MSN Messenger 2011: videoanálise estreia no Baixaki

4 min de leitura
Imagem de: MSN Messenger 2011: videoanálise estreia no Baixaki

Em junho de 2010, a Microsoft liberou a versão 2011 do mensageiro instantâneo mais utilizado pelos brasileiros. Pela primeira vez, o Windows Live Messenger ganhava integração com redes sociais e permitia que seus usuários pudessem, além de se comunicar, também atualizar os status do Facebook sem precisar acessar a página do serviço.

Toda a interface do Windows Live Messenger foi renovada para se adequar a estes novos padrões e até mesmo as janelas de conversa foram alteradas. Mas será que os novos recursos adicionados ao Windows Live Messenger agradaram a todos os usuários? Confira tudo o que aprovamos e reprovamos na versão 2011 deste verdadeiro recordista de downloads do Baixaki.

Primeiros passos: download e instalação

Ao contrário do que acontecia com as primeiras versões do MSN Messenger, desde que o aplicativo foi transformado na suíte Windows Live Essentials, o processo de download ficou um pouco mais complicado. Os usuários não podem mais apenas baixar o arquivo de instalação, sendo obrigados a baixar um instalador para que ele realize o download do programa.

Infelizmente, se você utiliza o Windows XP, é melhor baixar as versões mais antigas do Windows Live Messenger, pois esta não é compatível com o sistema operacional.

Instalação do MSN 2011

Quando ordenar a execução do instalador, você pode escolher entre duas opções. A primeira delas (Instalar o Windows Live Essentials) insere no seu computador todos os aplicativos do pacote, incluindo Movie Maker, Mail, Barra do Bing  e muitos outros. Já a segunda permite que você escolha quais deseja instalar.

Vale lembrar que a primeira opção ocupa mais espaço no disco rígido e demora mais tempo para ser baixada. Se escolher a segunda opção, deve marcar todos os aplicativos que deseja instalar. Ao clicar sobre o botão avançar, todos os programas escolhidos serão baixados e instalados automaticamente.

Iniciando o aplicativo

Assim que o Windows Live Messenger for iniciado, é possível perceber que a janela de login foi reformulada. Infelizmente não é mais possível salvar apenas os nomes de usuários, sendo necessário ou salvar nome e senha, ou deixar em branco os campos, para que sejam reinseridos em cada login.

Botão para troca de formato

Já logado, mais novidades aparecem na interface do Windows Live Messenger. Quem estava acostumado com as listas simples de contatos vai se surpreender com a integração com redes sociais que foi adicionada ao MSN. Mas calma, se você não gostou das novidades, pode voltar ao formato antigo clicando sobre o ícone que fica ao lado do atalho para a caixa de entrada, no canto superior direito.

Para quem gostou e quer adicionar mais do que apenas o Facebook, é possível adicionar outras conexões pelo botão “Adicionar” que está no canto inferior direito. O Windows Live Messenger irá redirecionar o usuário até uma página da Live onde será possível escolher todos os serviços que deseja integrar ao MSN.

Adicionando novas redes ao MSN

Se você estiver logado em um computador e quiser entrar no MSN em outro dispositivo, também é possível. Ao contrário do que acontecia anteriormente, não ocorre a desconexão quando um novo aparelho é ligado aos servidores do MSN. Isso mesmo, você pode deixar o seu computador no quarto e utilizar o MSN em seu smartphone, sem precisar desligar o aplicativo principal.

Windows Live Messenger: feito para conversas

Apesar das integrações com redes sociais e das possibilidades de personalização, o Windows Live Messenger é um aplicativo criado para a troca de mensagens instantâneas. E a versão 2011 trouxe melhorias também para esta parte do aplicativo.

A começar pelo modo offline, que foi melhorado para acabar com os famosos “Bugs” de sistema. Ao abrir uma janela de conversação, o aplicativo obriga o usuário a fica online para aquela pessoa, mas continua estando invisível para as outras. Também é possível ficar invisível para um grupo inteiro de amigos

Agora com sistema de abas

Esta é especial para quem conversa com muitos amigos ao mesmo tempo. A versão 2011 do Windows Live Messenger trouxe a função de agrupamento de conversas. Sempre que mais de uma conversa estiver ativa, todas as janelas são transformadas em abas, da mesma maneira que acontece com navegadores.

Em cada uma dessas abas é possível verificar uma nova função muito interessante. Sempre que você quiser compartilhar um vídeo ou uma foto da internet, basta colar o link direto para eles na conversa. Assim, o arquivo de mídia será carregado diretamente na aba, sem a necessidade da utilização de um navegador.

Personalizações do sistema

O Windows Live Messenger não oferece muitas opções de personalização, além das tradicionais alterações de cores e adição de temas às janelas de conversação. Por isso quem gosta de modificar o software geralmente opta pela instalação do Messenger Plus. Com ele, podem ser adicionados vários temas diferentes e também alguns scripts, que são pequenos softwares com funcionalidades simples anexadas ao MSN.

Vários temas nativos

.....

Dividindo opiniões por todos os lados, o MSN Messenger 2011 perdeu muitos pontos por não ser compatível com o Windows XP. Já os usuários com as versões mais recentes do Windows aprovam muitas das funcionalidades que foram trazidas pelo aplicativo. Entre as mais comentadas, sempre estão a integração com redes sociais e o agrupamento de conversas em abas.

Também é inegável que a integração com imagens e vídeos nas próprias janelas de conversa facilitou bastante o compartilhamento de arquivos de mídia. E você, gostou destas novidades? Deixe um comentário para contar ao Baixaki a sua opinião.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.