Surgem imagens da versão preliminar do Windows 8

1 min de leitura
Imagem de: Surgem imagens da versão preliminar do Windows 8

(Fonte da imagem: Win7China)

O site chinês Win7China publicou ontem (4 de março) imagens de uma versão de testes preliminares do Windows 8. A build 7910.0.winmain_win8m2.110111 possui um visual bastante semelhante ao encontrado no Windows 7, porém já revela algumas das novidades que devem ser implementadas no novo sistema operacional.

Segundo a fonte das imagens, a primeira novidade fica por conta do tempo de instalação, que leva somente 8 minutos – aproximadamente 2,5 vezes mais rápido que a versão atual. Além disso, há um novo utilitário de restauração das configurações adicionais que dispensa o uso de mídias externas e pendrives para retornar o sistema ao estado em que estava quando saiu da fábrica, procedimento que leva somente 2 minutos.

(Fonte da imagem: Win7China)

A principal novidade fica por conta da integração do sistema operacional com a Windows Live ID. Além de permitir que a Microsoft obtenha dados mais precisos sobre a forma com que o software é utilizado, a novidade indica que a empresa pretende investir mais em funcionalidades ligadas a aplicativos localizados na nuvem.

(Fonte da imagem: Win7China)

Outro detalhe que pode ser percebido é a nova forma com que a instalação de drivers é indicada pelo sistema. Em vez de deixar a informação dentro de um ícone na Bandeja do sistema (systray), o Windows 8 mostra o progresso obtido diretamente na Barra de tarefas. Completando a lista de novidades divulgadas está a possibilidade de usar um pequeno vídeo no lugar da imagem de exibição de cada usuário.

Disponível somente na metade de 2012

Segundo uma reportagem do jornal Bloomberg, a Microsoft planeja lançar a versão do Windows 8 para tablets somente no segundo semestre de 2012. O objetivo seria conciliar a novidade com o período de volta às aulas norte-americano. Uma fonte não identificada anunciou que a empresa pretende iniciar os primeiros testes públicos do sistema operacional no final de 2011 entre empresas e clientes selecionados.

(Fonte da imagem: Win7China)

Ao adiar o lançamento de um sistema operacional exclusivo para tablets para o segundo semestre de 2012, a Microsoft arrisca perder mercado para concorrentes como a Apple e a Google. Além de competir com uma possível terceira versão do iPad, a companhia teria de lidar com o fortalecimento do Android, cuja versão Honeycomb deve ser lançada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.