Macrium Reflect Free 5.3 Build 7134

Macrium Reflect Free

5.3 Build 7134

Faça uma imagem completa do seu Windows para você criar backups e não precisar formatar o computador


OBSERVAÇÕES
  • Não faz backup somente de pastas ou arquivos, não apresenta backup incremental, não possui ferramentas avançadas de recuperação.

O Macrium Reflect Free é um programa para criar cópias de segurança do seu computador na forma de uma imagem ISO.

O aplicativo é capaz tanto de realizar backups de drives inteiros quanto de partições. Esta é uma versão gratuita do programa e está limitadoa em funcionalidades com relação às outras versões.

Efetuando backups

A interface do aplicativo se divide em três setores, cada um com abas específicas para a função desempenhada. Para iniciar a criação de sua cópia de segurança, acesse a aba “Disk Image”. Observe que, na lateral esquerda, há uma guia chamada “Backup Tasks”. Nela, aparecem duas opções para o backup.

A primeira é a “Image all local drives on this computer”, que cria uma imagem de todas as unidades presentes no computador. “Create an image of the partition(s) required to backup and restore Windows” é responsável por criar uma cópia exata de todas as partições no estado atual, inclusive aquelas que são reservadas do sistema.

Interface do aplicativo

Já no lado direito dessa mesma tela, veja que há uma aba chamada “Create a backup”. Ela apresenta as alternativas “Image this disk”, que cria uma imagem de todo o disco, e “Clone this disk”, que é responsável por criar uma cópia exata do seu disco rígido, inclusive com arquivos armazenados em sua pasta de usuário do sistema.

Caso você precise de um backup exato do computador, por motivos de formatação, talvez essa seja uma das alternativas mais apropriadas para o uso. Você encontra, ainda, uma última opção. Logo abaixo dos gráficos representando as partições do sistema, há a alternativa “Actions”. Ali, você pode escolher “Image this partition only” para criar uma imagem somente da partição selecionada.

Somente uma partição

Independente da alternativa escolhida, uma nova janela será aberta no computador para que você possa escolher a pasta para o armazenamento da imagem. Além disso, você já pode optar por gravá-la em mídia, selecionando o seu gravador de CD padrão. Vale lembrar que elas devem ser armazenadas em um HD externo ou outro dispositivo.

O processo é bem simples e inteiramente guiado, basta seguir as etapas do aplicativo. Depois de efetuar o backup ao menos uma vez, é possível agendá-lo por meio da aba “Scheduled Backups” na opção “Add a new scheduled task”.

Restaurando imagens

Para iniciar o processo de restauração, acesse a aba “Restore”. Aqui, basta clicar em “Browse for an image or backup file to restore”. Em seguida, uma nova pasta é aberta para que você encontre a imagem previamente criada. O restante do processo é guiado, basta seguir os passos propostos pela ferramenta.

Outras funções

Há uma alternativa na lateral esquerda do programa chamada “Other tasks”. Ali, você encontra algumas funções adicionais. A primeira delas, “Create a bootable rescue media”, permite que você crie um CD de recuperação para o Windows. Caso você tenha problemas com o sistema, ele pode ser de grande ajuda.

Outras funções

“Edit Defaults” serve para você modificar as alternativas que o aplicativo utiliza como padrão para as suas funções. A “Check for product updates on the internet” permite que você localize atualizações da ferramenta.

Imagens do Macrium Reflect Free

Restaurar imagens Definindo os detalhes da tarefa Interface do aplicativo Somente uma partição Outras funções
Prós
  • Interface amigável
  • Processo guiado ("wizard")
  • Execução rápida das tarefas
Contras
  • Somente em inglês
  • O excesso de alternativas pode causar confusão ao menos nos primeiros usos

Nossa opinião sobre o Macrium Reflect Free:

O Macrium Reflect Free é, com certeza, um dos melhores e mais completos programas de backup existentes no mercado atualmente. Com funções avançadas e de fácil acesso, o programa pode ser utilizado por diversos usuários e para vários fins, sem nenhum problema. Por outro lado, o excesso de alternativas pode fazer com que os iniciantes tenham problemas na hora de escolher uma delas.

Sua interface é descomplicada e se assemelha à do Windows Explorer, facilitando ainda mais a utilização do programa. Ele possui uma barra lateral com atalhos para suas principais funções, de forma a deixar a visualização delas mais simples. Os processos são relativamente rápidos, tomando não mais do que o tempo necessário.

O programa é leve e pode ser usado em computadores simples. Além disso, o aplicativo funcionou da maneira adequada, sem erros, travamentos ou qualquer outro tipo de problema.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Solucao Infomatica Solucao Infomatica   em 14/7/2014 - versão: 5.3 Build 7086

    Se o seu velho norton não faz backup com sistema rodando, está na hora de aposentá-lo. Umas das vantagens deste software é exatamente esta.

  • carlos adriano carlos adriano   em 24/4/2014 - versão: 5.2 Build 6515

    já usei vários programas, mas até hoje, nada substitui o bom e velho norton ghost, além do mais deve haver cuidado ao usar programas de backup que fazem o backup com o sistema rodando...

  • Bruno Bruno   em 21/2/2014 - versão: 5.2 Build 6474

    o programa é perfeito. cumpre o que promete. realizo imagens de maquinas, thinclients ,creio que esse seja o único que atende nossas necessidades de TI. ele é fera. REaliza imagens de todo o tipo de sistema operacional. e realiza a passagem de recuperação em menos de 15 minutos depende do tamanho do seu sistema.

  • ghostbiker ghostbiker   em 8/1/2014 - versão: 5.2 Build 6437

    As vantagens do macrium mesmo na versão free são várias desde ser compatível com o windows 8 até pode criar tipos de cópia e ainda algumas ferramentas pra tentar recuperar o MBR. Além disso um motivo que deixa como diferencial é poder fazer boot com ele através do pendrive, em dias de ultrabooks e netbooks isto está cada vez mais necessário XD.

  • Matheus Matheus   em 23/1/2013 - versão: 5.1 Build 5529

    Eu usava e ainda uso Norton Ghost, mas assim que fui atualizar um computador para o Windows 8, ele infelizmente não apresentava suporte para o mesmo, assim eu tive de procurar outra opção e a que encontrei foi o Macrium Reflect Free, que é mais leve, mais rápido e mais fácil de usar do que o Norton Ghost (que por sinal é muito bom, só há realmente o problema da compatibilidade). Eu recomendo ambos, o Norton Ghost, para quem pagaria para usá-lo, e o Macrium Reflect Free, para quem não pagaria ou não tem condição de paga-lo.

  • gabrielpf3 gabrielpf3   em 26/2/2012 - versão: 5.0 Build 4258

    Como assim soh em ingles, na hora da instalação é so ir lah e escolher portugues-br dai fica em portugues, e nem tem tantas coisas! Eu nunca usei um progama que faz backups antes e esse é muito facil de usar! Ou seja, não tem nenhum contra!

  • RACALMEIDA RACALMEIDA   em 24/12/2011 - versão: 5.0.4196

    Fui testar...Nao gostei! Uso o GHOST da Symantec a anos e ainda nao vi nada melhor que ele neste sentido

  • Valdeir Correa Valdeir Correa   em 24/12/2011 - versão: 5.0.4196

    Sempre usei o "HDclone" e nunca tive problemas na troca de um hd velho para um novo. Mas este software é uma boa alternativa também. Desejo a todos e a equipe do Baixaki, uma excelente noite de natal com suas famílias...

  • gustavo gustavo   em 24/12/2011 - versão: 5.0.4196

    ainda prefiro o GHOST para esse tipo de procedimento. cópia fiel e sem erros. simples e rápido. sem falar que é super leve.

  • Sandro-Cacoal Sandro-Cacoal   em 23/12/2011 - versão: 5.0.4196

    Já usei esse programa, e ele me `deixou na mão`, pois na hora de clonar a imagem p/ o HD, ele não reconhece 100% e da erro. O melhor, + top de todos p/ esse tipo de tarefa, é o Acronis True Image Home, esse sim é 100%%%%! Além de recuperar HD com o windows danificado, oferece backup e faz clonagem de HD 100% fiél, é incrível o Acronis. Para quem quiser o Acronis, basta entrar no site dele e baixar no português de Portugal, pois pelo menos até o dia que baixei, não tinha no português brasileiro.

Ver todos os comentários »