Jogos no estilo do Kinect para jogar no PC apenas com uma webcam

2 min de leitura
Imagem de: Jogos no estilo do Kinect para jogar no PC apenas com uma webcam

Você já experimentou o Kinect? É a mais nova tecnologia para video games produzida pela Microsoft, empresa responsável pelo Xbox 360. Com o acessório, o uso de um controle para navegar pelos menus e jogar é totalmente dispensável. Um sensor localizado na câmera do aparelho reconhece o corpo do jogador e transforma suas ações nos comandos dos jogos.

Recentemente lançado no Brasil, ele custa sozinho cerca de R$ 600, fora o preço do próprio console. Mas se você deseja experimentar a tecnologia da captura de movimentos sem nenhum custo e utilizando equipamentos bastante simples, o Baixaki preparou uma seleção de mini games em Flash que cumprem o serviço apenas com seu computador e sua webcam.

A tela inicial do WebCam Mania.

O primo pobre

O Webcam Mania GamePack 2 é um site em Flash que agrupa 14 mini games que utilizam uma câmera conectada no computador para realizar a mesma tarefa do acessório da Microsoft. São jogos simples, com objetivos diretos e gráficos limitados. Clique aqui para acessar a página.

A imagem da câmera é transportada para o navegador.

O primeiro passo é ir em “Allow” (ou “Permitir”, caso esteja em português) para autorizar o uso da webcam pelo aplicativo. Feito isso, a imagem que está sendo gravada se abre no navegador. Fique parado até ser captado totalmente. Lembre-se de estar em um ambiente iluminado, com fundo preferencialmente branco, sem nenhuma pessoa ao fundo nem formação de sombras.

Clique em “Ok” para ser direcionado para a tela de jogos. Movimente as opções com o braço, selecione uma delas e vá até o item da direita para ler a descrição do jogo. Repita o passo para iniciar o desafio.

Pela limitação óbvia de tecnologia, é impossível ter a mesma precisão e qualidade de um Kinect. Há um atraso nos movimentos, os comandos são bastante sensíveis, algumas ações saem borradas e o sensor tem dificuldades no reconhecimento de roupas. Mesmo assim, o Webcam Mania GamePack 2 pode ser garantia de diversão por algum tempo.

Confira algumas das opções oferecidas:

  • River Run: controle um barco por um rio utilizando os pontos transparentes que indicam as direções possíveis. Colete as esferas verdes para aumentar a pontuação e fuja das vermelhas.

O River Run.

  • Snake: o clássico jogo da “cobrinha” para os celulares. Indique a direção das frutas verdes e cuide para não tocar na cauda do animal.
  • Space Taxi: cada braço seu representa uma turbina da espaçonave. Recolha o passageiro e deixe-o no local correto.
  • Seesaw: equilibre a gangorra fazendo o balanço correto entre as duas extremidades. Várias pedras surgem para aumentar a dificuldade.

O SeeSaw.

  • Wipe Off: sua tela está suja. Use seu corpo para limpar o local, que será novamente preenchido até o tempo se esgotar.
  • Snowball: proteja o castelo das bolas de neve que são atiradas em sua direção.
  • Pong: jogado por duas pessoas, cada uma de um lado da tela. Utilize a barra branca como uma raquete para rebater a bolinha para o outro lado.
  • Goalie: você é um goleiro e precisa proteger sua meta, que aparece na tela. Use os braços para evitar os gols e acumular pontos.

O Goalie.

  • Bubbles: a tela se enche de bolas verdes e vermelhas. Com cuidado, colete apenas as verdes e tente evitar as demais. O cenário fica cada vez mais complexo.
  • Dodgeball: mais um mini game em que esferas verdes e vermelhas são atiradas pela tela. Esquive-se das vermelhas e colete as outras para ganhar pontos. A velocidade e direção dos projéteis variam com o tempo.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.