uma brasileira, o desenvolvedor também promete novidades na língua portuguesa.

O Word Lens já pode ser encontrado na App Store pelo preço de US$ 4,99.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.