Review: Windows 8 Milestone 3

4 min de leitura
Imagem de: Review: Windows 8 Milestone 3

A primeira versão de testes do Windows 8 que vazou na internet decepcionou pela falta de novidades. Conforme você pôde conferir na análise realizada pelo Tecmundo, a versão Milestone 1 parecia se tratar de somente uma reformulação do Windows 7, sem apresentar nenhuma mudança realmente impressionante nas funções disponíveis ou na interface.

Porém, recentemente houve o vazamento de outra versão de testes mais recente que apaga a impressão negativa deixada pela anterior. O Windows 8 Milestone 3, em sua build 7955, dá uma ideia melhor de todas as novidades que a Microsoft está preparando para seu principal produto.

Confira abaixo a análise completa do software e, após a leitura, não deixe de registrar sua opinião sobre o novo sistema operacional em nossa seção de comentários.

Visual renovado

Assim como acontece no Milestone 1, durante todo o processo de instalação o sistema operacional é identificado como a versão Windows 7 Ultimate. Apesar de ainda possuir algumas semelhanças com o software, logo fica evidente que, realmente, se trata de uma versão preliminar do Windows 8.

A tela de login foi reformulada, ganhando um novo plano de fundo e dando destaque a elementos como imagens e textos. O resultado é bastante agradável visualmente, além de tornar mais fácil o acesso ao sistema operacional.

Ampliar

A Área de trabalho e o visual geral permanecem os mesmos do Windows 7, com temática baseada na cor verde. A frase “Shhh... let’s not leak our hard work” (algo como “Shhh... Não vamos vazar nosso trabalho duro”) permanece, mas agora acompanhada de uma figura que lembra um jogo de caçar palavras.

Ao clicar sobre a figura correspondente ao usuário ativo, presente na barra de ferramentas, surge a primeira novidade. Ao selecionar a opção de modificar a imagem de exibição, o usuário tem à disposição dois vídeos curtos. Com isso, aumentam as opções de personalização disponíveis no sistema.

Interface Ribbon

Uma das novidades mais aguardadas no Windows 8, que surge em forma preliminar no Milestone 3, é a interface Ribbon aplicada ao Explorer. Apesar de estar presente de forma um tanto quanto escondida na versão de testes, o recurso já parece estar quase que totalmente implementado.

Os problemas ficam por conta dos ícones de cada função que, até o momento, são inexistentes. Além disso, muitas das opções disponíveis surgem de forma repetida, o que sugere certa falta de polimento nessa etapa de desenvolvimento.

Assim como acontece no Office, no qual o Ribbon já é padrão, o uso da interface torna mais fácil acessar alguns dos principais recursos da máquina. Exemplo disso é que agora é possível acessar a opção de desinstalar programas sem ter que necessariamente abrir o Painel de Controle. Além disso, a organização de pastas e arquivos também fica mais prática, dispensando o uso do menu de contexto.

Edição de imagens

Uma novidade proporcionada pelo uso do Ribbon é a possibilidade de realizar algumas edições simples em imagens, sem precisar abri-las com um programa específico. Na versão Milestone 3, a única opção desse tipo disponível é rotacionar os arquivos – porém, tudo indica que, na versão final do Windows 8, a gama de possibilidades será muito maior.

Gerenciador de tarefas reformulado

Uma das principais novidades aguardadas no Windows 8 e que já se mostra praticamente completa no Milestone 3 é o novo Gerenciador de Tarefas. Quem estava acostumado com o visual antigo vai se surpreender com a reformulação feita pela Microsoft, que incorporou novas opções que deixam o recurso muito mais completo.

Ampliar

São exibidos detalhes como a quantidade de processamento exigido por cada programa, memória consumida e até mesmo se há a utilização de algum recurso da rede. Tudo isso com divisões que tornam simples a tarefa de encontrar a informação procurada.

Outra novidade interessante é o “Performance Dashboard”, um painel auxiliar no qual é possível analisar o desempenho geral da máquina. Alternativas semelhantes já existiam nas versões anteriores do Windows, porém não eram tão atrativas visualmente, nem apresentavam de maneira tão clara as informações contidas nessa opção.

Immersive Browser e interface Metro

Um recurso que surge de forma um tanto quanto escondida no Windows 8 Milestone 3 é o Immersive Browser, navegador que promete uma experiência mais imersiva na internet. Em vez de encher a tela com diversos botões e barras de navegação, o programa destaca o conteúdo dos sites acessados pelo usuário.

Outra novidade encontrada nesta versão preliminar do sistema operacional é a possibilidade de acessar recursos através da interface Metro, típica dos smartphones da linha Windows Phone 7. Com isso, ficam mais fortes os indícios de uma versão específica do Windows 8 para tablets e outros aparelhos que usam o toque como principal forma de interação.

Ampliar

Ambos os recursos aparecem de forma bastante limitada, sendo exibidos em primeiro plano no canto superior esquerdo da tela. Nem sequer há a opção de encerrar os recursos, sendo obrigatório usar o Gerenciador de Tarefas para isso. Mesmo assim, a presença desses elementos já empolga e dá relances da quantidade de novidades que podemos esperar na versão final do Windows 8.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.