BBB 11 é utilizado como isca para roubo de login em uma rede social

1 min de leitura
Imagem de: BBB 11 é utilizado como isca para roubo de login em uma rede social

A página com o golpe do BBB 11.

Fonte da Imagem: Symantec

A 11ª edição do programa televisivo Big Brother Brasil é utilizada como isca para golpistas. Segundo constatou a Symantec, especializada em segurança virtual, a fraude consiste em um phishing, ou seja, um site falso que utiliza uma marca conhecida para parecer real, neste caso uma grande rede social.

O usuário é levado a acreditar que basta utilizar o seu login para assistir ao programa ao vivo dentro da rede. O site falso, então, rouba as informações de login da vítima. Esse ataque já havia sido utilizado em 2010, durante a 10ª edição do programa.

Essa é uma tática comum de phishings: utilizar atrativos do momento com um tipo de apelo. Portanto, procure sempre constatar a veracidade das informações e ofertas que aparecem na sua caixa de email. A Symantec aproveita a situação para dar três dicas básicas de segurança na internet, as quais nós do Baixaki reforçamos para os leitores:

  • Não clique em links suspeitos presentes em mensagens de email;
  • Evite fornecer informações pessoais ao responder emails;
  • Nunca forneça informações pessoais em uma tela popup.

Outra dica que você pode seguir para evitar cair em um phishing é conferir o endereço onde você navega. Apesar do visual muito parecido com o do site original, há sempre algum detalhe no endereço que atesta a falsidade do conteúdo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.