126 Pegadinhas em Língua Portuguesa

126 Pegadinhas em Língua Portuguesa

Em Português

Confira dicas para você não errar na hora de responder à questões sobre norma culta em concursos


REQUERIMENTOS
  • Leitor de PDF.

O livro digitalizado 126 Pegadinhas em Língua Portuguesa é formado de 126 quadros coloridos com frases realçadas que contêm ocorrências consideradas como erradas pela gramática normativa do português brasileiro. Além disso, ao final do documento você encontra explicações gramaticais para você não errar quando for escrever sua redação!

Este livro é inteiramente dedicado para a aplicação relativa a concursos públicos, os quais costumam se valer das regras mais absurdas encontradas nas profundezas de várias gramáticas.

Enquanto você o ler, não se sinta mal quando não conseguir encontrar o erro de uma frase e ler o comentário “Isso é o fim da estrada da ignorância. Daí em diante, só resta adentrar no campo da bestialidade”. Quem escreveu este material, claramente não possui formação acadêmica para falar com propriedade do assunto, simplesmente decorou um gramática e não tem ideia de como esse tipo de obra é desenvolvido.

Primeira

Norma Culta X Português Falado

A norma culta do português se baseia em gramáticas escolares que têm por objetivo regular o padrão de escrita da maioria dos textos com fins profissionais. No entanto, ela não representa nem de perto a realidade do português falado no Brasil, muito menos daquele falado em Portugal.

A gramática normativa usa como exemplos de construções corretas frases espalhadas pelos mais diversos autores consagrados da língua portuguesa, desde Camões até Machado de Assis. Se você parar para pensar e lembrar de “novelas de época”, certamente perceberá que havia uma diferença das palavras e estruturas utilizadas naquele período. Isso mesmo: a língua muda com o tempo.

Você já deve ter se deparado várias vezes com expressões ou palavras que há duas décadas significavam uma coisa e agora são encaradas de outra forma – algo muito comum com gírias –, por exemplo a palavra “brasa” da expressão “é uma brasa, mora?”. Portanto, não há como um livro de regras que pega exemplos de mais de 500 anos de literatura definir o que é o “português correto”.

Atenazar

O “certo” é falar de acordo com as circunstâncias: se você está em uma reunião da empresa ou entrevista de emprego, usará determinados tipos de construções e vocabulário;  caso contrário, se você estiver em uma mesa de bar com os amigos, certamente falará de outro jeito. Ou seja, falar certo é estar de acordo com a situação social adequada.

Expressões idiomáticas

Em 126 Pegadinhas em Língua Portuguesa, grande parte das frases encontradas são expressões usadas corriqueiramente em nosso cotidiano. Portanto, se você realmente quiser “escrever certo” – de acordo com a situação que é estar prestando um concurso público –, o melhor a fazer é evitar escrever como se você estivesse conversando com alguém: evitar frases prontas e expressões, gírias ou jargões de personagens famosos – por exemplo “tô certo, ou tô errado?”.

Enquanto algumas das frases apresentadas no livro seriam realmente pegadinhas quando alguém corrigisse sua prova com uma gramática em mãos, outras tantas nunca seriam usadas nem sequer por pessoas sem qualquer grau de instrução, muito mesmo por engano! Isto é, alguns exemplos são extremamente forçados, ou então tirados de regras gramaticais que valiam somente para o português falado de 1238!

Preconceito puro

Dicas realmente úteis

Neste documento que possui um total de 69 páginas, as dicas realmente preciosas e úteis principalmente para escrever redações estão localizadas da página 62 em diante – isso mesmo, só depois que as dicas acabam você encontra algo não influenciado pela opinião de quem não entende do assunto “gramática”.

Por último, caso você tenha tempo para estudar regras gramaticais antes do dia da prova, dois autores interessantes e que publicaram obras confiáveis sobre o assunto são Sirio Possenti e Ernani Terra. Afinal, do jeito este material foi organizado, ele serve para você imprimir e recortar as dicas em formato de cartões para facilitar o estudo – principalmente interessante se falta uma semana para a prova e você ainda não estudou!

Imagens do 126 Pegadinhas em Língua Portuguesa

Primeira Atenazar Preconceito puro Faz sentido, mas força Dicas úteis Dicas úteis
Prós
  • Bem organizado
  • Muitos exemplos
  • Dicas relevantes no final
Contras
  • Preconceito linguístico
  • Não foi feito por um profissional da área
  • Muitos exemplos forçados

Nossa opinião sobre o 126 Pegadinhas em Língua Portuguesa:

O livro 126 Pegadinhas em Língua Portuguesa é muito bem organizado didaticamente, pois apresenta o conteúdo de forma clara e separa cada dica com uma cor, facilitando um pouco a compreensão. Apesar disso, existe um preconceito absurdo nas opiniões e exemplos dados, simplesmente porque elas ridicularizam quem produz frases como as presentes nos exemplos.

O material é principalmente interessante para quem está há uma semana da data do concurso e não sabe nada sobre norma culta da língua portuguesa. O material mais interessante deste livro está nas últimas sete páginas, pois se trata de um resumo de regras relevantes para a prova. Contudo, é interessante que o candidato procure outras fontes caso tenha tempo para estudar – de preferência, qualquer outra com opiniões neutras e profissionais sobre o tema.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Vitória Paz Vitória Paz   em 26/12/2010 - versão:

    Material gratuito e extremamente útil!

  • GeanhC GeanhC   em 23/10/2010 - versão:

    Otimas dicas, de facil aprendizado.

Ver todos os comentários »