Android 3.0 Honeycomb: anúncio oficial ao vivo

6 min de leitura
Imagem de: Android 3.0 Honeycomb: anúncio oficial ao vivo

Depois de meses de espera, finalmente os tablets poderão deixar de utilizar versões do sistema operacional Android criadas para smartphones. Dentro de alguns minutos (16 horas do dia 2 de fevereiro) terá início a conferência oficial de lançamento do Android Honeycomb.

Esta versão promete diversas funcionalidades novas para os slates Android, incluindo alterações de interface de navegação e leitura. Junto com o Android Honeycomb, chegam também vários aplicativos reformulados para melhor aproveitamento de telas maiores, como é o caso do tablets.

A partir das 16 horas, todas as novidades que forem anunciadas no evento serão atualizadas aqui nesta página. Fique atento e atualize a página sempre que puder, pois a todo momento estarão sendo colocadas novas informações em nossa cobertura.

Não deixe de conferir o vídeo de apresentação do Android Honeycomb que está localizado logo acima. Nele você pode ver as novas funcionalidades aplicadas ao Google Maps, Gmail e YouTube em suas versões exclusivas para a versão 3.0 do sistema operacional da Google para portáteis.

[Atualizado] Resumo do evento

Há quem diga que se esperava mais de um evento sobre o Honeycomb. Mas a verdade é que as informações apresentadas são bastante interessantes. O grande mote dos desenvolvedores do Android é "a computação está nas nuvens". Por isso não é difícil encontrar atalhos para serviços online no novo sistema operacional.

Confira tudo o que aconteceu no evento

Widgets diversos são colocados na área de trabalho dos tablets (um Motorola Xoom, no caso), mostrando que eles podem se alimentar de dados colhidos na internet e ainda assim mostrar informações em tempo real, podendo ser utilizados de uma maneira interativa, não sendo estáticos.

Os usuários que sentem falta das bandejas de sistema não podem mais reclamar, pois foram adicionadas opções de acionamento de modo voo, busca de redes e ativação de notificações por um único ícone que fica perto do relógio, no canto inferior direito da interface principal.

Aceleração gráfica

A aceleração gráfica chegou aos tablets Android. Isso garante que os aparelhos rodem jogos e aplicativos mais pesados, tudo garantido pelo Render Script do sistema. Pensando em desenvolvedores menos experientes, os criadores do Honeycomb disponibilizaram o acionamento do Render Script com apenas uma linha de comando.

Vários jogos já disponíveis

O aplicativo para YouTube do Android também aparece mais bonito do que antes. O mesmo aconteceu com o software de controle das câmeras integradas, que agora possui muitas funções a mais e simula uma câmera mais complexa.

Videoconferências

Com um software disponível no novo Android é possível realizar chamadas por vídeo com outros usuários do Google Talk. A demonstração deste recurso foi um pouco conturbada, pois o vocalista da banda Gnals Barkley que apareceria para falar com o apresentador não estava online no horário combinado. Apareceu apenas depois para conversar.

Mesmo assim, soluções rápidas foram tomadas e o apresentador conseguiu demonstrar o recurso, pois chamou um outro funcionário da Google que estava disponível no momento.

Android Market WebStore

Para quem não gosta de buscar aplicativos pelo smartphone, uma boa notícia. O Android Market WebStore é um serviço que pode ser acessado por computadores. Busque seu aplicativo, compre-o e sincronize sua conta para que o instalador seja executado automaticamente no portátil. Não é necessário sincronizar os aparelhos, apenas as contas.

WebStore do MarketPlace

Cobertura minuto a minuto

16:55: Encerra-se a conferência.

16:54: LadyKiller (Cee-Lo Green do Gnarls Barkley) volta para mostar o video-chat.

LadyKiller no VideoChat

16:53: Hoje será liberada a documentação para desenvolvedores do Honeycomb.

16:51: Demonstração do jogo em funcionamento.

Praticamente um Guitar Hero da Disney

16:50: Tap-Tap para Android, um game musical com vários artistas consagrados, como Lady Gaga. Já foram mais de 50 milhoes de download. Podem ser baixados pacotes de músicas individuais.

Tap-Tap

16:49: Acelerômetros e giroscópios serão necessários.

16:48: Aplicativos novos da Disney para Android, garantido o streaming de música pelo aplicativo.

Disney e Android

16:47: Sobe ao palco o gerente da Disney Mobile.

16:46: Também será possível realizar compras dentro dos aplicativos, como itens e melhorias, diretamente. Versões premium passam pelo mesmo. Exclui-se o intermediário.

16:45: Desenvolvedores terão mais controle sobre os preços de seus aplicativos.

16:44: Pela Android Market WebStore é possível adicionar dispositivos e renomeá-los.

16:42: Finalmente foram introduzidos os filtros por idioma na loja de aplicativos. Para os brasileiros, os preços estão em reais.

16:41: Pelo smartphone, os links são acessados e redirecionam o usuário para o Marketplace.

Integração total

16:40: Integração com Twitter também está por aqui.

16:40: É possível compartilhar aplicativos por links enviados para seus amigos, que ainda podem ver vídeos dos apps enviados pelos desenvolvedores.

16:38: Compre pelo computador e receba no smartphone ou no tablet. Não é necessário estar sincronizado com o computador utilizado.

Nexus Phone

16:36: Mudanças no design da página a deixaram menos seca e mais atraente.

Página remodelada

16:35: Assim evita-se a obrigatoriedade da utilização da Android Market diretamente pelo tablet ou smartphone.

16:34: Android Market WebStore. Será possível comprar aplicativos diretamente pelo computador.

Android WebStore

16:33: O que se busca são melhorias para os serviços online, como o Android Market.

16:33: O diretor de engenharia de serviços em nuvem sobe ao palco.

Diretor de nuvens

16:32: "A plataforma é só metade da história".

16:32: Mais multitarefas.

16:31: "A CNN quer crescer junto com os tablets e seus usuários".

16:30: Mais um ponto para o multitarefas. O aplicativo pode ser baixado que o upload não é interrompido.

16:28: iReports foi disponibilizado pela primeira vez para um tablet. Assim usuários poderão mandar suas próprias notícias. Neste momento é gravado um vídeo para ser colocado nos servidores da CNN.

16:26: Há até mesmo Live Streaming do canal de televisão CNN disponível no aplicativo. A proposta é tornar as informações mais sociais.

16:25: O aplicativo é gratuito e já pode ser baixado pela Market (loja de aplicativos) do Android.

App da CNN

16:24: Um membro da CNN sobe ao palco para mostrar seu aplicativo para Honeycomb.

16:23: Um outro amigo do apresentador resolveu atender à ligação. Uma saída rápida e agora os dois estão conversando pelo software de video-chat do Honeycomb.

Videochat

16:22: Videoconferência garantida com o novo sistema. Uma pequena falha na apresentação e o contato do apresentador não aparece online.

16:21: Software de utilização da câmera digital também  foi reformulado. É possível utilizar câmera frontal e traseira e alternar rapidamente entre elas. Upload direto para o YouTube.

App para câmera

16:20: Great Battles Medieval: 100% do uso do processador.

Game alucinante

16:19: Vários jogos estão sendo rodados no Motorola Xoom para mostrar a qualidade dos gráficos conseguidos com este novo sistema operacional.

16:18: Google Maps e Body Browser também chegaram no Android Honeycomb.

16:16: Render Script garante uma interface muito mais bonita para YouTube.

Novo YouTube

16:14: Desempenho: tecnologia melhorada para aplicações em 2D e 3D. A aceleração gráfica chega aos tablets (e conta bastante com processadores como o Tegra 2 para isso). "Uma linha de código é suficiente para ativar a funcionalidade.

16:13: Gmail completamente reformulado para as telas dos tablets. O framework do aplicativo foi desenvolvido para suportar as funções de arrastar e soltar.

Gmail reformulado

16:11: Fruit Ninja é o jogo utilizado para mostrar o suporte ao multitouch. Os programas são os mesmos que já estão disponíveis para smartphones e tablets com versões anteriores do Android.

16:10: Várias novas funções foram adicionadas a uma bandeja similar à bandeja de sistema do Windows. Ativar Wi-Fi, modificar o som e outros atalhos estão nela.

Bandeja de sistema

16:09: Notificações mais simples e sistema de reprodução de som podem ser utilizados de maneira reduzida na área de trabalho.

16:07: Enfim, novidades. Novos widgets mais dinâmicos podem ser acessados na área de trabalho do Android. E agora eles não são apenas widgets, são interativos. É possível movê-los e utilizá-los diretamente na área de trabalho do tablet.

Widgets mais dinâmicos

16:06: Android é um sistema aberto, o que transforma-o em um ecossistema, muito mais do que um simples sistema operacional. A nova geração de dispositivos móveis precisa disso e é por isso que os desenvolvedores estão trabalhando arduamente.

16:04: "A internet está nas nuvens". O Android deve seguir este mesmo preceito na versão 3.0.

16:00:  Andrew Rubin entra no palco para anunciar os novos projetos de desenvolvimento do sistema operacional Android. 

Rubin

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.