Adobe Photoshop Lightroom 5.6

Adobe Photoshop Lightroom

5.6
  • Em Português
  • Gratuito para testar
  • 920,00 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 31/7/2014
  • Adobe
  • Baixar
    Gratuito para testar

Essencial para quem trabalha com imagens: organize e edite todas as fotos do PC com requinte profissional

Por Fernando Daquino

Ao ouvir falar em edição de imagem, é bem possível que o nome Photoshop venha à sua mente. Este programa da Adobe é, sem dúvida, um dos melhores e mais famosos aplicativos para manipular figuras.

Contudo, a variedade e a complexidade de suas ferramentas fazem dele um software mais voltado para designers. Para atender a outro público, o de fotógrafos e de pessoas que não precisam de recursos tão avançados, a desenvolvedora criou o Photoshop Lightroom.

Recentemente, a Adobe liberou a quinta edição deste aplicativo. Com ele, você é capaz de gerenciar seus arquivos e realizar tratamentos em seu acervo de fotografias com muito mais facilidade, mas sem perder a qualidade.

Requisito

Para conseguir acessar a página de download do Photoshop Lightroom, que é exibida ao se pressionar o botão “Clique para Baixar”, é necessário ter um cadastro no site da Adobe. Caso você ainda não possua uma, clique aqui para ser redirecionado até o formulário de inscrição. Preencha os dados solicitados e confirme o seu registro. Depois de realizar seu login, o link de download estará acessível.

As novidades

O Photoshop Lightroom 5 tem como diferencial em relação ao seu antecessor a adoção de mais ferramentas existentes no seu irmão mais “parrudo”, o Photoshop. Com isso, o editor de imagem simplificado da Adobe passa a oferecer novas funcionalidades para os seus adeptos.

Foto capenga nunca mais

Uma das novidades de maior destaque, sem dúvida, é o “Upright”. Usando essa funcionalidade, você é capaz de ajustar com facilidade e de maneira inteligente (leia-se automatizada) a orientação de determinados objetos de acordo com as linhas do horizonte.

Assim, fotos consideradas “tortas” podem ser consertadas sem dar tanto trabalho para o editor. Tudo o que você precisa fazer é dar dois ou três cliques para que o Photoshop Lightroom 5 entre em ação e alinhe a sua foto.

Sumindo com objetos indesejados

Outra funcionalidade bacana empregada pelo Photoshop Lightroom 5 é o “Advanced Healing Brush”. Esse recurso tem a função de ajudar você na hora de arrumar imperfeições e elementos que possam chamar a atenção na imagem, tirando o foco do objeto “alvo” da captura.

Com um simples comando de atalho e seleção com o cursor do mouse, é possível fazer com que postes, árvores, cercas e até casas desapareçam das suas fotografias como em um passe de mágica.

Editando a distância

Para quem usa o Photoshop Lightroom 5 como ferramenta de trabalho, o mecanismo “Smart Preview” deve ser um grande facilitador em sua rotina profissional. Isso porque ele permite a você editar imagens com as quais não esteja “conectado”, ou seja, as figuras estão salvas em outro computador na mesma rede local ou armazenadas na nuvem.

Retoques finais

De quebra, para dar alguns retoques finais nas suas fotografias e deixá-las com um requinte mais profissional, o Photoshop Lightroom 5 ainda oferece o “Radial Gradient”, que possibilita a realização de ajustes dos níveis de cores em determinadas partes das imagens — suavizando o impacto na hora de você fazer mudanças —, e o “Visualize Spots”, que permite a remoção de pontos de poeira em fotos escaneadas.




ObservaçõesObservações
  • 30 dias de uso.
Importante

Antes de instalar o " Adobe Photoshop Lightroom " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Adobe Photoshop Lightroom e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

A Adobe prova mais uma vez que os seus produtos na linha de edição multimídia não são considerados líderes de mercado à toa. Mantendo os padrões de qualidade do seu antecessor, o Photoshop Lightroom 5 promete fornecer ainda mais ferramentas de trabalho tanto para profissionais, como fotógrafos, como para pessoas que apenas desejam ter um acervo de fotografias requintado e bonitão.

A interface da mais recente edição do irmão menor do Photoshop não mudou muito. Em suma, o visual e a estrutura do Lightroom não mudou nada. Apesar de não apresentar nenhuma novidade nesse sentido, a sua aparência continua atraente e elegante.

Outro ponto positivo desse fato é que, se você já conhecia o programa, não terá dificuldades para assimilar a nova versão. Caso você nunca tenha mexido nele antes, não se preocupe, pois a tradução completa para o português e as dicas oferecidas durante o uso podem dar uma bela ajuda para a sua adaptação.

Apesar disso e do fato de o Lightroom 5 ser uma espécie de Photoshop simplificado, quem não possui muita experiência com edição de imagem pode se atrapalhar um pouco no começo, devido principalmente à grande quantidade de informações exibidas nas telas.

São tantos botões, barras de ajustes e opções de configuração que você pode se sentir completamente perdido. Porém, com um pouco de paciência e dedicação isso pode ser superado por qualquer pessoa.

A diversificação de ferramentas oferecidas e a enorme qualidade dos mecanismos de tratamento de imagem são mais alguns pontos que vêm a somar com o possível sucesso do Photoshop Lightroom 5.

Até mesmo aqueles que já tiveram contato com o programa podem se surpreender com as suas novas funções, incluindo os recursos mais intuitivos para a remoção e alinhamento de elementos, a edição a distância e a aplicação de retoques finais de cores e contraste.

Em contrapartida, assim como outros softwares do gênero, o Adobe Photoshop Lightroom 5 possui relativamente uma alta exigência de hardware do computador — o que significa que ele pode ocasionar lentidão e travamento de máquinas mais limitadas.

Embora seja necessário um pouco de estudo e horas de uso para ficar craque no Photoshop Lightroom 5, sem dúvida vale a pena experimentar o que este excelente editor tem a oferecer, afinal, por enquanto, não custa nada!

ImportantePrós
  • Grande variedade de recursos
  • Interface bonita
  • Tratamento de imagens em alta qualidade
  • Em português
ImportanteContras
  • Telas com muita informação
  • Exigência considerável do hardware do PC

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • simone candida rodrigues simone candida rodrigues
    em 15/3/2014 às 15:02h
    versão: 5.3 5

    Esse programa é sensacional

  • Gabriele Cavalcanti Cordeiro Gabriele Cavalcanti Cordeiro
    em 7/9/2013 às 14:19h
    versão: 5.2 2

    Formatei meu not, baixei o Lightroom e a fonte q uso tbm, porém a fonte não esta aparecendo qdo vou editar a marca d´água, a fonte não aparece na lista de fontes do Lightroom, em outros programas ela aparece normalmente. Com a versão antiga do Lightroom a fonte aparecia normalmente, sendo assim agora estou com dificuldades para utilizar o programa, pois preciso usar essa fonte especifica e não consigo! Decepção!!!

  • Rosce Rosce
    em 25/5/2013 às 23:55h
    versão: 4.4 5

    Pessoal um ótimo programa, ficando melhor com às últimas novidades!

  • aniele tomas aniele tomas
    em 27/1/2013 às 18:55h
    versão: 4.3 1

    utilizo a versão 3 ... e a 4 me decepcionou de maissss ... muito cheia de bugs e falhas ... vc indica a pasta que quer salvar e ele diz que nao encontra a pasta ... muito ruim .. não indico ... estou voltando pra versão 3 ...

  • Heron Hubner Heron Hubner
    em 11/3/2012 às 18:34h
    versão: 4 5

    as pessoas que falam q ele é escuro é pq nao trabalham com fotografia.. o ambiente escuro é para nao separar o foco do olhar para o restante do ambiente.. quando vc assiste televisao, quando que a imagem fica mais interessante? com a luz ligada ou apagada? o programa tem q ser mais discreto que a fotografia.. com certeza é uma excelente ferramenta.. eu tenho windows 7 64bits,.. nao teve muitas diferencas em estetica no programa, mas senti melhoria em engrenagens. ADOBE SOU SEU FÃ

  • Guilherme Fogari Guilherme Fogari
    em 2/2/2012 às 01:44h
    versão: 3.6 5

    Quem é fotografo sabe que não há nada em correção de iluminação e efeitos de imagem do que esse programa!

  • rafael rafael
    em 15/1/2012 às 11:43h
    versão: Beta 5

    O Minha cidade ali na ultima foto Joinville haha. mais muito bom software muito facil de mexer e com otima aparencia

  • josanosky josanosky
    em 11/1/2012 às 11:30h
    versão: Beta 4

    Por ser uma ferramenta gratuita,o Adobe Photoshop bem que trabalha de maneira rápida e dinâmica."Ponto fraco",em máquinas que não possuem processadores I5 ou I7,a lentidão e o travamento podem ser um problema sério,pelo fato de exigir bastante da maquina....

  • Nivaldo Alves Nivaldo Alves
    em 11/1/2012 às 11:21h
    versão: Beta 5

    O lightroom na sua categoria é o melhor editor e organizador de fotos, só trabalho com ele junto é claro com o photoshop.

  • KID SIMOM KID SIMOM
    em 11/1/2012 às 04:13h
    versão: Beta 5

    Muito mais do que foi dito pelo Baixaki, agora posso editar vídeos dentro do LR4, sou fotografo e trabalho com LR todo o dia, recomendo!!!! Novas atualiações no processo de raw com melhoramento em detalhes captura de frame de video!!!! antes uma tortura em qualquer outro progama agora um clique como LR4!!!!! se vc já conhecia o LR baixe e enjoy se nao conhecia vale a pena quebrar a cara e se perder um pouoquinho!

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • CPU 1GHz
  • 768MB de RAM
  • 1GB de espaço livre em disco e Service Pack 2 instalado.

Shopping Baixaki





(0.164 segundos)