
"Edição em tempo real para produção de vídeo profissional."
O Adobe Premiere Pro é um programa já conceituado no meio de todos os outros aplicativos de edição de vídeo. Trazendo ferramentas mais do que profissionais, oferece possibilidades quase que infinitas para as suas edições. Não importa se você já trabalha com edição de vídeo ou pretende começar, se não conhece o Premiere ainda provavelmente não irá se arrepender de utilizá-lo.
A nova versão CS4 traz melhorias relativas em relação à praticidade ao editar e exportar vídeos ou criar conteúdos multimídia.
Fazendo o download do Adobe Premiere CS4
Quando você clicar no link, será redirecionado para uma página em que será necessário fazer o seu login para que possa baixar o Adobe Premiere Pro CS4. Se você ainda não tiver conta na Adobe.com, clique em “Create na Adobe account”.
Você irá para uma página em que será necessário preencher um breve cadastro gratuito, com o seu e-mail, senha que deseja utilizar no site, nome etc. Assim que terminar, clique no botão Continue, ao final da página.

Agora é só escolher a versão do Premiere, ou seja, qual a linguagem e o sistema operacional desejado (infelizmente o programa não existe em Português). No caso escolhemos English | Windows. Depois disso irá abrir uma janela do Download Manager da Adobe para baixar o programa.

Conheça o programa
A interface do Adobe Premiere Pro CS4 está muito mais “maleável”. Ou seja, você pode pegar qualquer uma das abas com funções do programa e arrastar para regiões da tela de modo a deixar o aplicativo o mais fácil e organizado possível para você trabalhar. Assim você deixa em primeiro plano as ferramentas mais importantes no momento e deixa as outras escondidas até precisar delas.
1. Aqui é para onde vão todos os arquivos que você importa para o projeto, sejam clipes de áudio ou de vídeo. Você pode organizá-los dentro de pastas e mudar para diferentes tipos de visualização.
2. Normalmente traz três abas: Info, com informações do arquivo, da edição ou da ferramenta; Effects traz todos os efeitos disponíveis no programa, separados em categorias; History apresenta todas as últimas ações realizadas no programa.
3. A Linha do Tempo (Timeline) é o local em que são colocados todos os seus vídeos, áudios, títulos etc. Os clipes são organizados em faixas numéricas (ex.: Video 1, Video 2, Audio 1, Audio 2). É possível ocultar o áudio clicando no ícone de alto-falante e o vídeo clicando no ícone do olho.
4. As principais ferramentas do programa, que irão realizar o “trabalho bruto” — como a mão, a flecha e outras — estão localizadas aqui.

5. Na interface básica, é assim que aparecerá está área com algumas configurações de áudio do programa. Ou seja, irá ocupar um espaço pequeno na tela. Mas nada impede que você amplie arrastando para outra região da tela, tendo mais detalhes.
6. Esse é o monitor da esquerda e mostra todos os arquivos que você pré-visualizar dando um duplo clique nos clipes que ainda não foram inseridos na linha do tempo (ou seja, os arquivos que foram somente importados para a lista). Também traz uma aba chamada Effect Controls, com as configurações de todos os efeitos que são adicionados em clipes de áudio e vídeo, além de uma outra chamada Audio Mixer, com mais configurações de áudio.
7. No monitor da direita você poderá pré-visualizar o que já está na linha do tempo para ver como está o andamento de sua edição, bastando clicar em Play.

Ferramenta de criação de títulos
Agora está muito mais fácil criar e inserir títulos no programa, pois você não precisa mais salvar cada um deles como um arquivo separado, eles apenas irão para os arquivos do projeto como todos os outros clipes.

As ferramentas para criar títulos são muito variadas, tendo opções de texto com todas as fontes instaladas em seu PC, além de formas geométricas e vetoriais (criadas com a Pen Tool). O preenchimento e tamanho da fonte você encontrará no lado direito da tela, acompanhados de uma grande quantidade de outras configurações. Mas se você quer algo simples e rápido, há os estilos prontos de título, com efeitos como de preenchimento e sombra já prontos.
Exportando o vídeo
O Adobe Premiere Pro CS4 traz ótima compatibilidade com os formatos de vídeo não só na hora de importá-los, mas também ao exportá-los. Você poderá definir qual o formato desejado entre várias opções, como MPEG1, MPEG2, Windows Media, RealMedia, QuickTime e muitos outros. O programa ainda conta com diversas pré-definições para a qualidade e tamanho do vídeo que será salvo.

Novidades na versão CS4
— Dessa vez o Premiere CS4 traz o Adobe Media Encoder como uma ferramenta separada e para realizar batch encoding.Ou seja, você manda salvar e codificar todos os seus projetosautomaticamente na ferramenta e pode continuar trabalhando enquantotudo corre automaticamente, em fila.
— Baixe novos conteúdos e modelos prontos para utilizar em seus projetos, como menus de DVD, através de uma nova aba chamada Resource Central (localizada próximo ao local em que ficam seus arquivos importados do projeto — item 1 do início do texto).
— Agora há um novo painel chamado Metadata (acoplado junto ao Monitor 1). Neste painel dados do vídeo aparecem e podem ser editados. O programa pode até mesmo transcrever a partir de diálogos de uma cena. Ou seja, o Premiere CS4 analisa uma certa parte do áudio de um vídeo e coloca tudo em palavras. É claro que o recurso só funciona em português, por enquanto.
— A compatibilidade com os outros programas da Adobe aumentou ainda mais, sendo possível salvar os seus projetos para abrir no After Effects e vice-versa. Além disso, o programa tem compatibilidade XML, para edição manual.
— Já estava mais do que na hora de poder salvar os vídeos em qualidade extremamente alta, utilizando discos de alta-definição. A nova versão traz compatibilidade com discos Blu-Ray.
— É possível criar menus em arquivos no formato SWF (Flash), com bastante interatividade e personalização, para depois utilizá-los em páginas Web.

O Adobe Premiere sempre conseguiu surpreender a todos em cada versão lançada, já que o programa sempre aprimora as ferramentas para a criação e edição de vídeos. A versão CS4 definitivamente conseguiu deixar o trabalho muito mais ágil do que antes, pois oferece ferramentas que otimizam os processos, como a Adobe Media Encoder, para exportar projetos.
A compatibilidade nunca foi algo deixado para trás no programa, que tem suporte a todo tipo de codificação. Além disso, a nova versão permite uma edição direta de diversas câmeras gravadoras digitais. Ou seja, é tudo direto e você não precisa converter seus arquivos para um certo formato somente para editar no programa.
O Adobe Premiere conseguiu melhorar ainda mais a integração com os diversos outros software da Adobe, como o Photoshop e o After Effects. Pode parecer extremamente complicado para aqueles que nunca conheceram uma ferramenta profissional de edição, mas ao pegar experiência, dificilmente você se arrependerá de utilizar este excelente programa.
Um dos Programas Mais Completos11/9/2009
Trabalho com ele tem pouco tempo, mas não vi nenhum melhor que ele para edição de videos!!!
os melhores8/6/2009
ta na minha lista dos melhores sem duvida flash after effectors e o premier pro os melhores softer q ja vi.
SÓ PARA PROFISSIONAIS2/6/2009
SEM DÚVIDA UM DOS MELHORES DO MERCADO, A ADOBE NÃO FAZ FÁCIL PARA AMADORES FAZ O MELHOR PARA OS ESFORÇADOS , OU SEJA PESSOAS Q QUEREM APREDER A TODO CUSTO. UM DETALHE ELE CUSTA NO MERCADO CERCA DE 14.000,00 MIL REAIS . MAS SERÁ QUE A GLOBO USA ELE ??? FICA NO AR ....
rox23/5/2009
loko d+ excelente e ainda se vc tiver com toda a linha adobe
naum tem pra ninguem
mais ou menos11/5/2009
prefiro o After Effects
© Copyright 2000 - 2009 No Zebra Network, todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução sem autorização.