Topaz: vazam imagens e detalhes do novo tablet da HP

2 min de leitura
Imagem de: Topaz: vazam imagens e detalhes do novo tablet da HP

Topaz, novo tablet da HP/Palm

Fonte da imagem: PreCentral

Tudo indica que a HP pretende competir com o iPad, tanto em hardware quanto em software. O principal indício são as imagens e os detalhes do novo tablet da empresa, o Topaz, que foram publicados pelo PreCentral e, provavelmente, passados por algum funcionário da própria HP.

A princípio, o processador escolhido para o Topaz é o Qualcomm MSM8660, com clock de 1.2 GHz. O processador, que possui uma GPU integrada Adreno 220 com aceleração 2D e 3D, tem suporte para Open GLES 2.0 e Open VG 1.1, além de ser capaz de reproduzir vídeos em alta resolução (1080p).

O Topaz é preto e, de acordo com as fotos, traz as marcas da HP e da Palm. Além disso, pelo visto, terá três botões físicos: um para ligar/desligar o tablet, e outros dois para o controle de aumentar e diminuir o volume. E se as configurações não mudaram desde o vazamento das informações, as especificações de hardware do Topaz são:

Topaz, novo tablet da HP/Palm

Fonte da imagem: PreCentral

  • Processador Dual-Core Qualcomm MSM8660 de 1.2 GHz;
  • GPU Adreno 220;
  • Tela de 9,7" XGA, com resolução de 1024 x 768;
  • Dimensões: 19 cm x 24 cm x 1,37 cm;
  • Peso: 700 gramas;
  • 512 MB de memória RAM DDR2;
  • Armazenamento: versões de 16 GB, 32 GB e 64 GB;
  • Câmera frontal de 1,3 megapixels para videoconferência;
  • Bluetooth 2.1 + EDR;
  • WiFi Dual-band 802.11 b/g/n;
  • Acelerômetro, bússola digital, giroscópio, sensor de iluminação e microfone ;
  • Dois speakers integrados com Beats Audio e saída para áudio; e
  • Bateria capaz com duração de oito horas, usando duas células de 3150 mAh.

O tablet deve ter suporte apenas para Wi-Fi, a princípio, mas também devem ser lançadas versões HSPA, LTE e, posteriormente, CDMA. As versões HSPA e LTE serão vinculadas à alguma operadora, mas o cliente poderá desbloquear o aparelho para usar em outras redes. As versões 3G e 4G também deverão contar com A-GPS, mas a versão Wi-Fi, não.

E embora os arquivos não mostrem, a HP planeja incluir suporte para USB no Topaz, permitindo que o usuário plugue uma câmera digital, por exemplo, para descarregar as imagens no próprio tablet.

Flash, WebOS e a Nuvem

Integração com a nuvem

Fonte da imagem: PreCentral

Um diferencial marcante entre o Topaz e o iPad é a prioridade que a HP está dando ao suporte para Flash, que a Apple preferiu deixar de lado. Além disso, também é possível que o Topaz seja compatível com aplicativos desenvolvidos com o Adobe Air, mas isso ainda não está muito certo.

O sistema operacional usado pelo tablet é o WebOS, que foi inicialmente desenvolvido pela Palm e, depois, adquirido pela HP. O Palm Pre, lançado em junho de 2009, foi o primeiro dispositivo a usar o WebOS, que também faz parte das famílias de sistemas operacionais baseados em Linux.

Outro ponto interessante é o plano de transformar o WebOS em um “cliente contínuo”, permitindo que o usuário inicie uma tarefa com um dispositivo e conclua, mais tarde, em outra máquina. Por isso a HP também está dedicando uma atenção especial para a computação nas nuvens.

Também há rumores de que a empresa está fechando parcerias com os serviços de música e vídeo da Amazon, e com a plataforma de livros digitais Blio.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.