Deixe sites de compartilhamento de arquivos ainda melhores

5 min de leitura
Imagem de: Deixe sites de compartilhamento de arquivos ainda melhores

Usar serviços gratuitos de hospedagem de arquivos há muito deixou de ser exclusividade de comunidades destinadas ao compartilhamento de conteúdo. Seja como forma de realizar o backup de documentos importantes ou como substituto para o uso de pendrives no transporte de dados, a cada dia surgem novas opções do tipo para facilitar a vida do usuário.

Infelizmente, mesmo os sites de hospedagem mais populares, como o 4Shared e o Rapidshare possuem seus problemas. Seja devido a interfaces de busca limitadas ou ao forçar que o usuário espere determinada quantidade de tempo até iniciar ao download, é difícil pensar em algum serviço que não tenha ao menos um aspecto que poderia ser melhorado.

Para tornar a vida de quem utiliza os compartilhadores de arquivo online mais fácil, fizemos uma seleção de alguns dos melhores softwares e extensões destinados a aprimorá-los. Seja ao agilizar buscas ou eliminar limites contadores de tempo, as opções abaixo são uma ótima forma de acelerar o download e envio de arquivos.

Pesquisa mais completa

Provavelmente a principal reclamação dos usuários em relação aos principais serviços de hospedagem de arquivos é a falta de um sistema de busca eficiente. Com algumas poucas exceções, os sites do tipo não dispõem de nenhuma forma do usuário conferir se o arquivo desejado está disponível em seus servidores.

Listamos abaixo três opções de filtros de busca que tornam mais fácil encontrar qualquer tipo de documento que se deseje baixar.

Files Tube

Capaz de pesquisar no banco de dados de serviços como Rapidshare, Megaupload, Filefront, 4Shared e Mediafire, o Files Tube é um serviço online especializado em encontrar arquivos. O destaque fica por conta do filtro de extensões, que torna ainda mais fácil encontrar aquela música ou vídeo que se passou dias procurando sem nenhum resultado.

Vale notar que o Files Tube não hospeda nenhum tipo de arquivo, o que significa que você ainda terá de enfrentar os famosos contadores para iniciar downloads. Além disso, por mais que o site seja atualizado constantemente, não é incomum encontrar links para arquivos que já saíram do ar por algum motivo.

Rapidshare Super Search

Essa pequena extensão para o Google Chrome é responsável por transformar o navegador em um verdadeiro sistema de busca no site Rapidshare. Basta clicar sobre o botão adicionado e digitar uma palavra-chave qualquer para que ela seja pesquisada nos bancos de dados do site de hospedagem.

O resultado é exibido em uma nova aba do navegador, em uma página normal do serviço de pesquisa da Google. A diferença é que todos os resultados são constituídos por links do Rapidshare.

ShareMiner

Dividido em categorias como músicas, jogos e vídeos, o ShareMiner atua de forma semelhante ao FilesTube durante a busca por arquivos. Os resultados são mostrados através de links para diversos serviços, como o Rapidshare, Megaupload, entre outros.

Usuários do Firefox ainda contam com uma extensão que integra as funções do site de busca ao navegador. Assim, quem costuma usá-lo não precisa se dar ao trabalho de acessar constantemente a página do Share Miner para aproveitar todas as opções disponíveis.

Gerencie e agende downloads

Agora que você já tem as ferramentas necessárias para encontrar os arquivos que deseja baixar, é hora de acelerar a velocidade de transferência e permitir o resumo de downloads. Seguem abaixo algumas sugestões de softwares que trabalham para tornar a experiência de transferência de arquivos um processo mais agradável.

Rapidshare Auto Downloader

Especializado no serviço Rapidshare, o software é uma boa forma de driblar contadores de tempo e senhas de autenticação requisitadas. Para isso, ele cria uma lista com todos os links que se deseja baixar e automatiza o processo de espera.

O resultado é uma maior velocidade na transferência de arquivos divididos em múltiplas partes, sem que o usuário tenha que descobrir por si próprio quando está apto a baixar outro arquivo.

Rapidshare Download Accelerator

Caso a intenção seja não só automatizar o início dos downloads, mas também acelerar a velocidade das transferências, o Rapidshare Download Accelerator é a opção certa. O programa consegue se conectar a vários servidores do serviço de hospedagem simultaneamente, o que permite dizer adeus a qualquer limite de velocidade imposto.

As vantagens ficam por conta do suporte a downloads em massa e pelo fato do software dispensar instalações. Assim, é possível usá-lo sem problemas a partir de qualquer dispositivo portátil.

iLivid Download Manager

Quem procura uma opção mais abrangente tem no iLivid Download Manager uma ótima opção. Compatível com um grande número de serviços de hospedagem, o programa se destaca pela capacidade de resumir downloads quebrados e pelo suporte à inserção de diversos links simultâneos.

Especializado em arquivos multimídia, o software ainda conta com a vantagem de reproduzir músicas e vídeos cuja transferência ainda não foi finalizada. O suporte a serviços mais desconhecidos é garantia de que dificilmente o programa será incapaz de gerenciar algum download.

Upload aprimorado

Para quem tem como foco principal o envio de arquivos, os softwares abaixo garantem um melhor uso da velocidade de banda disponível. Além disso, permitem o envio simultâneo a diversos serviços, poupando tempo na hora de criar links de segurança. Confira abaixo a lista:

Upload Mirrors

Com este aplicativo, não é mais preciso ficar perdendo tempo hospedando arquivos em diferentes sites de forma manual. Assim, o processo de criar links de segurança se torna muito mais rápido, já que não é preciso acessar um por um todos os serviços desejados.

Para facilitar o processo, é possível selecionar somente os serviços em que se deseja hospedar os arquivos, podendo assim escolher somente seus favoritos. Infelizmente, restrições de tamanho e velocidade de upload se mantêm as mesmas.

File & Image Uploader

Com uma interface semelhante à de um gerenciador de downloads, a principal diferença do programa é que ele não é focado em baixar, mas sim em enviar arquivos. O suporte a cerca de 140 serviços é o principal destaque, incluindo até mesmo sites como o YouTube.

Quem possui uma conta Premium também pode usar as vantagens que possui através do software. Para isso, basta acessar as configurações e inserir dados como nome de usuário e senha utilizada.

Burle proteções incômodas

Nada pior do que ter pressa para baixar um arquivo e precisar ficar lidando com proteções chatas como senhas de proteção e envio de mensagens por celular. Para evitar aborrecimentos, os serviços abaixo servem como forma de despistar as proteções e tornar o processo de download mais confortável.

Antiprotector para Firefox e Google Chrome

Esta extensão elimina a necessidade de digitar os códigos de confirmação enviados para celular por alguns serviços. Assim, torna-se uma tarefa mais rápida iniciar o download de conteúdos, além de evitar que seu aparelho portátil se torne um depósito de propagandas não solicitadas.

Porém, não é em todos os casos que o complemento funciona corretamente – o preenchimento de dados ainda pode ser necessário em alguns casos. Clique aqui para baixar a versão do Firefox e aqui para baixar o complemento para o Google Chrome.

RoboDown

O RoboDown serve como uma forma de burlar os famosos contadores de tempo. Basta adicionar o link de download desejado para que o programa inicie automaticamente o download dos arquivos sem nenhuma espera.

Assim, não é mais preciso ficar com a janela do serviço de download aberta esperando o contador encerrar. Porém, não espere que as demais restrições dos sites de compartilhamento sejam eliminadas – a velocidade de transferência e limites de transferência permanecerão aqueles estipulados para usuários gratuitos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.