iPhone 5: qual é o próximo passo?

6 min de leitura
Imagem de: iPhone 5: qual é o próximo passo?

O iPad 2 acaba de completar o seu primeiro final de semana nas lojas e, ao que tudo indica, ainda faltam pelo menos três meses para o anúncio do lançamento de uma nova versão do iPhone. Entretanto, especulações não faltam sobre quais características o iPhone 5 terá e, até a chegada dele às mãos do consumidor, dezenas de outros rumores devem ganhar força.

Porém, assim como o papel aceita tudo que nele é escrito, dezenas de sites e blogs publicam o menor rumor sobre uma novidade, na esperança de que aquela informação seja mesmo verdadeira e, de alguma forma, alguém com acesso privilegiado venha a público para confirmar ou desmentir por completo.

Em meio a tantas possibilidades, é muito fácil se perder. Você imaginaria um iPhone com teclado? Ou mesmo que o smartphone fosse capaz de ganhar um adaptador para se transformar em um console portátil similar ao PSP? Parece improvável, não é mesmo?

Separamos alguns dos principais rumores surgidos na imprensa especializada nos últimos três meses. Entre eles, alguns são meras projeções de designers ou mockups, peças personalizadas em tamanho real. Contudo, outras especulações de fato devem se confirmar e, com isso, você já pode ter uma ideia de como será o iPhone 5.

Novo processador

Novo processador deve ser o mesmo do iPad 2

Fonte da imagem: Zol

Ao que tudo indica, o iPhone 5 deve ganhar um novo processador. Se o iPhone 4 ganhou o mesmo processador do iPad, o A4 com 1 GHz, os rumores apontam que a quinta versão do smartphone deve adotar também o processador do iPad 2. Na versão mais recente do tablet, a escolha recaiu no A5 dual-core.

Testes preliminares dão conta que a velocidade de navegação ganhou um acréscimo de até 18% na segunda versão do tablet, por causa não só do novo processador, mas também da versão 4.3 do iOS. Alguns programadores, que já desenvolvem conteúdo pensando na próxima versão do iPhone, afirmam que é bem provável que o processador A5 seja mesmo a escolha da Apple.

Armazenamento

Será que chegou a vez do iPhone de 64 GB?

Fonte da imagem: Zol

Em se tratando de memória, o rumor que volta à tona é o mesmo surgido à época do lançamento do iPhone 4. Nesse caso, fica difícil diferenciar o que é rumor do que é um desejo real da maioria dos usuários, em especial após o lançamento do iPad.

Assim, ganha força mais uma vez a possibilidade de existir uma versão de 64 GB. Alguns analistas defendem a ideia de que o celular poderia se transformar definitivamente em uma ferramenta de armazenamento em massa de arquivos e, para isso, qualquer espaço adicional seria bem-vindo.

Memória RAM

Para que seja mais rápido, nada melhor do que acrescer uma memória RAM ainda mais eficiente. Assim, a atual LPDDR 1 pode dar lugar a LPDDR 2, supostamente de 1 GB. Contudo, esse quesito também se mostra nebuloso, já que, nesse ponto, desejo dos usuários e possibilidades de lançamento também se confundem.

Bluetooth

Uma das maiores reclamações dos usuários de iPhone no que diz respeito ao Bluetooth não está exatamente em sua funcionalidade, mas sim no fato de que a ferramenta é compatível apenas com outros dispositivos da empresa. Assim, quem possui um iPhone consegue apenas conversar com iPads e iPods Touch, por exemplo.

A medida protecionista da empresa, muitas vezes, deixa os usuários na mão, impedidos de compartilhar fotos ou vídeos, por exemplo, com usuários que possuam aparelhos de outras marcas.

Cores

iPhone branco está confirmado

Fonte da imagem: Apple

Quando Steve Wozniak esteve na Campus Party Brasil 2011, diversos usuários ficaram encantados com a versão branca exclusiva de iPhone que o cofundador da Apple carregava. Com o lançamento da versão branca do iPad, um iPhone da mesma cor se tornou uma possibilidade real.

Aqueles que simpatizaram com a ideia, podem comemorar. O vice-presidente sênior da Apple, Philip Schindler, confirmou hoje por meio de seu perfil no Twitter que realmente uma versão na cor branca do iPhone chegará as lojas junto com a próxima atualização.

Tela

Tela do iPhone 5 poderá ter 4 polegadas

Fonte da imagem: MacRumors

Com a tela retina, o iPhone conseguiu novamente se posicionar em um lugar de destaque perante os demais concorrentes. Contudo, o tamanho de tela ainda não parece o ideal para muitos, em especial por conta do lançamento de produtos com telas de 4 polegadas.

Assim, uma forte corrente aponta para uma tela de Super AMOLED com resolução de 960x640, com 4 polegadas. Para isso, as já reduzidas bordas na lateral da tela do iPhone ficariam ainda menores, transformando a parte frontal do aparelho em praticamente apenas uma tela.

Nova antena e capa de alumínio

Novo iPhone em alumínio?

Fonte da imagem: Macotakara

Outra novidade foi apontada pelo site Economic Daily e sugere mudanças na parte traseira e na antena do aparelho. A informação dá conta que o fundo do aparelho, atualmente uma capa de vidro, dará lugar a uma placa de alumínio. A mudança se daria apenas por questões estéticas, uma vez que as placas de vidro estão mais suscetíveis a arranhões.

Já a nova antena pretende reduzir a zero problemas como os ocorridos no lançamento do iPhone 4. Desta vez elas serão colocadas atrás da logo da Apple. Se o novo posicionamento vai mesmo se confirmar, ainda não se sabe.

NFC: ainda não será desta vez

Há alguns dias, o NFC (Near Field Communication), sistema de pagamentos por aproximação, era tido com certo na próxima geração de iPhones. Contudo, os rumores mais recentes indicam que, de fato, ainda não será desta vez que o NFC será integrado ao aparelho.

Entretanto, isso não significa que a tecnologia não será adotada em breve. O que falta, segundo algumas fontes, é um padrão claro para que a tecnologia funcione e possa ser compatível com qualquer versão, em qualquer ponto de venda, e facilitando a vida do consumidor.

Lançamento oficial

iPhone 4: mês de junho deve marcar a apresentação do seu sucessor

Fonte da imagem: Apple

Ao que tudo indica, o mês de junho será a época em que o produto vai ser anunciado pela Apple, durante o WWDC. Contudo, algumas informações mais pessimistas apontam para um adiamento para o mês de setembro, por conta de problemas com fornecedores chineses de peças. Felizmente, é pouco provável que isso aconteça.

Um outro rumor pouco provável indica que, embora o anúncio possa deva ser feito em junho, o produto chegaria às lojas apenas em 2012. Historicamente a Apple nunca teve um hiato tão grande entre a data de anúncio e a data de lançamento de um produto e, caso isso acontecesse desta vez, seria um fator isolado.

iOS 5 e melhorias

No mês de setembro, a Apple comprou por US$ 29 milhões a empresa Polar Rose, especializada em softwares de reconhecimento facial e que presta serviços para sites como o Flickr ou Facebook. Melhorias nas funcionalidades de captura e exibição de imagens são esperadas para as próximas versões.

Aperfeiçoamento na autocorreção de palavras, possibilidade de personalizar o dicionário, agendamento de tarefas e melhorias na qualidade de exibição de vídeos do YouTube são outras funcionalidades esperadas pelos usuários.

iPhone em tamanho menor e mockups

Mockup mostra iPhone com teclado

Fonte da imagem: BoxWave

Um iPhone em miniatura para ser comercializado em mercados onde o iPhone tradicional tem um alto custo. Essa é a aposta de alguns boatos lançados já no final de 2010. O smartphone menor seria comercializado por um preço mais baixo, tornando o produto da Apple mais acessível.

Essa hipótese, contudo, nem de longe foi ventilada pela Apple, ao que tudo indica. Outra curiosidade são alguns mockups construídos a partir de desejos dos usuários. Dois deles chamam a atenção: o primeiro mostra o produto com um teclado físico deslizante.

Já o segundo converte o celular numa plataforma para games similar a um PSP. Embora sejam ideias criativas, e visualmente atraentes, é pouco provável que algum dia você encontre um produto como esse em alguma loja da Apple.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.