Adobe Dreamweaver CC 2014.0

Adobe Dreamweaver

CC 2014.0

Ele está pronto para o HTML5, as transições CSS3 e outras novidades da web


OBSERVAÇÕES
  • 30 dias de uso.
REQUERIMENTOS
  • Processador de 2GHz
  • 512MB de memória RAM
  • 1GB de espaço livre no disco rígido.

Adobe Dreamweaver é o famoso aplicativo de web design desenvolvido pela gigante Adobe, com o objetivo de oferecer uma ferramenta para a modelagem de páginas da internet.

O programa conta com uma interface limpa e simplificada, com ferramentas e recursos de edição visual e suporte completo ao HTML5, CSS3 e jQuery.

Além disso, o aplicativo está integrado ao Creative Cloud, fazendo com que você receba as atualizações mais recentes no momento em que elas são lançadas. Da mesma forma, devido a esse recurso também é possível compartilhar projetos diretamente na aplicação e receber feedback de outros profissionais.

Baixando a aplicação

Após acessar o link do Baixaki, é realizado o download do pacote Creative Cloud e é preciso fazer a instalação do aplicativo normalmente. Uma vez concluído o processo, você deve realizar o login com o seu ID da Adobe. Se você ainda não tiver uma conta, ela pode ser criada diretamente na tela da aplicação.

Assim que você efetuar o login na sua conta, procure o Adobe Dreamweaver na lista de programas e clique em “Instalar”. Feito isso, o procedimento é iniciado imediatamente e você pode acompanhar o andamento da operação por meio da barra de progresso exibida na tela.

Facilitando o desenvolvimento

Para quem ainda não conhece o produto, se trata de uma solução integrada para desenvolver conteúdo web. A interface do programa é moderna e possui uma organização adequada, destinando a porção central para a inserção do código. Além de você trabalhar com a sintaxe propriamente dita, o aplicativo também conta com um setor de design visual no estilo WYSIWYG.

O editor

Na lateral esquerda da tela são dispostas algumas ferramenta comumente utilizadas na forma de botão, embora vários recursos estejam disponíveis também na parte direita da tela e nos menus. O programa conta com suporte a várias tecnologias, estando entre elas HTML, CSS, LESS, SaSS, JavaScript, PHP e XML.

A atualização para a versão CC 2014 trouxe mais opções de visualização em tempo real; ou seja, você pode mexer no layout e editar os elementos de uma página usando itens arrastáveis e editando tudo isso sem precisar mexer no código — uma vez que ele já esteja pronto, é claro.

Recursos do programa

O programa conta com um editor de CSS com atualizações em tempo real. Dessa forma é possível observar os resultados do seu trabalho enquanto você edita o código, evitando o retrabalho ou ter que retomar determinada parte posteriormente para fazer ajustes. Outro recurso interessante é o layout de grade fluído, ideal para o design de projetos exibidos em telas de tamanhos diferentes (como quem desenvolve para desktops e smartphones, por exemplo).

Editor visual

Além disso, você pode utilizar os recursos da Adobe Edge Web Fonts para fazer uma tipografia única e adequada ao site que você precisa modelar. Devido à integração com o Creative Cloud, também é possível importar composições diretamente do Edge Animate e de outros produtos da Adobe.

O programa possui suporte também à sincronização das suas configurações, permitindo que você acesse os seus arquivos e definições de site em qualquer computador na qual ele esteja instalado. Para quem trabalha com projetos em dispositivos móveis, o Adobe Dreamweaver também apresenta suporte ao PhoneGap Build.

Grade fluída

Assim, você pode converter páginas em HTML existentes para aplicativos móveis, com compatibilidade para Android e iOS. Da mesma forma, é possível criar sites dinâmicos tendo como base sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress, Drupal e Joomla!. Além disso, o programa conta com um serviço de validação de marcação do W3C.

Dessa forma, você garante que as suas páginas estejam bem desenvolvidas e corretamente adequadas aos padrões oficiais. A última atualização da Adobe para este app, apesar de não tão notável quanto a de outros programas da marca, teve várias pequenas melhorias para quem trabalha com CSS e várias opções avançadas de organização e edição WYSIWYG.

Imagens do Adobe Dreamweaver

Editando código Página principal Criando modelos Linha de código e múltiplas pastas Grade fluída O editor Editor visual Novo projeto Sincronizar configurações
Prós
  • Interface personalizável
  • Modelos prontos
  • Suporta linguagem HTML5
  • Utilização de transições CSS3
  • Adaptação de páginas para dispositivos portáteis
Contras
  • Sem tradução para o português
  • Exige conhecimento técnico das linguagens

Nossa opinião sobre o Adobe Dreamweaver:

Adobe Dreamweaver é um programa completo para o design de páginas de grande porte para a web. Além disso, um recurso que merece destaque é o Layout de Grade Fluída, afinal, recentemente os sites vêm recebendo versões para dispositivos portáteis e é importante fazer com que a visualização seja adequada para cada tamanho de tela.

A interface do editor é muito bem organizada e traz familiaridade não só para quem já trabalhou com o programa, mas, também para quem já teve experiências com outras ferramentas da categoria. Ainda assim, vale reforçar que ele conta com diversas ferramentas e uma ampla gama de recursos que exigem certo conhecimento prévio para que sejam aproveitados ao máximo.

Dessa forma, se você quer uma ferramenta para montar um site inteiro em poucos cliques e de maneira fácil (ou completamente gráfica), você pode ficar um pouco frustrado com o grau de dificuldade de uso no Adobe Dreamweaver. Outro ponto interessante é que por mais que o editor seja repleto de recursos, ele é leve e pode ser utilizado sem que você sofra com travamentos no computador.

Uma das principais vantagens do programa também está na sua integração com a Creative Cloud. Dessa forma, você pode buscar recursos de outras ferramentas da Adobe que você utilize, além de ser possível fazer a sincronização dos seus projetos para que eles estejam acessíveis no computador que você precisar.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • DaN DaN   em 14/12/2013 - versão: CC 13.0

    Essa a utima versão e a melhor para desenvolvimento de sites, sendo web Designer construi meus sites e portfolio skdanilo.com nele. muito bom =) Sempre recomendo a todos Web designer e programadores a usar..

  • Murilo Santos Murilo Santos   em 4/10/2013 - versão: CC 13.0

    Pelo que eu vi, só otimizaram o código do programa, deixando-o bem mais leve que o cs5, mas sem duvida o melhor editor para desenvolvimento web que tem, ta levinho :D

  • Brunno GC Brunno GC   em 29/6/2013 - versão: CC 13.0

    Eu utilizo o Dreamweaver desde a versão MX em 2004, é o melhor software de programação para web designers, atualmente utilizo a versão CS6, apesar de utilizar somente no modo CODE, é uma excelente ferramenta, o que eu gosto do Dreamweaver no modo CODE é o auto completar do código, isto é muito útil, agiliza o nosso trabalho.

  •  Barros Barros   em 8/3/2013 - versão: CS6

    Eu, quando comecei a programar, me vangloriava, pois era o único aluno da turma que criava um site do zero, todo só com um bloco de notas. Mas ao manter um negócio de publicidade e desenvolvimento, descobri que o bloco de notas só servia para meu consumo, resultado disso, foram o número absurdo de clientes que comecei a perder, simplesmente por não dar conta de manter os sites ativos. Daí veio a solução, instalei o Dreamwaver, com ele posso administrar dezenas de sites, programar em váreas linguagens, e desenvolver layouts de qualidade, versátil e para todas as plataformas da atualidade. Ganho absoluto no desempenho, no bolso e claro, para meus clientes. É por essa razão que dou nota 10.

  • Mauricio Lopes Mauricio Lopes   em 20/1/2013 - versão: CS6

    Claro que de vez em quando uso o modo texto para algumas manutenções em sites, mas site é muito mais que apenas html. Uma ferramenta como o Dreamweaver é essencial para quem é profissional no desenvolvimento de páginas e agiliza muito o trabalho. Tenho dezenas de sites para manter, se eu fosse usar só o bloco de notas para isso, eu já teria perdido muitos clientes. Usar bloco de notas é para noobs e gente que tá começando agora no desenvolvimento de páginas e acha isso a melhor coisa do mundo. Aprenda html, mas não dispense uma ferramenta como o Dreamweaver. Lembre-se que seu cliente tem pressa.

  • Marcos Aurélio R. Silva Marcos Aurélio R. Silva   em 16/10/2012 - versão: CS6

    Sou programador de Web em linguagem PHP + MySQL e utilizo este programa desde as versões MX, hoje utilizo o Dreamweaver CS5 e, pretendo comprar o a licença da versão CS6. Este programa tem o potencial admirável, com todos os recursos que preciso e, estou dando nota excelente para o mesmo, não curso muito o modo designer, trabalho mais com o modo Code, aquele que só mostra mesmo o código da programação em que trabalho rsrsr... Quero ver o que ele traz de diferente e de melhor nesta nova versão.

  • Thallya Storque Thallya Storque   em 24/9/2012 - versão: CS6

    Esse programa é muito bom! Eu faço curso de Programador WEB, e usamos esse programa, posso garantir que é o melhor que existe!

  • daniel daniel   em 4/6/2012 - versão: CS6

    Ótimo programa, desde a versão 8 gosto dele! Mas, ele não tem nenhuma diferença drástica de seu antecessor o CS5, apenas a configuração de telas!

  • nkblj nkblj   em 15/5/2012 - versão: CS6

    pois é muito mais leve e português!!

  • Junior Junior   em 21/12/2011 - versão: CS5.5

    Bom,ele tem um recurso pra quem faz atulizações constantes nos sites. ele faz o upload da pagina sem precisar de algum progama adicional FTP. Contra: Meio pesado mesmo para computadores potentes e meio dificil em formatação de textos precisando ir nos codigos. vlw.

Ver todos os comentários »