Como funciona o APL, tênis banido pela NBA

4 min de leitura
Imagem de: Como funciona o APL, tênis banido pela NBA

(Fonte da imagem: Athletic Propulsion Labs)

Os gêmeos Adam e Ryan Goldston agitaram o mundo dos esportes com o tênis Athletic Propulsion Labs Concept 1, também conhecido como APL. Banido pela NBA na temporada 2010-2011, o revolucionário calçado promete melhorar o desempenho dos atletas, fazendo com eles pulem mais alto e também corram mais rápido, e é justamente esse o problema.

O APL não foi o primeiro tênis a ser banido das quadras pela NBA. Há exatos 25 anos a liga colocou o astro Michael Jordan (que na época estava com a carreira em ascensão) contra a parede pelo simples fato de ele usar a primeira edição do Air Jordan em quadra. O motivo da encrenca? As cores do tênis eram consideradas muito chamativas para a época.

Com tantos avanços tecnológicos acontecendo nos últimos anos estava mesmo demorando para que as novidades começassem a interferir nos esportes. Se antes eram molas para amortecimento e sistema de ventilação para os pés, agora os tênis prometem melhorar o salto dos atletas. Mas afinal, será que o APL é mesmo tão fantástico que merece estar na lista negra da NBA?

O tênis

A ideia do Athletic Propulsion Labs Concept 1 é melhorar o impulso dos atletas, permitindo que eles pulem mais alto fazendo menos esforço. Para isso, o calçado utiliza uma espécie de dispositivo de propulsão, o qual é implantado na parte mais à frente da sola do tênis e é chamado Load ‘N Launch.

(Fonte da imagem: Athletic Propulsion Labs)

Como funciona o dispositivo

O Load ‘N Launch possui basicamente duas fases: a “load”, que acontece quando o dispositivo é comprimido, e a “launch”, quando é descomprimido. Ao iniciar um salto, o atleta aplica força na parte frontal do pé e é nessa ocasião que a fase “load” acontece. Além da força aplicada pela pessoa, o EVA utilizado no revestimento e isolamento do dispositivo exerce ainda mais pressão sobre o Load ‘N Launch, gerando um quantidade enorme de energia.

A fase “launch” então começa liberando a energia gerada através do dispositivo. A reação cria uma espécie de propulsor que melhora o salto da pessoa que está utilizando o tênis. Dessa forma, usando o APL é possível não apenas pular mais alto, mas também correr mais rápido.

O desempenho do tênis é influenciado também pelo peso, condição física, musculatura e habilidade dos atletas. O tênis não faz de você um atleta, ele apenas melhora o desempenho nas atividades realizadas.

Uma característica interessante do APL é que toda essa tecnologia passa praticamente despercebida pelos atletas, pois não é possível sentir absolutamente nada do dispositivo enquanto se usa o tênis, exceto, é claro, pelas melhorias na performance esportiva de quem o usa.

Por que ele foi banido?

Segundo as regras da NBA, qualquer substância ou dispositivo que dê vantagens competitivas a um atleta é totalmente vetada na liga.

Aos olhos da comissão que avaliou o Athletic Propulsion Labs Concept 1, ele traz muitas vantagens a favor de quem os usa, funcionando como uma espécie de doping pelo vestuário e violando a regra de competitividade.

Dessa forma, quem utilizar o Athletic Propulsion Labs Concept 1 na temporada 2010-2011 da liga poderá ser punido. Ainda não se sabe exatamente qual a penalidade para o uso do APL em jogos oficiais, mas especula-se que o jogador pode simplesmente ser impedido de jogar ou, em casos mais extremos, ser obrigado a pagar multas mais severas.

Embora não possa ser exibido nas quadras pelos astros do basquete norte-americano, o tênis ainda é permitido nas ligas menores, como os famosos campeonatos universitários. O problema vai ser os atletas amadores se acostumarem a jogar com tênis convencionais quando partirem para a liga profissional.

A punição abençoada

O banimento do APL pela NBA está sendo, na verdade, uma benção para os negócios dos gêmeos Goldston. Desde que o tênis foi banido, o número de vendas do calçado só vem aumentando.

Claro que os banner com a frase “Banned by the NBA” (Banido pela NBA) ajudaram bastante na publicidade, mas o volume de pedidos e acesso ao site é tão grande que os servidores caíram várias vezes durante a semana. A mensagem “Because of the NBA ban announcement, we are experiencing an enormous ammount of traffic” (Devido ao anúncio de banimento da NBA, estamos presenciando um tráfego enorme) avisa aos usuários que o site de vendas pode ficar lento e instável.

Além disso, os criadores do tênis “milagroso” estavam oferecendo frete gratuito para qualquer pessoa que comprasse o calçado pela loja virtual. Se a punição da NBA soava como um problema para você, os irmãos Adam e Ryan Goldston tiraram bom proveito da situação.

.....

Não há como evitar que as tecnologias comecem a fazer parte da vida dos atletas. É cada vez maior o número de pesquisadores que dedicam suas carreiras a criar dispositivos e materiais para auxiliar na vida de atletas, sejam eles amadores ou profissionais.

A ideia do APL talvez não seja criar uma competição desleal entre os jogadores, mas sim permitir que as pessoas saltem sem forçar tanto a musculatura e as articulações. A comissão julgadora da NBA, no entanto, não concorda com o uso do tênis na liga.

E você, usuário, acha justo o banimento do Athletic Propulsion Labs Concept 1 da temporada 2010-2011 da liga de basquete mais famosa do mundo? Não deixe enviar seu comentário falando a respeito.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.